desenho de uma menina e um menino deitados na cama se abraçando

Quer saber se precisa e como se limpar depois da relação? A gente explica

4 de jul de 2022
comentários

Quer saber como se limpar depois da relação para uma ppk saudável? Damos as dicas.

Depois de um momento íntimo tão gostoso como o sexo, a última coisa que vem à cabeça é correr para limpar a ppk, né? 😅 Dá vontade de ficar de conchinha, trocar carícias, beijos. E você realmente não precisa entrar no chuveiro imediatamente depois de transar, mas é legal saber como se limpar depois da relação, e por isso a gente traz aqui algumas informações.

 

Desenho de uma menina sentada na privada com a calcinha no calcanhar

 

Fazer a higiene íntima após a relação sexual é importante pra evitar infecções urinárias e outros problemas de saúde chatinhos. Então, bora ver as dicas de como fazer a higiene depois da relação.

 

Faça xixi

Você já deve ter ouvido esse conselho de alguma amiga e ele é real. Fazer xixi depois do sexo é considerada uma forma de higiene importante, porque a urina (acredite!) lava a uretra, o buraquinho por onde sai o xixi, e pode expulsar qualquer bactéria indesejada que tenha entrado ali durante a relação sexual. Corpo é muito sábio, né, gente?!

 

O sexo com penetração acontece pela vagina, que é a maior entrada da ppk, localizada logo abaixo da uretra. Durante o sexo, pode acontecer uma pressão sobre a uretra, e isso pode acabar levando pra lá bactérias que ficam, originalmente, no ânus. Isso aumenta a probabilidade de infecções como a cistite, que causa ardência ao fazer xixi, vontade de ir ao banheiro o tempo todo e outros sintomas.

 

Você não precisa fazer xixi no minuto que acaba de transar, tá? Dá pra aproveitar um pouquinho o chamego. Mas vá ao banheiro assim que puder.

 

Lave a ppk e o ânus com água e sabonete

Uma outra dica é lavar a ppk e o ânus depois do sexo – mas, de novo, não precisa correr pro chuveiro, tá? Só é legal fazer isso em algum momento depois de transar. Aí, é só lavar normalmente com água e sabonete, pra prevenir infecções.

 

Lave apenas a região da vulva, ou seja, a parte externa da região íntima: os lábios maiores e menores, a virilha e assim por diante. Use sabonete íntimo ou neutro.

 

Não é preciso lavar a vagina (aquela parte lá dentro, onde rola a penetração), porque o canal vaginal é autolimpante 🤩. Fazer ducha vaginal, muito menos. A prática não é recomendada, porque pode irritar a região e ainda retirar a proteção natural da sua ppk. 

 

Ah, e se você está preocupada em eliminar o esperma (caso o boy tenha gozado dentro da sua vagina), saiba que isso não é possível. A única forma de prevenir que espermatozoides entrem em contato com a vagina é usar preservativo. Então, amiga, use camisinha sempre.

 

Use lencinho umedecido

Cair no chuveiro depois de transar pode ser uma delícia pra algumas pessoas, mas se essa não é a sua, você não tem que tomar banho depois da relação. Pode escolher fazer a higiene íntima usando lencinho umedecido.

 

O lenço umedecido íntimo dá uma boa limpada na ppk e “segura a onda” até que você possa tomar uma ducha. O uso do lencinho é saudável. Pode confiar!

 

Os lenços umedecidos Intimus® Defesas Naturais, por exemplo, têm pH balanceado, o que significa que respeitam o equilíbrio da flora vaginal – o conjunto de microrganismos que habitam as nossas ppks. Além de ajudar a preservar as defesas naturais, são hipoalergênicos e dermatologicamente testados. E, de quebra, são feitos de fibras suaves como o algodão.

homem e mulher sentados em uma banheira

 

Que tal fazer uma higiene íntima a dois?

Agora que você já sabe como fazer a higiene depois da relação, já parou pra pensar se você se sente confortável pra conversar com a outra pessoa sobre higiene ou qualquer outro assunto importante?

 

Transar é um ato super íntimo. Por isso, não tenha vergonha de manifestar suas vontades e receios. Notou que a outra pessoa não está higienizando a região íntima como deveria, seja pênis ou ppk? Troque uma ideia sobre isso. Estar à vontade e se sentir segura é a chave para aproveitar o sexo do jeito do jeito que todas merecemos 😊


Ficou com dúvidas? Kira Responde

Vem conversar com a gente!

Que tal trocar uma ideia com a nossa comunidade? Deixe seus comentários e bora aprender juntas!

Comentários

Cadastre-se para comentar e participar!