Como saber a minha orientação sexual?

25 de ago de 2022
comentários

Todo ano, em junho, comemora-se o mês do orgulho LGBTQIA+. Entenda como saber se você é gay ou bi, ou outra coisa

Todo mês de junho comemora-se o mês do Orgulho LGBTQIA+, para lembrar a resistência e a luta pelos direitos dessa comunidade. E com esse assunto cada vez mais em pauta, é comum que surjam questionamentos, até mesmo sobre a própria orientação sexual, o que é supernormal! Vamos falar um pouco sobre isso?

 

 

O que é orientação sexual?

A sexualidade é um tema tão amplo e com tantas camadas que, pode acreditar, nos questionamos sobre ela durante toda a vida. Mas sabemos bem que durante a adolescência, com a puberdade, todas as mudanças em relação ao nosso corpo, os hormônios em ebulição e todas as descobertas sexuais, essas dúvidas quase não saem da cabeça. E se você já se questionou se é gay ou bi, tudo bem! Não é a única, viu?

 

Antes de qualquer coisa, vamos entender o que é orientação sexual: é como a sexualidade e o desejo sexual de cada um se orientam internamente. Existem algumas orientações sexuais mais conhecidas:

 

·      Homossexual (desejo orientado para pessoas do mesmo sexo)

·      Heterossexual (desejo orientado para pessoas do sexo oposto)

·      Bissexual (desejo por pessoas de ambos os sexos)

 

Mas as possibilidades não param por aí, e falar somente dessas três categorias é ser muito simplista, pois a orientação de gênero das pessoas também é muito mais diversa do que o binarismo homem-mulher, e isso também faz parte do âmbito da sexualidade! É um mundo sempre com novos territórios a descobrir.

 

Já ouviu falar em heteronormatividade?

A heteronormatividade significa ver a heterossexualidade como a norma, desconsiderando todas as outras “cores do arco-íris”, e impondo determinados comportamentos de acordo com a cisgeneridade (identificação com o gênero que lhe foi atribuído quando nasceu). E por que estamos falando isso?

 

Simples! Porque quando crescemos com esse pensamento enraizado, muitas vezes sequer nos permitimos questionar outras possibilidades. Você não precisa ter uma resposta definida sobre sua orientação sexual. O importante é se permitir ouvir e entender os seus desejos, é assim que você vai descobrir qual é a sua orientação sexual. E olha: os seus desejos (e a sua orientação sexual) podem mudar durante toda a vida, viu? E está tudo bem!

 

Não precisa ter medo, pois nenhuma dessas letrinhas LGBTQIAP+ representa algo ruim ou negativo. Elas podem ser parte de quem você é, mas ninguém se resume a só uma coisa também. Somos múltiplos e bem complexos. Por isso, não precisa se limitar e nem ter pressa para se encaixar em algo.

 

E se você quiser entender um pouco mais sobre o que é sexualidade, não deixe de ler esse textinho aqui que publicamos sobre o assunto. Achamos que pode te ajudar! 💛


Ficou com dúvidas? Kira Responde

Vem conversar com a gente!

Que tal trocar uma ideia com a nossa comunidade? Deixe seus comentários e bora aprender juntas!

Comentários

Cadastre-se para comentar e participar!