Ilustração de mulher que segura xícara de café gigante em suas mãos

Pode tomar café menstruada ou altera o ciclo?

16 de fev de 2024
comentários

Será que pode tomar café menstruada? Te explicaremos se o café piora a cólica ou se altera o ciclo menstrual. Vem ver!

Você já deve ter percebido, no seu dia a dia, como determinados alimentos impactam diretamente no funcionamento do seu organismo. E isso pode ser uma verdade tanto de forma positiva quanto negativa. 

 

Uma pesquisa apresentada na conferência da Sociedade Norte-Americana de Menopausa (NAMS) confirmou que as mudanças na dieta podem ter um efeito significativo na gravidade das cólicas menstruais, por exemplo.

 

E, diante disso, pode ser bem comum ficar em dúvida se pode tomar café menstruada ou se a bebida pode intensificar as já incômodas cólicas. Então, bora desvendar isso de uma vez por todas. 

 

Ilustração de mulher que segura uma xícara de café e pires em suas mãos. A sua roupa tem estampa florida

 

Será que café piora cólica menstrual?

Infelizmente, isso é uma verdade: o café piora a cólica menstrual! Não só o café. Açúcar refinado, óleos de cozinha comuns, gorduras trans, laticínios, carne vermelha e processada, grãos refinados e álcool são vilões do período menstrual, por serem alimentos altamente inflamatórios

 

Esse fato faz com que provoquem um aumento da liberação de prostaglandinas. Essa alta liberação reduz o fluxo sanguíneo para o útero, o que resulta nas cólicas menstruais. 

 

Sintomas do excesso de cafeína

A dose máxima de cafeína recomendada por dia é de 3 cafés expressos. Então, se você não sabia disso, anota aí e monitora seus cafezinhos.

 

Normalmente, o excesso de café provoca dor de estômago, tremores e até insônia. Em casos mais graves, as consequências podem ser:

 

  • Aumentos dos batimentos cardíacos;

  • Delírio e alucinações;

  • Tontura;

  • Diarreia;

  • Convulsões;

  • Febre;

  • Dificuldade para respirar;

  • Dor no peito;

  • Movimentos incontroláveis dos músculos.

 

Meio assustador, né?

 

Afinal, pode tomar café menstruada

Mais importante do que um veredito geral se pode ou não beber café no período menstrual, é entender os sinais que o seu próprio corpo dá.

 

Se você sente que, ao beber café, as cólicas aumentam ou você se sente mais ansiosa, por exemplo, vale cortar ou, pelo menos, reduzir o consumo. Por outro lado, se você se sente bem com sua xícara diária, em qualquer fase do ciclo, respeite a sua vontade! O essencial é você se sentir bem!

 

Lembre-se de que não há regras do que pode ou não pode fazer menstruada. Seu corpo, suas regras!

 

Tati Barros

Jornalista mineira, com mais de dez anos de experiência. É criadora e apresentadora do podcast Solteira Profissional, que aborda o universo de relacionamentos e sexualidade. Produz conteúdos para diversos veículos e formatos, com foco, especialmente, nas editorias de saúde, bem-estar e comportamento. Tem um grande interesse em pautas feministas e sempre está envolvida com essa temática.

 


Ficou com dúvidas? Kira Responde

Conteúdos pra você

Vem conversar com a gente!

Que tal trocar uma ideia com a nossa comunidade? Deixe seus comentários e bora aprender juntas!

Comentários

Cadastre-se para comentar e participar!