Ilustração de mulher de cabelos castanhos longos sentada no chão, com as pernas esticadas lateralmente, vestindo maiô amarelo

6 dicas para aumentar a libido feminina

5 de fev de 2024
comentários

Será que você sabe como aumentar a libido feminina? Separamos dicas que podem aumentar o desejo sexual da mulher. Bora lá!

Se tem uma fase em que os hormônios estão efervescentes e tudo parece nos lembrar sexo, essa época é a adolescência. Muitas vezes, fica até difícil controlar tanta excitação, né? Mas, como cada pessoa é única e mil fatores podem colaborar para a nossa disposição sexual, é normal também procurarmos formas de como aumentar a libido feminina quando ela se encontra em baixa. E é sobre isso que vamos falar agora: como aumentar a libido feminina.

 

Ilustração de duas mulheres conversando. Elas estão sentadas em poltronas bege. Uma delas tem cabelos escuros de tamanho médio, segura uma prancheta, onde faz anotações, e veste calça e blusa de manga longa azul. A outra gesticula com as mãos, tem cabelos longos escuros e veste calça laranja e blusa de manga comprida amarela

 

Libido feminina

A libido, muito mais que uma questão hormonal, é também algo totalmente relacionado ao nosso estado de saúde (físico, mental e emocional). Como assim? Bem... são múltiplos os fatores que podem estar relacionados ao nosso interesse sexual, como:

 

  • Idade: com a chegada da menopausa, por exemplo, algumas mulheres relatam baixa libido, e pode ser necessário fazer uma terapia de reposição hormonal;

  • Estado de saúde: você já viu alguém com dores ou desconfortos ter disposição para o sexo? Difícil, né?

  • Disfunções hormonais, como alterações na produção de testosterona e prolactina; 

  • Uso de medicações hormonais, tranquilizantes, antidepressivos, anticoncepcionais e anti-hipertensivos.

  • Depressão, estresse e ansiedade;

  • Dificuldades financeiras: com problemas para pagar as contas, a libido pode ir por água abaixo;

  • Problemas no relacionamento amoroso;

  • Amamentação;

  • Traumas.

 

O que aumenta a libido feminina 

O tratamento para a baixa libido vai depender essencialmente do diagnóstico da causa – ou causas – para esse quadro, tá? Por isso, podem ser necessárias consultas multidisciplinares, ou seja, com mais de um especialista de saúde

 

Além do ginecologista, profissionais de saúde mental, como psiquiatras e psicólogos, podem ser fundamentais para identificar o que tem causado esse desinteresse sexual e, a partir daí, encontrar o melhor caminho para mudar o quadro.

 

Afinal, como aumentar a libido feminina

Algumas práticas que podem te ajudar a estimular a sua libido são:

 

  • Prática de exercícios físicos;

  • Encontrar hobbies que te deem prazer;

  • Cuidar da alimentação;

  • Fazer terapia (individual e/ou de casal);

  • Massagens;

  • Masturbação - e aqui o uso de vibradores pode ser uma ideia.

 

A partir do diagnóstico médico, pode ser necessário, ainda, o uso de medicamentos para resolver a baixa libido. Mas, lembrando sempre: a automedicação jamais deve ser uma opção, mesmo se tiver funcionado para alguma amiga, tá? 

 

Vale lembrar que os lubrificantes íntimos podem ajudar na hora do sexo, quando você sente que a lubrificação natural não está muito legal. 

 

Não tenha vergonha de procurar ajuda, pois trabalhar a sua sexualidade não só é algo normal, como super necessário para uma boa qualidade de vida! 

 

E, para finalizar, não se esqueça: é normal não sentir vontade de transar e ninguém é obrigado a proporcionar prazer ao outro sem querer! Seu corpo, suas regras! 😉

 

Tati Barros

Jornalista mineira, com mais de dez anos de experiência. É criadora e apresentadora do podcast Solteira Profissional, que aborda o universo de relacionamentos e sexualidade. Produz conteúdos para diversos veículos e formatos, com foco, especialmente, nas editorias de saúde, bem-estar e comportamento. Tem um grande interesse em pautas feministas e sempre está envolvida com essa temática.

 

 


Ficou com dúvidas? Kira Responde

Conteúdos pra você

Vem conversar com a gente!

Que tal trocar uma ideia com a nossa comunidade? Deixe seus comentários e bora aprender juntas!

Comentários

Cadastre-se para comentar e participar!