desenho de uma menina comendo uma salada

Vegetarianismo e menstruação: ser vegetariana afeta o ciclo menstrual?

19 de mai de 2022
comentários

Vegetarianismo e menstruação podem sim conviver bem. Saiba como

Ser vegetariana ou vegana é uma questão de escolha. Independentemente do motivo, optar por uma dieta sem carne ou sem qualquer alimento derivado de animal pode ser benéfico, sempre tomando alguns cuidados básico pra garantir que o corpo receba todos os nutrientes que precisa. Para as mulheres, o tópico vegetarianismo e menstruação pode entrar em pauta.

 

desenho de menina comendo uma banana

 

Não é segredo que alguns alimentos caem muito bem no nosso estômago quando a gente está de TPM. Exemplos? As leguminosas como feijão, ervilha e lentilha, assim como nozes, sementes e peixes como linguado e atum. Eles têm uma substância chamada triptofano, que atua na transformação de serotonina e provoca sensação de bem-estar. Então, quando a gente come esses alimentos, podemos sofrer menos com cólicas ou variações de humor no período pré-menstrual. A banana, que é rica em vitamina B6, também pode ajudar.

 

Já o cálcio, segundo alguns estudos, pode aliviar os sintomas da TPM. Você pode consumir cálcio enchendo o prato de verduras como couve e brócolis. Os laticínios também têm cálcio, mas não são uma opção para os veganos.

 

Ainda na lista de alimentos bacanas para a TPM, tem os peixes com ômega 3, como sardinha e bacalhau.

 

A alimentação balanceada é um dos segredos para se sentir bem durante a menstruação, e muitos dos alimentos recomendados pra enfrentar a TPM são de origem vegetal.

 

A verdade é que a dieta vegetariana pode ser uma opção bastante saudável para praticamente qualquer pessoa, inclusive as mulheres que menstruam. É só ficar de olho na ingestão adequada de nutrientes como o ferro.

 

Vegetarianismo e menstruação: atenção aos níveis de ferro

O ferro é um nutriente muito importante para o corpo, porque ele atua na fabricação de células vermelhas do sangue. Quando o ferro está mais baixo do que o normal, os níveis de hemoglobina, a proteína responsável por carregar oxigênio pelo sangue, também podem cair. E aí pode surgir a anemia, que provoca cansaço e fraqueza.

 

Como a gente perde sangue durante a menstruação, o ferro dos glóbulos vermelhos diminui naturalmente. Quem tem fluxo intenso, vale prestar mais atenção ainda ao consumo de ferro.

 

As carnes vermelhas têm muito ferro. Como quem é vegetariana ou vegana não come carne, é bom ficar ligada em outros alimentos de origem vegetal que também possuem ferro. E tem um monte, viu! Folhas verdes escuras (agrião, couve, cheiro verde), leguminosas (feijão, lentilha, grão-de-bico, ervilha), grãos integrais e oleaginosas, como nozes e castanhas.

 

desenho de uma menina andando de bicicleta, com a cesta cheia de frutas e verduras

 

A nutrição vegetariana pode ter outros impactos no ciclo menstrual?

Não há evidências científicas conclusivas sobre os impactos da nutrição vegetariana ou vegana sobre o ciclo menstrual. Existe um estudo que foi feito no Canadá e concluiu que as mulheres vegetarianas apresentavam menos irregularidades no ciclo menstrual do que as que consumiam carne. Mas pra bater o martelo nessa afirmação mais pesquisas precisam ser feitas.

 

No final das contas, cientistas ainda não sabem se deixar de comer carne ou alimentos de origem animal pode impactar de alguma forma a menstruação. Mas é consensual que adotar um estilo de vida saudável, incluindo dieta balanceada e prática de atividades físicas, faz muito pelo nosso bem-estar.

 

Se você planeja adotar uma dieta vegetariana ou vegana, pode ser uma boa ideia consultar um nutricionista pra ter certeza de que todos os nutrientes importantes estão presentes na sua alimentação. Se preferir, fale com o ginecologista também.

 

Você segue alguma dieta específica? Compartilha aqui sua experiência, como substituiu a carne, por exemplo.


Ficou com dúvidas? Kira Responde

Vem conversar com a gente!

Que tal trocar uma ideia com a nossa comunidade? Deixe seus comentários e bora aprender juntas!

Comentários

Cadastre-se para comentar e participar!