menarca-precoce-1

Menarca precoce. Por que algumas meninas menstruam mais cedo?

7 de fev de 2023
comentários

Você sabe quais são os sintomas da menarca precoce? Nós te contamos por qual razão algumas meninas menstruam mais cedo que outras. Bora saber mais!

Chamada de menarca, a primeira menstruação é um evento especial e que deve ser encarado com naturalidade. Ela faz parte do ciclo do corpo feminino e tem idade mais ou menos certa para acontecer. Quando vem muito cedo, é preciso investigar as razões da menarca precoce. Em muitos casos, é possível tomar atitudes junto ao médico para que o desenvolvimento ocorra no tempo certo.

 

menarca-precoce-2

O que é menarca precoce

A ginecologista Rebeca Gerhardt explica que a primeira menstruação acontece cerca de dois anos depois do primeiro sinal de puberdade: o desenvolvimento do broto mamário, aqueles dois carocinhos que surgem por volta dos oito anos.

 

"A primeira menstruação geralmente ocorre a partir dos 10 anos de idade. A média é por volta dos 12", diz a especialista. Antes desse período, a menarca é considerada precoce.

 

Quais são os sinais da puberdade feminina precoce

Os pais devem ficar atentos para os sinais precoces de puberdade. Quando a menina apresenta o broto mamário ou pelos pubianos antes dos oito anos de idade, seu desenvolvimento está ocorrendo antes da hora. Então, é possível que a menstruação desça cedo demais.

 

Ao notar os primeiros sintomas de puberdade precoce, a criança deve ser levada ao ginecologista. "A menina que entra na puberdade e menstrua muito cedo pode apresentar baixa estatura e seu desenvolvimento ósseo pode ficar prejudicado", explica a dra. Rebeca.

 

Além disso, é importante investigar por que o desenvolvimento está ocorrendo antes do tempo. A dra. Rebeca diz que, na maioria dos casos, os médicos não encontram um motivo específico. Mas problemas genéticos ou hormonais, assim como tumores nos ovários ou nas glândulas que produzem os hormônios sexuais, podem provocar a menarca precoce.

 

Mas nada de pânico, tá? Na maioria dos casos, não há nada grave causando a puberdade precoce. 

 

Os cientistas também desconfiam que alguns fatores externos podem estar por trás da menarca precoce. A erotização na infância e a exposição a alguns compostos químicos presentes em plásticos e em produtos industrializados poderiam estar causando esse desenvolvimento apressado. São apenas hipóteses. Porém, tenha em mente que a infância é um momento que deve ser desfrutado como tal. Qualquer evento que ocorra antes da hora não deveria estar acontecendo naquele momento. 

 

menarca-precoce-3

 

De toda forma, é preciso ir ao médico para ver a possibilidade de fazer um bloqueio hormonal e retardar o desenvolvimento – sim, isso é recomendado sempre que possível!

 

Agora que você já conhece o significado da menarca e quando ela deve acontecer idealmente, fique de olho. O desenvolvimento do corpo feminino é bonito de se ver, e vale estar atenta para entender se ele está acontecendo no momento certo. 

 

Camila Luz 

Jornalista formada pela Cásper Líbero, estudou Mídias Internacionais na Université Paris 8 e é mestre em Jornalismo e Direitos Humanos, com especialização em Diplomacia, pela Sciences Po Paris. Escreve sobre saúde, ciência e tecnologia desde 2016, com maior dedicação à saúde da mulher. Também é consultora em comunicação para organizações internacionais. Vive em Washington D.C. (EUA) e é fã assídua dos livros da Elena Ferrante.

 

Dra. Rebeca Gerhardt

Ginecologista e obstetra formada pela Universidade Estadual de Londrina – sua cidade natal – compartilha todo seu conhecimento médico com Kira e suas leitoras. Fala sem estigmas sobre saúde íntima, sexualidade, cuidados com a ppk e autoestima.


Ficou com dúvidas? Kira Responde
Vem fazer parte da Comunidade Intimus®!
Troque ideias sobre suas experiências, tire dúvidas e interaja com meninas e mulheres como você, sobre menstruação ou qualquer outro assunto! Ah, tudo isso sem julgamentos, ok?
Além de toda a troca que você vai ter na comunidade, você ainda ganha recompensas!🏆
Juntas somos mais fortes. 🌸

Vem conversar com a gente!

Que tal trocar uma ideia com a nossa comunidade? Deixe seus comentários e bora aprender juntas!

Comentários

Cadastre-se para comentar e participar!