Mudanças de humor na TPM: tem como melhorar isso?
24 de mar de 2022

Mudanças de humor na TPM: tem como melhorar isso?

Kira

Tem jeito de aliviar o mau humor na TPM. Vem saber mais

Menstruar é ser cíclica! É um privilégio conseguir perceber os ciclos do seu corpo com o vai e vem da menstruação, você não acha? Mas, às vezes, vamos falar a verdade, a gente sente tudo menos gratidão pelo nosso ciclo menstrual e as mudanças de humor durante a menstruação.

 

desenho de uma menina segurando duas máscaras, uma triste e uma alegre

 

Tem meses que, logo antes de a menstruação descer, dá é vontade de sair gritando com todo mundo – ou de sumir do mapa só pra poder chorar em paz. Depende do dia, do mês, dos acontecimentos externos, da astrologia, e da mulher. Nessas horas, o ciclo não parece tão mágico, mas, olha, isso também faz parte da nossa vida.

 

As mudanças de humor na TPM são super comuns, mas isso não significa que sejam fáceis ou que você não sofra com elas. Então, pra te ajudar nessa, a gente foi perguntar para a dra. Rebeca Gerhardt quais são as dicas para aliviar o mau humor na TPM.


Fases da menstruação e humor

Quem menstrua, é cíclica (tem ciclos que se repetem), muda de fase e sente TPM. Isso é fato. O ciclo menstrual costuma durar em média 28 dias, mas isso varia de mulher para mulher. Seu ciclo pode ter 26 ou 30 dias, vai variar bastante, mas o que não varia é que o ciclo tem 4 fases, que correspondem às fases que seu corpo passa entre amadurecer um óvulo, passar pelo período fértil (quando é possível engravidar), se preparar para descartar o óvulo e a menstruação. É importante entender essa dinâmica para calcular seu ciclo menstrual, porque todos os meses ela vai se repetir.

 

A fase folicular, que inclui a fase de sangramento, começa com o primeiro dia da menstruação e dura entre 12 e 14 dias. Depois dela, vem a fase fértil – que, em geral, é a de melhor humor e disposição – e que dura no máximo uns 5 dias – é bem rapidinho! Aí vem a fase lútea, que é a preparação para a próxima menstruação, e é na fase lútea que acontece a TPM e as mudanças de humor mais drásticas, que acompanham uma queda também mais drástica de hormônios. Tanta flutuação afeta nosso estado de espírito.

 

Mudanças de humor na TPM

A TPM pode se agravar conforme vai chegando mais perto a data da próxima menstruação, e um ótimo jeito de prever esse momento é usando a calculadora menstrual, que sempre vai avisar quando a menstruação estiver chegando!

 

Além das mudanças de humor, você também pode sentir a pele mais oleosa, o corpo mais inchado e dolorido. São os "sintomas da TPM".

 

desenho de três mulheres fazendo exercícios na academia

 

Como aliviar o mau humor na TPM

Uma das opções para aliviar o mau humor da TPM é parar de ovular. Isso é possível tomando a pílula anticoncepcional. Se seu humor realmente fica péssimo, a ponto de atrapalhar a sua vida e te fazer sofrer, vale conversar com o ginecologista e pensar em um anticoncepcional que evite a ovulação – e, assim, evitar a TPM. Se essa mudança for muito bruta, também vale conversar com o ginecologista sobre um remédio para amenizar o mau humor ou a ansiedade - pode ser que te ajude.

 

Se você não deseja tomar pílula ou sente que a mudança não é tão forte que precise de medicação, a dra. Rebeca recomenda intensificar as atividades físicas – que ajudam a liberar a tensão. Também vale minimizar o consumo de carboidratos (apesar do desejo de doces e massas), para evitar mais inflamação, e, principalmente, fazer a dieta mais útil (e talvez mais difícil) de todas: restringir os perrengues!

 

Se preservar pode ser essencial nessa fase. Tente não se forçar a sair para eventos que não quer ir, ou não ficar tão perto daqueles amigos que só irritam você e aproveite para descansar em todos os momentos possíveis.

 

Quanto mais perto da menstruação, mais cansada você pode se sentir, por isso também é interessante usar a calculadora menstrual e entender em quais dias você quer ficar mais quietinha. Esse é o momento pra ficar bem de boa no sofá vendo uma série que você adora, pra deixar aquela discussão com os pais ou o mozão pra depois e só curtir a própria companhia. É um momento pra ser respeitado e pra você respeitar os seus limites!

 

Curta todas as suas fases – até essa – observando bem, você vai encontrar o lado bom. Conte aqui pra gente: o que você costuma fazer pra aliviar as mudanças de humor da TPM?


Vem conversar com a gente!

Que tal trocar uma ideia com a nossa comunidade? Deixe seus comentários e bora aprender juntas!

Comentários

Cadastre-se para comentar e participar!

Cadastrar-se