desenho de menina deitada na cama

Sintomas depois da primeira vez - vem saber o que rola depois da primeira transa

18 de ago de 2022
comentários

Será que o corpo muda? Será que alguém vai perceber que você transou? Venha saber tudo sobre os sintomas depois da primeira vez.

Para muitas pessoas, a primeira transa é um momento especial. Rola muita expectativa sobre o que vai acontecer na hora H. Mas e depois que acabar? Como será que você vai se sentir? Será que os outros vão notar logo de cara que você transou? Ter dúvidas sobre os sintomas depois da primeira vez é absolutamente normal! Por isso, a gente foi conversar com a Dra. Rebeca Gerhardt pra te contar o que muda depois da primeira transa.

 

desenho de casal se beijando

 

O que significa a “primeira vez”?

Antes de discutir o que muda depois da primeira vez, é preciso dar um passo atrás e ressignificar o conceito da primeira transa. Um dos estigmas que precisamos derrubar quando se trata de sexo é que o início da vida sexual obrigatoriamente envolve penetração.

 

Você e seu parceiro ou parceira podem sentir prazer de outras formas. E até mesmo sozinha você pode explorar o seu corpo e descobrir muita coisa boa. 😊

 

Talvez você só faça sexo com penetração anos após o início da sua vida sexual. Ou, então, você pode escolher nunca transar com penetração e tá tudo bem! 

 

Também já é hora de superar a ideia de que perder a virgindade significa romper o hímen, aquela película que recobre a entrada da vagina. “O hímen não é um tampão, é mais como uma coroa. Em algumas mulheres ele pode se romper e sangrar e, em outras, não", diz a dra. Rebeca. 

 

E não é só a penetração envolvendo um pênis que pode romper o hímen não, viu? Masturbação com o dedo ou com um brinquedo erótico também pode.

  

Além do sangramento vaginal, que pode ou não acontecer, a primeira vez não deve provocar outros sintomas. Mas olha só: se você não estiver tão relaxada ou a fim de transar, a penetração pode deixar a ppk meio dolorida ou assada. Por isso, é importante estar com vontade e segura do que você quer. Consentir, então, é fundamental. Lembre-se de que sexo sem consentimento é crime.


O corpo muda depois da primeira vez?

Pode ficar tranquila, ninguém vai notar que você transou ou que está explorando o seu corpo sozinha em casa. Depois da puberdade, o corpo feminino muda mesmo: os seios crescem, o quadril alarga e as curvas ficam mais evidentes. Mas nada disso tem a ver com sexo – é 100% "culpa" dos hormônios. 

 

Pode ser que você também sinta um turbilhão de sentimentos. Isso, adivinha só, também tem a ver com os hormônios e é típico da puberdade. Mas quando começamos a descobrir a nossa sexualidade e a sentir atração por outras pessoas, pode rolar paixão, medo, expectativa e as inúmeras sensações que vêm junto. Faz parte e é assustador, mas também é muito bom!

 

desenho de menina deitada no celular

 

O início da vida sexual não se trata de perder a virgindade, mas de abrir espaço para descobrir o próprio corpo, do que você gosta e o que não te agrada. Sozinha ou acompanhada, a jornada é sua. 

 

Se você já menstruou, a dica é procurar uma ginecologista parceira que também poderá tirar todas as suas dúvidas. Afinal, a jornada é sua, mas você não precisa passar por ela sozinha. 🙌

 

 

Camila Luz

Jornalista formada pela Cásper Líbero, estudou Mídias Internacionais na Université Paris 8 e é mestre em Jornalismo e Direitos Humanos, com especialização em Diplomacia, pela Sciences Po Paris. Escreve sobre saúde, ciência e tecnologia desde 2016, com maior dedicação à saúde da mulher. Também é consultora em comunicação para organizações internacionais. Vive em Washington D.C. (EUA) e é fã assídua dos livros da Elena Ferrante.

 

 


Ficou com dúvidas? Kira Responde
Vem fazer parte da Comunidade Intimus®!
Troque ideias sobre suas experiências, tire dúvidas e interaja com meninas e mulheres como você, sobre menstruação ou qualquer outro assunto! Ah, tudo isso sem julgamentos, ok?
Além de toda a troca que você vai ter na comunidade, você ainda ganha recompensas!🏆
Juntas somos mais fortes. 🌸

Vem conversar com a gente!

Que tal trocar uma ideia com a nossa comunidade? Deixe seus comentários e bora aprender juntas!

Comentários

Cadastre-se para comentar e participar!