Duas adolescentes sentadas no sofá conversando, para artigo que explica o que é hímen complacente

Hímen complacente pode não romper na primeira vez. Vem entender

22 de abr de 2024
comentários

O hímen complacente é bastante elástico, o que faz com que ele não se rompa com tanta facilidade. Conheça esse e outros tipos de hímen

Qualquer menina já ouviu por aí que o principal fator que determina se uma mulher ainda é ou não virgem é o hímen. Dizem que se ele não rompeu, é porque a virgindade ainda se faz presente. Mas, cá entre nós, esse conceito é super ultrapassado. Chegou a hora de desmistificar essa ideia e, ainda, entender mais sobre o hímen complacente. Bora?

 

LEIA TAMBÉM:

 

Ilustração de médica usando avental, prancheta e estetoscópio. Ao seu lado ícone de útero

 

Hímen complacente: o que significa

Antes de qualquer coisa, é preciso explicar o que é esse tão falado – e hipervalorizado - hímen. 

 

O hímen nada mais é que um pedaço pequeno e fino de tecido que sobrou durante o desenvolvimento fetal. Só isso!

 

Por ele estar posicionado bem na abertura da vagina e ser elástico, ele é relacionado com o fato de a mulher já ter tido uma penetração ou não. Mas já adiantamos que não é bem assim que funciona, principalmente quando falamos do chamado hímen complacente.

 

Esse tipo de hímen é bastante elástico, o que faz com que ele não se rompa com tanta facilidade. Nas primeiras relações sexuais com penetração, é comum ele apenas se alargar e voltar ao tamanho normal.

 

Tipos de hímen

Além do hímen complacente, existem outros tipos de hímen. São eles:

 

  • Hímen anular: este é o tipo mais comum. Ele possui formato de anel e conta com um furinho no meio, por onde passa o sangue de menstruação. Normalmente, durante a primeira relação sexual com penetração ele se expande e rompe. Em alguns casos, pode sangrar um pouquinho, mas não precisa se preocupar, ?

 

  • Hímen septado: este tipo parece que tem duas aberturas em vez de uma. O que acontece é que ele possui uma pele no centro do orifício vaginal com um furo aberto para a entrada do canal. Essa pelinha pode fazer com que seja mais difícil e incômodo inserir o absorvente interno. Se for o seu caso, pode ser melhor não forçar, ? Converse com a sua ginecologista para ela te ajudar

 

  • Hímen cribiforme: pense neste hímen como se fosse uma peneira cheia de furinhos. Por ser mais resistente para romper, pode causar um sangramento mais intenso nas primeiras relações sexuais com penetração.  

 

  • Hímen imperfurado: por fim, o mais "complicadinho". Este hímen não tem furo algum e, para que o sangue da menstruação possa sair da vagina, é preciso que se faça uma pequena cirurgia para rompê-lo. Mas é beeeem tranquilo, o se preocupe se for o seu caso! Conversando com a gineco tudo se resolve.

 

Como saber se tenho hímen complacente?

Olha, a gente, sozinha, em casa, não tem muito como saber o tipo de hímen que temos. Mas durante a consulta ginecológica a sua médica pode conferir qual o formato do seu hímen, se isso for uma curiosidade pra você. No entanto, não é possível saber o nível de elasticidade do hímen, ?


Por que o hímen complacente pode não romper na primeira vez?

O hímen complacente é bem elástico, o que pode fazer com que ele estique bem e não rompa na primeira transa. Mas olha só: o importante é saber que isso é só um detalhe! Não vai ser o hímen que vai dizer se você ainda é virgem ou não. 

 

Até porque, como bem sabemos, existem tipos de sexo que não envolvem, necessariamente, a penetração. 

 

Então, para não ter mais dúvidas: se você já fez ou recebeu sexo oral, por exemplo, você pode não se considerar mais virgem, entende?


Mitos e verdades sobre hímen complacente

Vamos desvendar mais alguns mitos sobre o hímen?

 

  • O absorvente interno pode romper um hímen: Verdade. Olha só como o rompimento do hímen não tem a ver apenas com o sexo! O fato de inserir várias vezes o absorvente interno pode fazer com que o hímen desgaste gradualmente até se romper. 

  • Fazer sexo pela primeira vez rompe o hímen: Não necessariamente. Da mesma forma que o hímen pode romper ao usar o absorvente interno ou durante a primeira penetração, isso também pode não ocorrer. Tudo vai depender do formato do seu hímen. 

  • Atividades físicas podem causar a ruptura do hímen: Verdade. Há várias atividades que podem desgastar o hímen até causar sua ruptura.  Fazem parte desta lista andar de bicicleta e andar a cavalo, entre outros.

 

Esperamos que, com este artigo, tenhamos te ajudado a desconstruir de vez esse estigma de que o hímen define se somos ou não virgens!

 

Tati Barros

Jornalista mineira, com mais de dez anos de experiência. É criadora e apresentadora do podcast Solteira Profissional, que aborda o universo de relacionamentos e sexualidade. Produz conteúdos para diversos veículos e formatos, com foco, especialmente, nas editorias de saúde, bem-estar e comportamento. Tem um grande interesse em pautas feministas e sempre está envolvida com essa temática.


Ficou com dúvidas? Kira Responde
Vem fazer parte da Comunidade Intimus®!
Troque ideias sobre suas experiências, tire dúvidas e interaja com meninas e mulheres como você, sobre menstruação ou qualquer outro assunto! Ah, tudo isso sem julgamentos, ok?
Além de toda a troca que você vai ter na comunidade, você ainda ganha recompensas!🏆
Juntas somos mais fortes. 🌸

Conteúdos pra você

Vem conversar com a gente!

Que tal trocar uma ideia com a nossa comunidade? Deixe seus comentários e bora aprender juntas!

Comentários

Cadastre-se para comentar e participar!