desenho de uma menina sentada com as pernas cruzadas e o cabelo com várias flores e plantas ao vento

Você sabe o que é consciência corporal e como ela pode melhorar sua qualidade de vida?

15 de mar de 2022
comentários

A consciência corporal traz muitos benefícios. Entenda

Consciência corporal é conhecer bem o seu corpo e estar consciente dos próprios movimentos. Se você se sente estabanada e está sempre trombando com objetos e móveis, isso pode ser um sinal, entre muitos, de falta de consciência corporal!

Por exemplo, você já tentou ficar em pé, fechar os olhos e colocar o pé direito exatamente na frente do esquerdo? A maioria das pessoas se desequilibra ao tentar fazer esse exercício – e isso é um sinal de falta de consciência corporal.

 

A falta de consciência corporal se mostra também nos momentos em que estamos malhando e não conseguimos coordenar movimentos como agachamento, ou quando uma dança parece ser muito difícil porque não temos tanto controle sobre nossos movimentos.

 

Tem uma boa notícia: a gente pode treinar, desenvolver a nossa consciência corporal! 😀

 

Por quê? Bom, porque nos ajuda a entender melhor o nosso corpo, a ajustar a postura e é algo que dá muito mais qualidade de vida. Tomar consciência do próprio corpo significar conhecê-lo, entender melhor esse nosso "veículo" e saber como ele funciona.

 

desenho de uma menina se olhando no espelho com vergonha

 

Consciência corporal e ciclo menstrual

Outro aspecto muito importante da consciência corporal é reconhecer os sinais que seu corpo emite: o que significa desconforto, dor, e quando o seu corpo está pedindo socorro.

 

Quando somos capazes de identificar as reações do corpo, economizamos energia ao realizarmos movimentos e evitamos lesões e dores. Mais um benefício 😉

 

Ter consciência corporal ajuda também a perceber que a TPM está chegando, saber a diferença entre uma cólica normal de início de menstruação e uma cólica muito forte, que precisa ser investigada pelo ginecologista por exemplo.

 

E para entender os sinais do seu corpo é preciso treino, e muita atenção com você mesma 💙

 

Primeiro passo: Observe seu corpo

Se olhe sem medo! Se veja no espelho, vire de lado, levante os braços, mexa as pernas, caminhe. E, ao fazer isso, tente não se criticar ou pensar no que você gostaria de mudar no seu corpo. Entenda como você se move: seus pés apontam mais para fora ou para dentro? Seus braços se mexem quando você anda? Se olhe!

 

Observe também seu corpo quando fizer atividades físicas - ou você acha que é por acaso que as academias e estúdios de dança possuem espelhos?

 

A consciência corporal nasce da observação, e, com o tempo, você consegue perceber seu corpo sem precisar olhar para ele, mas no começo é importante olhar.

 

Dê atenção a sua postura

Vale observar a simetria da sua postura quando você está sentada – se for o caso, volte de novo para o espelho com uma cadeira, ou coloque um espelho ao seu lado enquanto estuda ou trabalha.

Você se senta com as costas retas? Consegue perceber um "fio" imaginário que sai desde o seu quadril e passa pela coluna vertebral – que não é reta, mas é como se as vértebras caíssem uma em cima da outra, e o pescoço e a cabeça logo acima, sem se curvar ou ficar "jogada" para frente?

 

Observar a sua postura e se corrigir é um dos caminhos para desenvolver mais consciência corporal.  

 

desenho de uma menina sentada em um colchonete se alongando

 

Faça alongamento

Se você tirar apenas cinco minutos do seu dia (todos os dias) para se alongar vai aprender muito sobre seu corpo. Pense assim: logo que acordar, em vez de pegar o celular, comece o dia se espreguiçando, o corpo inteiro, com atenção total a esse movimento. Depois, comece seu alongamento - você pode procurar um alongamento fácil no YouTube 😉

 

Faça pelo menos um alongamento de corpo inteiro por dia, e vários pequenos alongamentos ao longo do dia. Por exemplo, toda vez que passar uma hora sentada, levante-se, espreguice, depois respire fundo e leve as pontas dos dedos das mãos até os pés - para dar um carinho a sua coluna.

 

Você pode aprender a alongar seu pescoço e suas costas com posturas de yoga ou de alongamento mais tradicional, e repeti-las algumas vezes por dia, por alguns segundos. Esse tempo não é perdido, ele é, na verdade, um ganho de saúde e de energia no final do dia. Ter consciência corporal é se conhecer, e se conhecer é o maior autocuidado de todos.  


Ficou com dúvidas? Kira Responde

Vem conversar com a gente!

Que tal trocar uma ideia com a nossa comunidade? Deixe seus comentários e bora aprender juntas!

Comentários

Cadastre-se para comentar e participar!