importancia-do-pelo-pubiano-1

Pelo pubiano: entenda a sua importância

24 de ago de 2023
comentários

Será que você sabe para que serve o pelo pubiano? Te contaremos qual é a sua importância para a anatomia feminina através de seu surgimento na puberdade. Saiba mais!

Um dos sinais de que um adolescente está entrando na puberdade é o crescimento dos pelos pubianos. E nós, meninas e mulheres, muitas vezes somos levadas a acreditar que, desde que esses pelos surgem, eles devem ser raspados ou depilados. Mas o que ninguém fala é sobre a função do pelo pubiano. E, afinal, nada no nosso corpo é por acaso, né? Então, vamos falar porque eles existem. 

 

Pelo pubiano

Antes de qualquer coisa, vamos entender o que é a área pubiana. Ela se inicia na parte inferior ao abdômen. E é composta por:

 

  • Monte pubiano, que é aquele monte de gordura localizado acima dos órgãos genitais, que serve para proteger o osso púbico. 

  • Órgãos genitais.

  • Períneo, que é aquela faixa de pele entre os órgãos genitais e o ânus.

  • Ânus.

  • Virilha. Aquela parte que fica exposta por roupas íntimas, como calcinha, e biquíni.

 

Essa área que explicamos acima, em geral, é coberta por pelos pubianos!

 

O que são pelos pubianos

Os pelos pubianos não estão ali gratuitamente. Eles possuem a função biológica de proteger a genitália de bactérias e de outras doenças. Vem entender melhor!

 

importancia-do-pelo-pubiano-2

  

Benefícios do pelo pubiano no corpo humano

Claro que qualquer pessoa pode tomar a decisão de se depilar e tirar total ou parcialmente seus pelos pubianos. Essa é uma decisão sua, e de ninguém mais. Mas é importante que, para além dos estereótipos ditados pelos padrões sociais, você tenha conhecimento para fazer suas escolhas pessoais, baseadas na sua própria vontade. 

 

E, para isso, é preciso conhecer o benefício dos pelos pubianos. São eles:

 

  • Reduzir o atrito durante a relação sexual, já que a pele dessa região é muito sensível e os movimentos que ocorrem durante o sexo podem prejudicá-la.

  • Ajudar a evitar que bactérias e outros micro-organismos entrem no corpo através da vagina ou do pênis.

 

É preciso ter em mente que manter os pelos pubianos não é sinal de falta de higiene. O ponto é que, por reter mais suor e sujeira, mantê-los exige uma atenção maior com a limpeza da região, até mesmo para evitar odores.

 

Portanto, deixar crescer seus pelos pubianos ou retirá-los deve ser uma escolha individual. Não precisa se sentir pressionada a nada, tá? E isso vale para pelos de outras áreas e para tudo o que envolve o seu corpo!

 

Tati Barros

Jornalista mineira, com mais de dez anos de experiência. É criadora e apresentadora do podcast Solteira Profissional, que aborda o universo de relacionamentos e sexualidade. Produz conteúdos para diversos veículos e formatos, com foco, especialmente, nas editorias de saúde, bem-estar e comportamento. Tem um grande interesse em pautas feministas e sempre está envolvida com essa temática.


Ficou com dúvidas? Kira Responde
Vem fazer parte da Comunidade Intimus®!
Troque ideias sobre suas experiências, tire dúvidas e interaja com meninas e mulheres como você, sobre menstruação ou qualquer outro assunto! Ah, tudo isso sem julgamentos, ok?
Além de toda a troca que você vai ter na comunidade, você ainda ganha recompensas!🏆
Juntas somos mais fortes. 🌸

Conteúdos pra você

Vem conversar com a gente!

Que tal trocar uma ideia com a nossa comunidade? Deixe seus comentários e bora aprender juntas!

Comentários

Cadastre-se para comentar e participar!