Ilustração de médica conversando com paciente para ilustrar artigo sobre o que é bartolinite

Bartolinite: quando um cisto na vagina requer atenção

19 de jan de 2024
comentários

Você sabe o que é bartolinite? Contaremos quais são as causas e principais sintomas dessa inflamação nas glândulas de Bartolin. Vem ver!

Você já ouviu falar sobre as glândulas de Bartholin? São glândulas localizadas na ppk, bem na entrada da vagina, e que possuem a função de eliminar secreção vaginal, ajudando, assim, na lubrificação da vagina. Um probleminha que pode ocorrer nelas e que requer muita atenção é a bartolinite. E é sobre isso que vamos falar aqui.

 

Ilustração de mulher com dúvidas para ilustrar artigo sobre o que causa bartolinite

 

O que é bartolinite

Conversamos com ginecologistas para entender melhor essa condição chamada bartolinite

 

A bartolinite é uma inflamação que ocorre nessas glândulas de Bartholin. É importante saber que se a região está inchada, mas não dói, não se trata de bartolinite. Neste caso, o que a paciente apresenta é um cisto de Bartholin, que ocorre quando a glândula se enche de líquido, sem causar incômodo.

 

Sintomas da Bartolinite

Quando a pessoa tem bartolinite, uma série de sinais podem aparecer. Assim, os principais sintomas da Bartolinite são

 

 

O que causa bartolinite

Segundo ginecologistas, a bartolinite ocorre quando há contato da vulva com bactérias, como a E. coli e a Chlamydia trachomatis. Esta segunda é a bactéria responsável pela clamídia, uma infecção sexualmente transmissível (IST). Portanto, relações sexuais não protegidas, sem camisinha, são fatores de risco para essa doença. 

 

Outra prática que pode causar a bartolinite é a higiene inadequada da região genital. Isso porque pode ocorrer contaminação de bactérias intestinais na área e, assim, levar a infecções. 

 

O diagnóstico da bartolinite é feito por meio de análise clínica, com exame físico. Já o tratamento pode ser realizado por meio de antibióticos e, em casos em que há formação de cistos, recomenda-se fazer uma drenagem. Por isso, se você notar um cisto na sua vulva ou perceber algo diferente na ppk, legal marcar uma consulta com a ginecologista, tá?

 

Tati Barros

Jornalista mineira, com mais de dez anos de experiência. É criadora e apresentadora do podcast Solteira Profissional, que aborda o universo de relacionamentos e sexualidade. Produz conteúdos para diversos veículos e formatos, com foco, especialmente, nas editorias de saúde, bem-estar e comportamento. Tem um grande interesse em pautas feministas e sempre está envolvida com essa temática.


Ficou com dúvidas? Kira Responde

Conteúdos pra você

Vem conversar com a gente!

Que tal trocar uma ideia com a nossa comunidade? Deixe seus comentários e bora aprender juntas!

Comentários

Cadastre-se para comentar e participar!