tipos-de-himen-1

Você sabia que existem diferentes tipos de hímen?

18 de nov de 2022
comentários

Existem diferentes tipos de hímen que podem afetar um pouquinho a nossa primeira menstruação ou primeira vez. Vem desconstruir estigmas com a gente!

Assim como a ppk existe em muitas cores e formas, existem diferentes tipos de hímen. Essa membrana recobre a saída da vagina, o buraquinho maior localizado na região íntima, por onde sai o sangue de menstruação. Ele não tem função nenhuma no corpo e não é o guardião da nossa virgindade esse papo é ultrapassado! Mas, de toda forma, ficamos curiosas para saber mais sobre a nossa anatomia. Por isso, a gente te conta tudo:

tipos-de-himen-2

 

Onde fica o hímen? 

O hímen é uma película que resta do desenvolvimento da vagina quando ainda somos um feto na barriga das nossas mães. Ele não tem nenhuma função biológica e, inclusive, não tampa totalmente a entrada do canal vaginal, como algumas pessoas podem pensar. O hímen é apenas uma dobrinha da ppk e não serve para nada, mesmo! 

Inclusive, o hímen é visível apenas por meio de um exame ginecológico. Mas tê-lo ali ou não, não faz diferença.

Tipos de hímen

Veja, abaixo, os principais tipos de hímen:

  • Anular:este é o tipo de hímen mais comum. Ele tem formato de anel, como o próprio nome diz, e possui um furinho no meio, por onde passa o sangue de menstruação. Em geral, durante a primeira relação sexual com penetração, ele se expande e rompe. Em alguns casos, sangra um pouquinho quando isso acontece.

  • Complacente: a particularidade deste tipo de hímen é que ele é bastante elástico. Por isso, não se rompe com tanta facilidade. Nas primeiras relações com penetração, por exemplo, ele se alarga e volta ao tamanho normal.

  • Septado: este tipo de hímen leva este nome pois parece que tem duas aberturas em vez de uma. Mas, na verdade, ele apresenta uma pele no centro do orifício vaginal com um furo aberto para a entrada do canal. Por causa dessa pele, pode ser mais difícil inserir absorventes internos. Se você está com dificuldades para começar a usar absorventes internos, vale bater um papo com o ginecologista. O médico pode até te ajudar a colocar pela primeira vez, não precisa ter vergonha

  • Cribiforme: este hímen é tipo uma peneira, cheio de furinhos. Ele também é mais resistente e pode ser mais difícil de romper, gerando um pouquinho mais de sangramento durante as primeiras relações com penetração.

  • Imperfurado: este hímen não tem furo nenhum e, por isso, precisa ser rompido por meio de uma pequena cirurgia para que o sangue de menstruação possa sair. Se isso acontece com você, fique tranquila, pois o procedimento é bem sossegado. 

tipos-de-himen-3

Hímen e virgindade
A gente trocou uma ideia com a ginecologista Dra. Rebeca Gerhardt sobre o que é ser virgem e o que o hímen tem a ver com isso. A especialista nos contou que há muitas maneiras de fazer sexo e de sentir prazer que não envolvem penetração. Na opinião dela, é mais importante falar sobre o início da vida sexual como um processo no qual vamos descobrindo nossos corpos e do que gostamos aos poucos, sozinhas ou acompanhadas.

O hímen pode sim se romper quando rola sexo com penetração, mas não é isso que define se somos virgens. Leia aqui tudo o que a Dra. Rebeca nos contou nesse bate papo cabeça aberta, e vamos juntas nessa desconstrução de estigmas. 

Camila Luz 

Jornalista formada pela Cásper Líbero, estudou Mídias Internacionais na Université Paris 8 e é mestre em Jornalismo e Direitos Humanos, com especialização em Diplomacia, pela Sciences Po Paris. Escreve sobre saúde, ciência e tecnologia desde 2016, com maior dedicação à saúde da mulher. Também é consultora em comunicação para organizações internacionais. Vive em Washington D.C. (EUA) e é fã assídua dos livros da Elena Ferrante.

 


Ficou com dúvidas? Kira Responde

Vem conversar com a gente!

Que tal trocar uma ideia com a nossa comunidade? Deixe seus comentários e bora aprender juntas!

Comentários

Cadastre-se para comentar e participar!