desenho de uma menina com as duas mãos pra cima, fazendo um gesto de dúvida

Afinal, o que é vagina flácida e o que causa isso?

13 de mai de 2022
comentários

A vagina flácida é mais comum entre mulheres mais velhas ou que tiveram filhos por parto normal. Bons hábitos podem ajudar a preveni-la desde a adolescência. Saiba mais

Bora ter uma conversa direta! A gente vai envelhecendo e o nosso corpo vai mudando, os músculos "afrouxam" e a pele perde firmeza. Isso acontece no corpo todo, inclusive na ppk, e a vagina flácida pode ser uma realidade para algumas de nós com o passar dos anos.

 

desenho de dois médicos analisando uma vulva com uma lupa

 

A flacidez vaginal é uma condição relativamente comum entre as mulheres mais velhas, porque é uma consequência natural de envelhecer. Então, se você ainda está na adolescência ou tem menos de 40 anos, pode respirar aliviada, por enquanto 😅. Entre as mais novas, a flacidez vaginal é mais rara. Mas para prevenir que isso aconteça com você no futuro, bons hábitos podem ser adotados desde já. Vem saber quais são esses bons hábitos.

 

O que provoca a flacidez vaginal?

Toda menina que já entrou na puberdade sabe que os hormônios são responsáveis por muitas transformações em nosso corpo ao longo da vida. As flutuações hormonais acompanham o ciclo menstrual e até provocam mudanças de humor, como as da TPM.

 

Quando as mulheres ficam mais velhas e entram na menopausa, aquele período da vida que antecede a última menstruação, ocorre uma queda significativa na produção de hormônios sexuais, como o estrogênio. Essa baixa hormonal provoca uma perda de fibras musculares no assoalho pélvico, que é a estrutura muscular que sustenta órgãos como o útero, os ovários e a bexiga.

 

As fibras musculares do assoalho pélvico são compostas por colágeno. Você provavelmente já ouviu falar dele, né? A proteína é fundamental para a firmeza e beleza da pele. O mesmo vale para a região íntima: a perda de fibras e colágeno acaba provocando a vagina flácida.

 

A flacidez vaginal não é um problema necessariamente estético, como é o caso da pele. A condição pode trazer outras consequências, como redução de prazer sexual e escape de xixi.

 

Mulheres mais novas que deram à luz por parto normal também podem desenvolver flacidez vaginal devido ao esforço feito na hora do nascimento do bebê. Outros fatores também podem provocar a vagina flácida em qualquer idade: a falta de exercícios nos músculos do assoalho pélvico, o sobrepeso ou até mesmo o tabagismo. Pois é, fumar causa desidratação das células, o que contribuiu para a flacidez na região íntima.

 

Como prevenir a vagina flácida

Se você deseja uma vagina firme ao longo de toda a vida, o primeiro passo é ter um estilo de vida saudável. Não fumar e adotar uma dieta balanceada fazem bem não só para a saúde íntima, mas também para o seu bem-estar e longevidade. Também é importante exercitar o assoalho pélvico por meio de uma rotina de exercícios específicos para escape de xixi, como a contração da ppk e ânus, como se fosse segurar o xixi.

 

desenho de uma menina se alongando na sala de casa

 

Mas a verdade é que a vagina flácida pode acontecer mesmo com a adoção de bons hábitos. Nesse caso, o ponto é trabalhar a autoestima e entender que envelhecer faz parte da vida. O corpo muda e está tudo bem.

 

Para as mulheres que se incomodam muito com a flacidez na vagina, existem alguns tratamentos a laser que estimulam a produção de colágeno na ppk. Mas aquela dica importante: eles devem ser feitos por profissionais qualificados.

 

Nunca é cedo para começar a cuidar da região íntima e valorizar a saúde do corpo. Boas escolhas hoje podem garantir um envelhecimento mais saudável, pleno e feliz 😊


Ficou com dúvidas? Kira Responde

Vem conversar com a gente!

Que tal trocar uma ideia com a nossa comunidade? Deixe seus comentários e bora aprender juntas!

Comentários

Cadastre-se para comentar e participar!