desenho de uma menina com cara de dúvida, cercada por várias interrogações

Qual o melhor absorvente para a primeira menstruação?

6 de jun de 2022
comentários

Saiba qual o melhor absorvente para a primeira menstruação e veja dicas para lidar com este momento importante

Se você ainda não menstruou, pode estar ansiosa e cheia de dúvidas para quando chegar a sua vez. Uma das perguntas que a gente se faz nessa hora é qual o melhor absorvente para a primeira menstruação. Afinal, estar confortável e segura é super importante nessa fase que marca, entre tantas coisas, o início da vida fértil da mulher. Um marco na vida de todas nós!

 

desenho de uma menina segurando um absorvente externo

 

Quase toda menina tem algum contato com o absorvente antes de começar a menstruar. Talvez você tenha acompanhado no banheiro da escola uma amiga que já menstruou, ou tenha visto uma pilha de absorventes no banheiro da sua mãe. E aí, você fica se perguntando: será que isso é confortável? Quando menstruar, vou poder levar uma vida normal e continuar praticando esportes, indo à praia e dando um rolê com as amigas?

 

A resposta é sim!!!!! Usar absorvente não te impede de fazer absolutamente nada. Mas o segredo para tirar a primeira menstruação (e todas as outras) de letra é escolher o absorvente certo.

Absorvente para primeira menstruação

Ao menstruar pela primeira vez, a prioridade é estar confortável. Dá um pouco de medo de lidar com vazamentos, mas, se isso acontecer, sem crise – basta trocar o absorvente e secar a ppk direitinho pra se sentir novinha em folha.

 

Os absorventes externos e com abas são boas escolhas para a primeira menstruação, pois são super fáceis de usar. As abas prendem o absorvente na calcinha pra você se sentir segura. Lembre-se de encaixá-lo bem no centro, pra evitar vazar na frente ou atrás.

 

Existe também a linha de absorventes noturnos, com formato mais longo em relação ao absorvente regular, que oferece proteção para dias de fluxo intenso.

 

Se você quiser, também pode experimentar um absorvente interno. As opções com aplicador são uma boa, pois ajudam a inseri-lo corretamente na ppk. Você também pode pedir ajudar para a sua mãe ou uma amiga. Mas, de início, talvez se sinta mais segura com o absorvente externo.

 

Aos poucos, você irá perceber que lidar com a menstruação é mais fácil do que imagina. Também irá entender como o seu corpo funciona: se o seu fluxo é intenso ou não, por quantos dias fica menstruada, em quais dias o fluxo é maior e assim por diante. Aí, vai escolher um tipo de absorvente para chamar de seu – ou até mais do que um! Existem modelos adaptados para cada momento do ciclo, e você não precisa usar o mesmo modelo todos os dias da menstruação.

 

Como lidar com a primeira menstruação

A primeira menstruação pode chegar de surpresa, mas o corpo dá sinais quando está se preparando para menstruar. Primeiro, surgem os pelos pubianos, e aí o corpo vai mudando aos pouquinhos.

 

Você pode notar os primeiros corrimentos na calcinha e, perto da primeira menstruação, pode sentir cólicas, que são dores na região abdominal – como se fosse uma dor de barriga ou na lombar. Podem surgir algumas espinhas no rosto e os seios podem ficar mais sensíveis. O seu humor, também. Chorar sem motivo ou ficar mais irritada do que o normal é comum nessa fase.

 

Quando a primeira menstruação finalmente chegar, fique tranquila. Pode ser que aconteça fora de casa, como na escola ou no shopping. Mas tá tudo bem! Se não tiver um absorvente na bolsa, coloque um pouco de papel higiênico na calcinha pra evitar vazamentos.

 

Além disso, tire um momento para celebrar este momento especial. Menstruar pela primeira vez só acontece uma vez na vida e marca o início de uma nova fase. 😊

 

desenho de uma menina sentada com as pernas cruzadas, na frente de algumas flores e plantas

 

Depois da primeira menstruação, também é importante marcar uma primeira consulta na ginecologista. Assim você poderá tirar todas as suas dúvidas e garantir o acompanhamento profissional que seu corpo de mulher adulta merece!

 

Vamos falar sobre primeira menstruação? Conta aqui nos comentários como foi a sua primeira e dê as suas dicas pra quem está chegando nesse momento da vida.


Ficou com dúvidas? Kira Responde

Vem conversar com a gente!

Que tal trocar uma ideia com a nossa comunidade? Deixe seus comentários e bora aprender juntas!

Comentários

Cadastre-se para comentar e participar!