menstruacao
É normal menstruar duas vezes no mês?
20 de jan de 2022

É normal menstruar duas vezes no mês?

Kira

O que pode ser quando alguém menstrua duas vezes no mês? Vem saber

Em geral, a menstruação é um evento que acontece mensalmente, mas existem mulheres que relatam menstruar duas vezes no mês. Fomos perguntar para a ginecologista dra. Rebeca Gerhardt: menstruar duas vezes no mês é sinal de algum problema de saúde?

 

desenho de uma menina deitada em um absovente de biquini, como se estivesse em uma boia

 

Na verdade, se você tem um ciclo que dura entre 21 e 28 dias, você pode, sim, menstruar normalmente 2 vezes no mês. No começo e no final, por exemplo.

 

Por isso, é importante sempre monitorar seu ciclo com a calculadora menstrual. Com ela, você entende quanto tempo seu ciclo costuma demorar – segundo a Dra. Rebeca, é perfeitamente normal ter um ciclo entre 21 e 35 dias, ou seja, menstruar "uma vez por mês" é uma base de cálculo beeeem generalizada. Você pode se encaixar em qualquer intervalo dessa faixa, por isso é importante se conhecer bem.

 

O que pode ser quando você menstrua duas vezes no mês?

Se você sangrou de novo em menos de 21 dias, existe a possibilidade de não ser exatamente uma menstruação. Entre as causas mais comuns estão as disfunções hormonais e sangramentos que não são exatamente do endométrio (a camada do útero que descama e gera a menstruação), podendo ser de outras partes do corpo, como do colo do útero, da uretra, da ppk e até anal.

 

médica

 

Existem sangramentos de escape que são ocasionados até pela pílula anticoncepcional e não há problema algum. Mas é bom ficar atenta. Por isso, ao perceber que você está com sangramento e ele não tem a ver com o seu período menstrual, procure atendimento médico, combinado?

 

Apenas um profissional pode fazer o diagnóstico certinho e passar o tratamento adequado – se precisar de tratamento...

 

Apresente para o médico qual é o seu padrão de tempo menstrual, data da última menstruação e, junto a isso, ele vai pedir exames para entender o que está acontecendo.

 

Viu como é bom monitorar seu ciclo? Quanto mais você se conhece, mais você se cuida 😉




Vem conversar com a gente!

Que tal trocar uma ideia com a nossa comunidade? Deixe seus comentários e bora aprender juntas!

Comentários

Cadastre-se para comentar e participar!

Cadastrar-se