Ilustração de útero rodeado por flores e nuvens para artigo sobre o que é endométrio

Endométrio: qual é a função dessa camada do útero

1 de abr de 2024
comentários

Entenda o que é endométrio, qual a sua função e o que ocorre com o tecido durante o ciclo menstrual

Vamos começar esse artigo com uma pergunta que pode parecer bem boba, mas não é nenhum pouco: você sabe o que é a menstruação? Muito mais do que um sangue que o nosso corpo libera, ele é o endométrio que se solta da parede do útero. E, a partir disso, vem a outra questão: o que, afinal de contas, é o endométrio?

 

LEIA TAMBÉM:

Ilustração de mulher de cabelos ruivos grávida para artigo sobre endométrio, cuja principal função é preparar o útero para a gestação 

 

 

Qual a função do endométrio?

O endométrio é o tecido que reveste o interior do útero. Ele tem como funções a preparação do órgão para a implementação do óvulo fecundado e a manutenção da gravidez

 

No entanto, quando não há a fecundação, a parte do endométrio que ficou mais grossa nesse preparo do útero é expelida do corpo em forma de menstruação.

 

Entenda a estrutura e composição do endométrio

O endométrio é composto por duas camadas. A primeira é o estrato basal, que é ligado à camada de tecido muscular liso do útero (miométrio). Esta camada funciona como um tipo de âncora para o endométrio e permanece inalterada ao longo das fases do ciclo menstrual.

 

A segunda camada, chamada de estrato funcional, é dinâmica. Isso quer dizer que ela muda em resposta ao fluxo mensal de hormônios do nosso ciclo menstrual. Vale dizer que é nesta segunda camada que o óvulo, quando fertilizado, é implantado.

 

Qual o papel do endométrio no ciclo menstrual?

Como explicamos, o endométrio é o revestimento do útero. Pense nele como uma parede reforçada para proteger o embrião. Esse é o seu papel!

 

Quando não ocorre a gravidez, o endométrio é eliminado pelo corpo, no processo que conhecemos como menstruação. 

 

Algumas pesquisas antigas mostram que mesmo meninas que ainda não começaram a menstruar possuem o endométrio, mas ele é bem menor do que será em outras fases da vida.

 

Fases do endométrio durante o ciclo menstrual

Na fase proliferativa, que começa logo após o término da menstruação e vai até a metade do ciclo menstrual, lá pelo 14º dia do ciclo, o endométrio começa a engrossar e pode medir entre 10 mm e 16 mm. Durante a menstruação, para se ter uma comparação, ele chega a medir entre 1 mm e 4 mm de espessura. Muita diferença, né?

 

Pouco antes da ovulação, a camada funcional do endométrio passa por mudanças específicas. Estruturas chamadas glândulas uterinas tornam-se mais longas e pequenos vasos sanguíneos proliferam (ocorrendo a vascularização). 

 

Com isso, o revestimento endometrial torna-se mais espesso e enriquecido com sangue, para receber um óvulo fertilizado e sustentar a placenta. 

 

Cerca de 14 dias após o início do ciclo, os hormônios desencadeiam a liberação de um óvulo. Durante essa fase, a espessura endometrial chega ao seu máximo, podendo atingir 18 mm.

 

Quando a fecundação não ocorre, o estrogênio e a progesterona iniciam os ciclos de crescimento e eliminação do endométrio, o que vai acontecer durante a menstruação.

 

O sangue menstrual é composto por células que se desprendem da camada funcional do revestimento endometrial, além de sangue dos pequenos vasos sanguíneos que circundam as glândulas uterinas.

 

Agora você já sabe a função do endométrio e, mais importante que isso: do que é composta a sua menstruação! 😉  

 

Para entender melhor o seu ciclo, faça o seu cadastro aqui em Kira e comece a usar o calendário menstrual. Nele você anota tudo, e vai ficar bem mais fácil entender os sinais que seu corpo te dá em cada etapa do ciclo menstrual. 

 

Tati Barros

Jornalista mineira, com mais de dez anos de experiência. É criadora e apresentadora do podcast Solteira Profissional, que aborda o universo de relacionamentos e sexualidade. Produz conteúdos para diversos veículos e formatos, com foco, especialmente, nas editorias de saúde, bem-estar e comportamento. Tem um grande interesse em pautas feministas e sempre está envolvida com essa temática.


Ficou com dúvidas? Kira Responde

Conteúdos pra você

Vem conversar com a gente!

Que tal trocar uma ideia com a nossa comunidade? Deixe seus comentários e bora aprender juntas!

Comentários

Cadastre-se para comentar e participar!