bexiga-feminina-1

Vem entender como funciona a bexiga feminina

15 de nov de 2022
comentários

A bexiga feminina é o órgão que armazena o xixi até que seja eliminado pela uretra, o buraquinho menor localizado na ppk

A bexiga feminina tem um papel bem importante no funcionamento do organismo e até no nosso bem-estar. A sua principal função é armazenar o xixi que será eliminado pelo corpo. Quando não estamos conseguindo segurar o xixi como deveríamos, é importante procurar um médico para entender se o problema está relacionado a esse órgão. Mas qual tipo de profissional procurar? E será que a culpa é da bexiga mesmo? Vem que a gente te conta tudo!

 

bexiga-feminina-2

 

Onde fica a bexiga feminina? 

A bexiga fica localizada na pelve, a região inferior do corpo, onde fica o quadril. Mais ou menos entre o umbigo e a ppk. É um órgão de bem flexível, em formato de balão, formado por músculos.  

 

Depois que o xixi é filtrado pelos rins, ele fica armazenado na bexiga. Quando ela está cheia, o cérebro entende que é hora de ir ao banheiro. Aí, comandada pelo cérebro, a bexiga se contrai e encaminha o xixi até a uretra. A saída da uretra é o menor buraquinho da ppkfica bem em cima da vagina, o buraquinho maior por onde sai o sangue de menstruação.

 

A bexiga e a vontade incontrolável de fazer xixi

Os escapes de xixi são aquelas gotinhas que a gente não consegue segurar e acabam molhando a calcinha antes de chegar ao banheiro. Há vários motivos para esses escapes, mas em geral, estão associados ao enfraquecimento dos músculos da pelve – seja pelo envelhecimento, pelo excesso de peso, gestação ou parto. 

 

No entanto, todas nós estamos sujeitas a lidar com os escapes de vez em quando e precisamos manter esses músculos fortalecidos, como qualquer outro músculo do corpo. 

 

Além dos escapes de xixi, mulheres também podem lidar com a vontade incontrolável de ir ao banheiro o tempo todo. Um problema relativamente comum relacionado à bexiga é a bexiga hiperativa, quando a capacidade do órgão de armazenar o xixi está reduzida. É como se houvesse menos espaço, ou se você perdesse a capacidade de controlar o xixi. Aí, ele precisa sair com mais frequência.

 

Muitos problemas de saúde podem provocar a bexiga hiperativa, desde os mais graves até os menos preocupantes, como a infecção urinária. Algumas doenças crônicas aquelas que se estendem por muitos anos ou não têm cura, só tratamento para alívio dos sintomas também podem provocar a bexiga hiperativa. Entre elas, a esclerose múltipla, a doença de Parkinson, e o Alzheimer. Por fim, problemas específicos da bexiga podem estar por trás da urgência em fazer xixi. 

 

bexiga-feminina-3

 

Qual médico cuida da bexiga feminina? 

O médico que cuida da bexiga feminina é o urologista. Muita gente pensa que só homens vão ao urologista, mas, na verdade, esse especialista é o responsável por casos de incontinência urinária (o nome técnico oficial dos escapes de xixi) e outras condições relacionadas ao sistema urinário

 

Se você notar que está fazendo xixi o tempo todo, ou que está lidando com os escapes com muita frequência, é importante consultar o urologista. Ardência ou dor na ppk, ou na região da pelve na hora de fazer xixi, também são sinais de alerta.

 

Você também pode procurar o seu ginecologista de confiança para que faça um diagnóstico prévio e entenda se é preciso consultar o urologista. 

 

Quando a gente conhece o próprio corpo, fica mais fácil notar possíveis problemas. Os escapes de xixi e a vontade frequente de ir ao banheiro podem atrapalhar bastante o nosso cotidiano e bem-estar, então é importante ficar ligada. 

 

Camila Luz 

Jornalista formada pela Cásper Líbero, estudou Mídias Internacionais na Université Paris 8 e é mestre em Jornalismo e Direitos Humanos, com especialização em Diplomacia, pela Sciences Po Paris. Escreve sobre saúde, ciência e tecnologia desde 2016, com maior dedicação à saúde da mulher. Também é consultora em comunicação para organizações internacionais. Vive em Washington D.C. (EUA) e é fã assídua dos livros da Elena Ferrante.


Ficou com dúvidas? Kira Responde
Vem fazer parte da Comunidade Intimus®!
Troque ideias sobre suas experiências, tire dúvidas e interaja com meninas e mulheres como você, sobre menstruação ou qualquer outro assunto! Ah, tudo isso sem julgamentos, ok?
Além de toda a troca que você vai ter na comunidade, você ainda ganha recompensas!🏆
Juntas somos mais fortes. 🌸

Vem conversar com a gente!

Que tal trocar uma ideia com a nossa comunidade? Deixe seus comentários e bora aprender juntas!

Comentários

Cadastre-se para comentar e participar!