menstruar-duas-vezes-no-mes-1

Menstruar duas vezes no mês é normal? Vem saber

16 de dez de 2022
comentários

Será que é normal menstruar duas vezes no mês, ou será que estou grávida ou entrando na menopausa? Calma que a gente te explica tudo direitinho

Será que é normal menstruar duas vezes no mês? Não tem resposta certa para essa pergunta, pois tudo depende da duração do seu ciclo menstrual e também da fase em que você está na vida. No entanto, podemos aprender mais sobre o tema para ficarmos atentas a qualquer problema. Vamos juntas?

 

menstruar-duas-vezes-no-mes-2

 

O que significa menstruar duas vezes no mês

A ginecologista Rebeca Gerhardt também vem junto com a gente neste papo. Segundo ela, menstruar duas vezes no mês é relativo. "Se você menstruar hoje e, daqui a 25 dias, menstruar de novo, é normal", explica. 

 

Uma menstruação considerada normal tem ciclo de 21 a 35 dias. Isso significa que você pode menstruar a cada 21 dias mais ou menos, ou até a cada 35 dias em média. "A gente pode estar 'ciclando' de forma normal e menstruando duas vezes no mês", afirma.

 

Mas mesmo dentro desse intervalo, é preciso ficar de olho na qualidade da menstruação, ou seja, na quantidade do sangramento e do desconforto. Se você tem ciclo curto e desce um montão toda vez e, ainda por cima rola muita cólica e dor, é preciso conversar com o ginecologista para buscar as causar e trazer algum alívio. O médico pode recomendar métodos contraceptivos hormonais, que podem ajudar a regular o ciclo e a reduzir os sintomas, ou receitar alguns medicamentos para reduzir a cólica por exemplo.

 

Menstruar duas vezes no mês pode ser menopausa?

Quando se trata de menstruação, a chave é conhecer o próprio corpo. Mudanças bruscas e que chamam a atenção devem ser investigadas. 

 

Se você tinha um certo padrão de ciclo menstrual e, de repente, ele ficou mais curto, pode ser sim que você esteja entrando no climatério, o período que antecede a menopausaa famosa última menstruação. "Isso é sinal de falência ovariana", explica a dra. Rebeca.

 

Mas não precisa entrar em pânico! Não é porque sua menstruação veio mais cedo neste mês que você está entrando na menopausa. Diversos fatores, inclusive emocionais, podem provocar mudanças no ciclo. Consulte o ginecologista para investigar as causas.

 

Menstruar duas vezes no mês: posso estar grávida? 

Bem no comecinho da gravidez, algumas mulheres têm um sangramento discreto, em pouca quantidade, chamado de nidação. Ele pode ocorrer como consequência da implantação do óvulo no útero.

 

Algumas mulheres acabam entrando em pânico quando menstruam duas vezes no mês, pois acreditam que esse sangramento foi de nidação. Mas se você não fez sexo desprotegido recentemente, as chances de estar grávida são realmente muito pequenas. 

 

Na verdade, existem diversos motivos para um sangramento fora do período menstrual, como problemas hormonais, doenças uterinas, efeitos de métodos contraceptivos hormonais, ou até mesmo questões emocionais, como situações estressantes.

 

menstruar-duas-vezes-no-mes-3

 

Os famosos escapes, por exemplo, são pequenos sangramentos que podem acontecer quando a gente esquece de tomar o anticoncepcional.

 

Além disso, o sangramento de nidação é bem discreto, costuma ter cor mais rosada e dura poucos dias. Em geral, é diferente do sangramento de menstruação. Portanto, fique tranquila.

 

Por outro lado, se você fez sexo sem camisinha e não usa métodos contraceptivos, fique de olho em outros sintomas de gravidez, como atraso da menstruação, seios sensíveis e náuseas. Aí, se for o caso, vale fazer um teste.

 

Na maioria das vezes, menstruar duas vezes no mês é normal. Preste atenção a qualquer mudança brusca e a outros sintomas estranhos ou que estejam causando incômodo. Nesses casos, consulte o seu ginecologista de confiança.

 

Vale lembrar que registrar os dados do seu ciclo no calendário menstrual é uma ótima forma de monitorar as irregularidades do seu corpo – se elas estiverem acontecendo.

 

Camila Luz 

Jornalista formada pela Cásper Líbero, estudou Mídias Internacionais na Université Paris 8 e é mestre em Jornalismo e Direitos Humanos, com especialização em Diplomacia, pela Sciences Po Paris. Escreve sobre saúde, ciência e tecnologia desde 2016, com maior dedicação à saúde da mulher. Também é consultora em comunicação para organizações internacionais. Vive em Washington D.C. (EUA) e é fã assídua dos livros da Elena Ferrante.

 

Dra. Rebeca Gerhardt

Ginecologista e obstetra formada pela Universidade Estadual de Londrina – sua cidade natal – compartilha todo seu conhecimento médico com Kira e suas leitoras. Fala sem estigmas sobre saúde íntima, sexualidade, cuidados com a ppk e autoestima.


Ficou com dúvidas? Kira Responde
Vem fazer parte da Comunidade Intimus®!
Troque ideias sobre suas experiências, tire dúvidas e interaja com meninas e mulheres como você, sobre menstruação ou qualquer outro assunto! Ah, tudo isso sem julgamentos, ok?
Além de toda a troca que você vai ter na comunidade, você ainda ganha recompensas!🏆
Juntas somos mais fortes. 🌸

Vem conversar com a gente!

Que tal trocar uma ideia com a nossa comunidade? Deixe seus comentários e bora aprender juntas!

Comentários

Cadastre-se para comentar e participar!