Ilustração de mulher e ícone de laço cor de rosa, símbolo da prevenção ao câncer

Dia Nacional de Combate ao Câncer: como prevenir a doença

21 de nov de 2023
comentários

O Dia Nacional de Combate ao Câncer tem como principal objetivo ampliar o conhecimento da população brasileira sobre o câncer, principalmente sobre a sua prevenção

Conversar sobre câncer é o primeiro passo para aumentar diagnósticos precoces e mudar a expectativa de vida. Trazer à tona esse assunto em uma data específica como o Dia Nacional de Combate ao Câncer, celebrado em 27 de novembro, mobiliza não só a classe médica, mas conscientiza toda a sociedade da importância de lançar luz sobre esse tema.

 

E esse é um papo do qual você também deve fazer parte. Só para ter uma noção, nos últimos 30 anos, houve um aumento de 30% na incidência de câncer em jovens de mais de 200 países, incluindo o Brasil, sabia? 

 

Ícone do laço cor de rosa, o símbolo de prevenção ao câncer

 

Importância do combate ao câncer

Câncer é o nome dado a um conjunto de mais de 100 doenças que têm em comum o crescimento desordenado de células que invadem tecidos e órgãos. De forma geral, a doença tende a ser muito agressiva e, se não tratada rapidamente, pode se espalhar para outras partes do corpo e se tornar incontrolável. Por isso, é tão essencial se atentar para o combate à doença. 

 

O câncer de pulmão é o tipo mais comum entre os tumores malignos, apresentando aumento de 2% ao ano na sua incidência mundial. E, vale ressaltar que, em 90% dos casos diagnosticados, ele está associado ao tabagismo, ou seja, ao cigarro.

 

Como prevenir o câncer

Falando mais especificamente dos tipos de câncer que acometem o público feminino, como o câncer de colo de útero e o de mama, o ginecologista é o médico mais habilitado para detectar qualquer alteração nesse público. 

 

Por meio do exame físico feito no consultório e da história clínica da paciente é possível realizar, muitas vezes, um diagnóstico precoce e salvar vidas. Vale mencionar aqui, em especial, o exame de Papanicolau, amplamente utilizado e com eficiência comprovada para o rastreio de câncer de colo de útero. Toda mulher que já iniciou a vida sexual deve realizar esse exame periodicamente.

 

Ainda pensando no câncer cervical (do colo do útero), a vacina contra o vírus HPV é a melhor forma de prevenção. 

 

Diante desse contexto, é importante que toda pessoa com vagina tenha um ginecologista para acompanhá-la durante toda a vida. Nesses encontros entre médico e paciente é que eventuais alterações serão detectadas, e é por meio desse profissional que exames complementares, como a colposcopia e a mamografia, farão o direcionamento de eventuais diagnósticos.

 

A mensagem que fica é: manter hábitos de vida saudáveis e realizar acompanhamento ginecológico de rotina são a chave para a prevenção e a detecção precoce dos cânceres que afetam as pessoas com vagina.

 

Além disso, para a manutenção da saúde como um todo, é mais do que essencial:

 

  • Praticar atividades físicas regularmente;

  • Não fumar;

  • Controlar o peso;

  • Manter uma alimentação saudável;

  • Evitar o consumo de bebidas alcóolicas;

  • Dormir bem.

 

Dia Nacional de Combate ao Câncer

O Dia Nacional de Combate ao Câncer, em 27 de novembro, foi instituído com o objetivo de ampliar o conhecimento da população brasileira sobre o câncer. Mas a prevenção deve estar presente durante todo o ano. Não deixe o cuidado com a sua saúde para depois!

 

Tati Barros

Jornalista mineira, com mais de dez anos de experiência. É criadora e apresentadora do podcast Solteira Profissional, que aborda o universo de relacionamentos e sexualidade. Produz conteúdos para diversos veículos e formatos, com foco, especialmente, nas editorias de saúde, bem-estar e comportamento. Tem um grande interesse em pautas feministas e sempre está envolvida com essa temática.


Ficou com dúvidas? Kira Responde
Vem fazer parte da Comunidade Intimus®!
Troque ideias sobre suas experiências, tire dúvidas e interaja com meninas e mulheres como você, sobre menstruação ou qualquer outro assunto! Ah, tudo isso sem julgamentos, ok?
Além de toda a troca que você vai ter na comunidade, você ainda ganha recompensas!🏆
Juntas somos mais fortes. 🌸

Conteúdos pra você

Vem conversar com a gente!

Que tal trocar uma ideia com a nossa comunidade? Deixe seus comentários e bora aprender juntas!

Comentários

Cadastre-se para comentar e participar!