desenho de menina sentada em cima de uma pílula/comprimido

Como parar de tomar anticoncepcional?

23 de mar de 2022
comentários

Entenda como parar de tomar anticoncepcional e não engravidar!

Você já cansou, alguma vez, de ter que tomar pílula todos os dias no mesmo horário e teve o desejo "quero parar de tomar anticoncepcional"? Saiba que você não está sozinha nessa! É super válido querer tentar outros métodos contraceptivos, mas é bom planejar essa mudança certinho para evitar uma gravidez indesejada.

 

desenho de uma menina ao lado de uma cartela de pílula e um teste de gravidez

 

Antigamente, as mulheres nem discutiam se tomar pílula era algo bom ou ruim para a saúde - a pílula era a solução inquestionável. Até porque, quando ela surgiu, deu muita liberdade para as mulheres.

 

Hoje, existem grupos de mulheres que questionam se realmente precisam ingerir esse tipo de hormônio, e que gostariam de controlar a fertilidade de uma forma mais natural. E tem também mulheres que simplesmente querem ter a experiência de sentir o corpo sem a influência do anticoncepcional. Acredite, muita coisa muda!

 

Conversamos com a dra. Rebeca Gerhardt sobre como fazer essa transição de uma forma segura e prática.

 

Estude opções não hormonais

Se você não pretende engravidar, deve parar de tomar anticoncepcional apenas quando já tiver escolhido um método contraceptivo não-hormonal. Nada de ficar desprotegida, afinal, uma gravidez é algo que exige planejamento e que, quanto mais confortável for, melhor pra você.

 

A dra. Rebeca indica primeiro conversar com o seu ginecologista e considerar um contraceptivo com menor quantidade de hormônios. Mas se for mesmo o seu desejo parar com os hormônios, uma opção a se considerar é o DIU de cobre ou de prata.

 

O maior benefício do DIU é sua alta eficácia, com uma taxa de falha que costuma girar entre 0,2 e 0,8%. Hoje, existem duas opções de DIU não hormonais: o de prata (que é feito de prata misturada com cobre), com duração de até 5 anos, e o DIU de cobre, que dura até 10 anos!

 

O DIU é seguro para a maioria das mulheres, pois não tem contraindicações e é rapidamente reversível, já que assim como você coloca no consultório, pode retirar lá também. Você pode conseguir um DIU no consultório particular ou na rede pública pelo SUS.

 

Valorize a camisinha

Uma solução simples, fácil, barata e que não sai de moda é a camisinha! Ela é um método contraceptivo barato e acessível: você pode comprar na farmácia, pegar em postos de saúde gratuitamente ou em postos de distribuição na sua cidade. O que faz a camisinha ser tão incrível é que ela protege da gravidez e também das infecções sexualmente transmissíveis, as ISTs, e não afeta em nada o seu corpo.

A taxa de falha da camisinha quando usada corretamente é de apenas 3%, já a camisinha feminina tem uma taxa de falha ainda menor, 1,6%. Quando o uso não é totalmente correto, como a má colocação do preservativo, a camisinha masculina tem 14% de chance de falhar, e a feminina, 21%. Por isso, vale a pena ficar esperta e saber como colocar a camisinha corretamente, porque isso faz toda a diferença.

 

desenho de uma menina conversando com um médico no consultório

 

Converse com seu médico – e se prepare para os possíveis efeitos

Antes de tudo, fale com quem prescreveu o anticoncepcional pra você - ou converse com outro médico ou médica se você já tiver mudado de profissional. Se você não está tendo nenhum incômodo de fato, é interessante questionar com o ginecologista qual é o melhor caminho.

 

Muitas vezes, estamos tendo benefícios com a pílula que vamos perder ao parar de tomá-la – como uma pele com menos acne, não ter cólicas menstruais e não ter TPM, por exemplo.

 

A dra. Rebeca explica que, apesar de ser super válido querer parar de tomar contraceptivo hormonal, isso pode fazer você se sentir pior em alguns aspectos.

 

Por isso, se prepare para possíveis efeitos colaterais. Estude como aliviar as cólicas e talvez você também precise fazer adaptações na sua rotina de skincare. É necessário ter muito cuidado no momento de tomar essa decisão, e conversar com um profissional, sempre!


Ficou com dúvidas? Kira Responde

Vem conversar com a gente!

Que tal trocar uma ideia com a nossa comunidade? Deixe seus comentários e bora aprender juntas!

Comentários

Cadastre-se para comentar e participar!