nao-consigo-segurar-a-urina-1

Não consigo segurar a urina. O que pode ser?

14 de nov de 2022
comentários

Quando não conseguimos segurar o xixi, pode ser que os músculos do assoalho pélvico estejam fracos. Vem saber mais

Controlar a o xixi é algo tão natural que a gente nem se dá conta. Então, quando a gente não consegue segurar a urina, o que pode ser? Em casos assim, ou também quando rola uma vontade descontrolada de ir ao banheiro o tempo todo, é importante procurar o médico urologista ou ginecologista para avaliar a saúde. 

 

nao-consigo-segurar-a-urina-2

 

Não consigo segurar a urina. O que pode ser?

Se você não está conseguindo segurar a urina, pode ser incontinência urinária o nome técnico para os escapes de xixi. Já aconteceu de molhar a calcinha quando você fez algum esforço, tipo dar uma risada mais forte ou levantar peso na academia? Quando isso rola com frequência, pode ser que os músculos da região da ppk estejam fracos.

 

A Sociedade Brasileira de Urologia diz que a perda de tônus muscular na região pélvica, onde fica a bexiga, o útero e também a ppk, é a principal causa dos escapes de xixi. Pra quem não está familiarizada com essa expressão, o tônus muscular é um estado natural de tensão constante nos músculos quando eles estão em repouso.   

  

Conforme vamos envelhecendo, os músculos enfraquecem e já não ficam tão tensos. Isso significa que a gente vai perdendo a capacidade de segurar o xixi. Não é que você vai fazer xixi sem sentir o tempo todo, isso só acontece em estados bem mais avançados de incontinência urinária. Mas pode ser que os escapes aconteçam com uma certa frequência. Assim como as idosas, mulheres obesas, gestantes e que passaram pelo trabalho de parto recentemente estão mais sujeitas.

 

Nesses casos, o absorvente Intimus® 2em1 pode ser seu companheiro inseparável. Com dupla proteção, absorve instantaneamente a menstruação e escapes de xixi. Intimus® desenvolveu também o protetor diário 2 em 1, que também absorve mais xixi do que um protetor diário comum, sendo indicado para escapes leves! 

 

Vontade de urinar toda hora. O que pode ser? 

Se você acabou de fazer xixi e já está com vontade de ir ao banheiro outra vez, pode ser uma infecção urinária ou até uma doença um pouco mais grave, como diabetes. Existem diversas condições de saúde que provocam vontade constantes de fazer xixi e a gente listou todas elas em detalhes aqui. 😊

 

A gente logo desconfia da infecção urinária porque essa condição é bem comum entre mulheres. Ela é causada por microrganismos (como bactérias ou fungos) e acontece no sistema urinário, o sistema responsável pelo xixi. Tanto homens quanto mulheres podem ter essas infecções, e o nome varia de acordo com a estrutura do corpo que foi afetada, como uretrite (na uretra), cistite (na bexiga) ou pielonefrite (nos rins).

 

A infecção urinária tem sintomas como ardência na hora de fazer xixi, dor no abdômen, vontade de fazer xixi o tempo inteiro, e em alguns casos febre e até sangue no xixi. Por isso é importante ficar atenta e conhecer bem seu corpo – quanto mais cedo você identificar os sintomas, mais rápido pode procurar ajuda médica.

 

nao-consigo-segurar-a-urina-3

 

O que fazer quando não consigo segurar a urina? 

Além de usar um absorvente coringa, como o da linha Intimus® 2em1, que serve para menstruação e escape de xixi, você deve consultar o médico sempre que notar algo estranho – seja escapes com frequência, vontade de ir ao banheiro toda hora, ardência ou dor.

 

A nossa ppk não deve incomodar. Se você está sentindo algo ali, ou se a frequência de idas ao banheiro está atrapalhando o seu dia a dia, sinal de alerta. O médio irá investigar as causas e recomendar o tratamento adequado. Pode ser que você precise tomar antibióticos, caso esteja com uma infecção causada por bactérias, ou que precise fazer alguns exercícios para o assoalho pélvico. Eles ajudam a fortalecer a região da ppk para evitar os escapes de xixi. O importante é buscar ajuda e se tratar. 

 

Camila Luz 

Jornalista formada pela Cásper Líbero, estudou Mídias Internacionais na Université Paris 8 e é mestre em Jornalismo e Direitos Humanos, com especialização em Diplomacia, pela Sciences Po Paris. Escreve sobre saúde, ciência e tecnologia desde 2016, com maior dedicação à saúde da mulher. Também é consultora em comunicação para organizações internacionais. Vive em Washington D.C. (EUA) e é fã assídua dos livros da Elena Ferrante.


Ficou com dúvidas? Kira Responde
Vem fazer parte da Comunidade Intimus®!
Troque ideias sobre suas experiências, tire dúvidas e interaja com meninas e mulheres como você, sobre menstruação ou qualquer outro assunto! Ah, tudo isso sem julgamentos, ok?
Além de toda a troca que você vai ter na comunidade, você ainda ganha recompensas!🏆
Juntas somos mais fortes. 🌸

Vem conversar com a gente!

Que tal trocar uma ideia com a nossa comunidade? Deixe seus comentários e bora aprender juntas!

Comentários

Cadastre-se para comentar e participar!