Como saber sua sexualidade
24 de mar de 2022

Como saber sua sexualidade

Kira

Vem saber como descobrir a sua sexualidade

Sexualidade é um tema mega complexo, tão complexo que a maioria das pessoas não sabe ao certo definir o que é sexualidade. É algo que se tem, ou algo que se vive, por exemplo? Você já parou pra se perguntar? A verdade é que sexualidade precisa, antes de tudo, de conversa e autorreflexão, por isso trouxemos algumas ideias sobre o tema para você iniciar essa conversa internamente – e estender para os seus pais, parentes e amigos se quiser.

desenho de uma menina de calcinha e sutiã se curtindo

Como saber sua sexualidade?

Como sexualidade é um tema complexo – e a nossa sociedade pensa o tempo todo em sexo, mas não fala abertamente sobre ele – muita gente ainda acredita que sexualidade e orientação sexual são a mesma coisa.

 

Primeiro, vamos definir o que é sexualidade. Segundo a OMS, que é a Organização Mundial da Saúde, sexualidade é um aspecto central do ser humano durante toda sua vida. Ela abrange o sexo, as identidades e os papéis de gênero, orientação sexual, erotismo, prazer, intimidade e reprodução. Sexualidade, para além de um evento físico (o sexo em si), é algo que se experimenta e se expressa nos pensamentos, nas fantasias, nos desejos, na opinião, nas atitudes, nos valores, nos comportamentos, nas práticas, nos papéis e nos relacionamentos. E, apesar de a sexualidade incluir todas essas dimensões, nem sempre uma pessoa vai experimentar ou expressar todas.

 

Outro ponto importante da definição de sexualidade dada pela OMS é que ela é influenciada pela interação de fatores biológicos, psicológicos, sociais, econômicos, políticos, culturais, éticos, legais, históricos, religiosos e espirituais.

 

Ou seja: a sexualidade é tudo que toca o assunto do sexo na vida de alguém ou de um conjunto de pessoas. Desde a parte física, passando pela cultural, emocional, psicológica e até social!

 

Já a orientação sexual é como a sexualidade e o desejo sexual de cada um se orientam internamente. Existem algumas orientações sexuais mais conhecidas, como homossexual (desejo orientado para pessoas do mesmo sexo), heterossexual (desejo orientado para pessoas do sexo oposto) e bissexual (desejo por pessoas de ambos os sexos).


Mas as possibilidades não param por aí, e falar somente dessas três categorias é ser muito simplista, pois a orientação de gênero das pessoas também é muito mais diversa do que o binarismo homem-mulher, e isso também faz parte do âmbito da sexualidade! É um mundo sempre com novos territórios a descobrir.

 

desenho de uma menina sentada com um arco-íris atrás dela

 

Então como descobrir a minha sexualidade? Como saber se sou LGBT?

Você descobre a sua sexualidade olhando para dentro de si mesma, porque até uma pessoa que não tem vontade de interagir sexualmente com outra pessoa tem uma sexualidade. A gente pode pensar que sexualidade é o mesmo que orientação sexual, mas você, mesmo se ainda não souber sua orientação, pode já vivenciar a sua sexualidade.

 

A sexualidade existe em como você entende, sente e vivencia o sexo - seja sozinha ou com mais alguém. Por isso que, quando se trata de sexualidade, não existe um limite de discussão. E basta você estar vivo para vivenciar a sua sexualidade.

 

Agora, se você não sabe definir sua orientação sexual, fica tranquila. Não existe uma prova pra testar esse conhecimento, não existe um prazo pra "decidir" e você é livre pra observar, sentir e experimentar o quanto quiser. A sua orientação sexual tem a ver com uma busca sua de autoconhecimento e de mais ninguém. Ela não é um problema dos seus pais, dos seus amigos ou da sua comunidade religiosa, por exemplo. É uma questão interna que só pode ser desenvolvida a partir da sua observação e das suas experiências, que você tem sozinha ou com outras pessoas.


Sexualidade rima com liberdade! Seja livre para refletir sobre a sua, para experimentar (sempre com cuidado e com saúde) e para entender que, mesmo se você definir ser alguma coisa, no dia seguinte pode entender que é outra. O importante é ser livre – e buscar a sua forma de prazer e de paz de espírito.


Vem conversar com a gente!

Que tal trocar uma ideia com a nossa comunidade? Deixe seus comentários e bora aprender juntas!

Comentários

Cadastre-se para comentar e participar!

Cadastrar-se