desenho de várias mulheres de perfil em roda, com diferentes tipos de cabelo, cores e cortes

Dignidade menstrual - bora falar sobre menstruação sem estigmas

25 de mai de 2022
comentários

A gente defende a dignidade menstrual e uma menstruação sem estigmas, e aqui podemos falar abertamente sobre esses temas

Se tem algo que fazemos questão de sempre reforçar é que menstruar é algo natural e que precisa, urgentemente, ser tratada sem estigmas. Quanto mais falarmos sobre esse assunto, mais normalizado ele fica e mais próximos chegamos da tão necessária dignidade menstrual. Aliás, você sabe o que é isso?

 

desenho de uma mulher com cabelo e batom vermelho sorrindo

 

O que é dignidade menstrual

Todas as pessoas que menstruam (o que inclui mulheres cis, pessoas não binárias e homens trans) têm direito à dignidade menstrual. Isso significa ter acesso a saneamento básico e condições de higiene e produtos adequados durante o período menstrual. Mas vai muito além.

 

Quando se fala em dignidade menstrual é preciso considerar, por exemplo, questões trabalhistas. Dá pra imaginar que há empregos em que são fiscalizados até quantas vezes os funcionários vão ao banheiro durante o dia? Agora, pense em uma pessoa que está menstruada e tem um fluxo intenso. Com certeza, precisará ir mais vezes que alguém que não menstrua, certo? Ter esse direito respeitado também faz parte dessa dignidade que falamos.

 

Uma pesquisa realizada pela Unicef com pessoas que menstruam mostrou que 62% já deixaram de ir à escola ou a algum outro lugar por causa da menstruação, e 73% já se sentiram constrangidas nesses ambientes enquanto estavam menstruadas.

 

Já falamos em um outro artigo sobre pobreza menstrual. Vale dar uma lida e entender como a falta de direitos tão básicos prejudica a vida escolar e, consequentemente, o futuro das pessoas que menstruam. Ao serem privadas de ir à escola enquanto estão menstruadas, algumas pessoas chegam a perder até 45 dias de aula por ano - por causa da condição de saúde precária em que vivem. Isso pode ser considerado uma violência menstrual, concorda?

 

desenho de vários perfis de homens e mulheres, em diferentes cores

 

Falar de menstruação sem estigmas

Acreditamos que a informação é um instrumento de transformação. Quanto mais falamos sobre um assunto, mais ele é debatido e naturalizado. Com a sociedade como um todo se identificando com uma luta e se apropriando dela, maiores as chances de essa luta ser vencida, né?

 

Por isso, temos esse espaço aqui! Para podermos falar livremente, sem qualquer estigma, sobre menstruação, entendendo que é algo que faz parte do nosso corpo, da nossa natureza e que merece um olhar de acolhimento e cuidado.

 

Seja gentil com cada fase do seu ciclo menstrual e todas as mudanças pelas quais o seu corpo passa mensalmente, afinal, elas farão parte da sua vida por muito tempo!

 

Que tal compartilhar um relato pessoal sobre a sua menstruação, o seu ciclo, ou sobre o que você quiser? Deixa aqui o seu comentário e vamos todas conversar sobre! 😊


Ficou com dúvidas? Kira Responde

Vem conversar com a gente!

Que tal trocar uma ideia com a nossa comunidade? Deixe seus comentários e bora aprender juntas!

Comentários

Cadastre-se para comentar e participar!