menstruar-tres-vezes-no-mes-1

Descubra se é normal menstruar três vezes no mês 

19 de jun de 2023
comentários

Entenda por que algumas pessoas podem menstruar duas ou três vezes ao mês. Saiba se é normal ou sinal de doença. Leia e descubra o que fazer!

Não é novidade alguma que, com a chegada da puberdade, inicia-se também a vida fértil da mulher, que é marcada pela menarca (a primeira menstruação) e se encerra com a menopausa. Com isso, as pessoas com útero passam a vivenciar o ciclo menstrual. Sabemos que a menstruação acontece uma vez por mês, mas será que é normal menstruar três vezes no mês?

 

menstruar-tres-vezes-no-mes-2

 

Minha menstruação desceu 3 vezes no mês. O que está acontecendo?

Antes de tudo, é preciso entender o ciclo menstrual. Trata-se de todo o período de mudanças que ocorrem no corpo feminino ao longo do mês. O ciclo inicia-se no primeiro dia da menstruação e recomeça no primeiro dia da menstruação do mês seguinte. 

 

Geralmente, são 28 dias de duração, mas pode ter variação de 24 a 35 dias. E, no caso de pessoas que possuem ciclos curtos, pode ocorrer mais de uma menstruação no mesmo mês. No entanto, precisamos dizer que menstruar três vezes não é algo normal.

 

Confira algumas das causas para menstruar 3 vezes ao mês

A dra. Rebeca Gerhardt explica que, normalmente, essa condição está relacionada a disfunções hormonais ou estruturais do útero, como:

 

 
  • Pólipos;

  • Miomas;

  • Alterações no colo do útero, no fundo na vagina.

 

 

A especialista ressalta que pode ser que menstruar três vezes ao mês seja decorrente do uso de algum tipo de hormônio que causa sangramento irregular. No entanto, só deve-se chegar a essa conclusão após ter excluído todas as possibilidades. 

 

Como regular a menstruação?

O tratamento vai depender muito do diagnóstico, podendo ser desde uso de hormônios (como as pílulas anticoncepcionais) para regularizar a situação até um possível procedimento cirúrgico. 

 

menstruar-tres-vezes-no-mes-3

 

Portanto, ao perceber uma repetição desse quadro, vale antecipar o acompanhamento ginecológico. Somente um profissional médico saberá fazer o diagnóstico correto e a melhor indicação de tratamento!

 

E para quem deseja calcular o seu ciclo menstrual e entender cada período do corpo, clica aqui e use a calculadora menstrual. É muito importante conhecer o nosso organismo e reconhecer todas as mudanças pelas quais ele passa durante o mês. 

 

Tati Barros

Jornalista mineira, com mais de dez anos de experiência. É criadora e apresentadora do podcast Solteira Profissional, que aborda o universo de relacionamentos e sexualidade. Produz conteúdos para diversos veículos e formatos, com foco, especialmente, nas editorias de saúde, bem-estar e comportamento. Tem um grande interesse em pautas feministas e sempre está envolvida com essa temática.


Ficou com dúvidas? Kira Responde
Vem fazer parte da Comunidade Intimus®!
Troque ideias sobre suas experiências, tire dúvidas e interaja com meninas e mulheres como você, sobre menstruação ou qualquer outro assunto! Ah, tudo isso sem julgamentos, ok?
Além de toda a troca que você vai ter na comunidade, você ainda ganha recompensas!🏆
Juntas somos mais fortes. 🌸

Vem conversar com a gente!

Que tal trocar uma ideia com a nossa comunidade? Deixe seus comentários e bora aprender juntas!

Comentários

Cadastre-se para comentar e participar!