desenho de uma menina com cara de dúvida, cercada por várias interrogações
Sexo na menstruação engravida?
13 de mai de 2022

Sexo na menstruação engravida?

Kira

Fazer relação menstruada engravida em casos muito raros, mas eles existam. Vem entender melhor

Transar durante a menstruação parece uma excelente escolha para quem não liga para uma certa "bagunça" nos lençóis. Mas será que fazer relação menstruada engravida, ou as chances são mesmo nulas?

 

desenho de um homem e uma mulher deitados na cama abraçados

 

Transar na menstruação engravida?

As chances de engravidar transando menstruada são bastante baixas. Afinal, a ovulação, período em que o óvulo é liberado pelos ovários, acontece dias antes de o sangue descer.

 

O raciocínio é simples: a maioria das mulheres tem um ciclo menstrual que dura de 24 a 35 dias. A liberação do óvulo ocorre bem na metade do ciclo. Calcula-se que, em geral, a mulher está em seu período fértil ao longo de 7 dias, ou seja, 3 dias antes e 3 depois do dia da ovulação. Nesse intervalo, as chances de engravidar são bem maiores. Depois, o corpo se prepara para expelir o óvulo na menstruação.

 

Se você usar a calculadora menstrual e colocar ali os dados do seu ciclo, mês a mês, vai conseguir saber a data das suas menstruações e, portanto, da ovulação.

 

Dito tudo isso, durante a menstruação, o mais comum é que o óvulo não esteja mais no útero, onde seria fecundado. Mas nossos corpos não são máquinas, então existem exceções - e essas exceções têm o potencial de transformar o que parece impossível em uma gravidez não planejada.

 

Em algum momento da vida fértil, a mulher pode ter um ciclo menstrual mais curto, de 21 a 24 dias. Nessa situação, irá ovular mais cedo que o comum, antes do que era previsto. Como o esperma liberado pelo homem pode sobreviver de 2 a 5 dias no corpo feminino, ter relações sexuais no fim da menstruação pode ser perigoso. Isso porque a ovulação ocorreria logo em seguida e, se algum espermatozoide ainda estiver por ali, pode ocorrer a fecundação. E aí, gravidez.

 

Resumo de tudo, então, é que transar na menstruação engravida em casos raros. Mas esses casos existem!

 

desenho de uma menina confusa ao lado de um balão de pensamento com vários ícones de métodos contraceptivos

 

Quando é seguro fazer sexo sem contracepção?

Se você não planeja engravidar, a resposta é nunca. Em qualquer fase do ciclo menstrual, engravidar é uma possibilidade real, ainda que muito remota fora da ovulação. Se você deseja evitar gravidez, precisa usar um método contraceptivo, como preservativo, pílula hormonal, dispositivo intrauterino (DIU) ou outro que você escolha.

 

Bom lembrar também que mesmo se você nunca ficou menstruada, engravidar é uma possibilidade. Isso mesmo! Pode ser que você já esteja em seu primeiro período fértil e nem saiba, porque a primeira menstruação ainda está por vir. Por isso, antes de dar início a uma vida sexual ativa, é bom procurar um ginecologista para fazer uma avaliação da sua saúde íntima e discutir métodos contraceptivos e de prevenção.

 

Além disso, o uso da camisinha também é importante para evitar as infecções sexualmente transmissíveis, como HIV, sífilis ou gonorreia. Mesmo que o seu parceiro diga que não possui nenhuma dessas doenças, é melhor se prevenir.


Vem conversar com a gente!

Que tal trocar uma ideia com a nossa comunidade? Deixe seus comentários e bora aprender juntas!

Comentários

Cadastre-se para comentar e participar!

Cadastrar-se