gravidez-ou-menstruacao-1

Gravidez ou menstruação chegando? Vamos entender melhor esses sinais

20 de dez de 2022
comentários

Será que é gravidez ou menstruação chegando? A gente te ajuda a entender melhor seu corpo e seus sintomas

Será que é gravidez ou menstruação chegando? O início de uma gestação pode deixar os seios doloridos, provocar cólicas e outros sintomas que se assemelham aos da TPM ou da descida do sangue menstrual. Por isso, a dúvida pode surgir com bastante frequência. A gente te ajuda a esclarecê-la!

 

gravidez-ou-menstruacao-2

 

Sintomas de menstruação e gravidez

Menstruar e ficar grávida são dois privilégios do corpo feminino que fazem parte do mesmo ciclo. Os hormônios sexuais, como estrogênio e progesterona, são grandes responsáveis por esses acontecimentos. Além disso, ambos acontecem no sistema reprodutor feminino, formado pelo útero, ovários, tubas uterinas e vagina.

 

Toda mulher escuta por aí sobre os sintomas clássicos, como as cólicas na TPM e os enjoos nas primeiras semanas de gestação. Mas tem muita coisa que a gente só descobre quando começa a menstruar ou quando fica grávida. Você sabia que muitas mulheres sentem cólicas no início da gravidez? Ou que um leve inchaço ou ganho de peso faz parte da TPM em muitos casos?

 

Os sintomas são tão semelhantes que enganos podem mesmo acontecer. Se liga nos principais sintomas de menstruação e gravidez:


Sintomas de TPM

A famosa TPM (tensão pré-menstrual) ocorre de uma a duas semanas antes de a menstruação descer, quando os níveis do hormônio estrogênio caem e os de progesterona aumentam. Durante esse período, a mulher pode sentir:

 

 
  • Seios inchados ou doloridos

  • Dor de cabeça

  • Dor muscular ou nas articulações

  • Sensação de inchaço e ganho de peso

  • Humor deprimido ou irritado

  • Cansaço e falta de energia

  • Mudanças bruscas de humor

  • Aumento do apetite ou desejo por alimentos específicos

 

 

Primeiros sintomas de gravidez

Durante a gravidez, o corpo vai se modificando lentamente para abrigar o bebê e permitir que ele se desenvolva, até que esteja pronto para o nascimento. Os principais sintomas da gravidez são:

 

  • Atraso da menstruação

  • Aumento e sensibilidade nos seios

  • Enjoos e vômitos

  • Sono e cansaço

  • Aumento do apetite

  • Aumento da vontade de fazer xixi

 

 

Posso estar grávida mesmo menstruando? Quais os sintomas?

O ciclo menstrual é normalmente interrompido durante a gravidez, afinal, o corpo cumpriu a função de produzir um óvulo que foi fecundado e, agora, todas as suas forças estão concentradas em gerar o bebê. 

 

No entanto, algumas mulheres podem ter escapes de sangue quando estão grávidas que são confundidos com menstruação. Eles podem ser provocados por hormônios ou pela implantação do embrião no útero, processo chamado de nidação.

 

Bom, mas parece que aí fica difícil saber se é gravidez ou menstruação chegando, né? Na verdade, se você conhece bem o seu corpo, fica mais fácil. Responder às seguintes perguntas pode te ajudar:

 

 
  • Fiz sexo desprotegido recentemente? 

  • Se faço uso de métodos contraceptivos hormonais, houve alguma falha no uso, como esquecer de tomar a pílula no dia ou hora certa?

  • O sangramento que estou apresentando veio no dia certo e as características do fluxo são as da minha menstruação normal?

  • Estou sentindo enjoo, estou indo com mais frequência ao banheiro ou estou mais cansada do que geralmente fico?

 

 

gravidez-ou-menstruacao-3

 

Para algumas mulheres, pode ser mais difícil responder com precisão, especialmente quando os sintomas não são muito evidentes ou quando o ciclo menstrual é irregular. Nesses casos, se você estiver encucada e desconfiando de uma possível gravidez, será preciso fazer um teste de gravidez. Você pode fazer um teste de farmácia, de sangue ou consultar o seu ginecologista.

 

O importante é não pirar, tá? Observe bem o seu corpo e, sempre que tiver dúvidas, consulte seu ginecologista de confiança, uma amiga próxima ou a sua mãe. Independentemente do que estiver acontecendo com o seu organismo, você não precisa passar por isso sozinha. 

 

Camila Luz 

Jornalista formada pela Cásper Líbero, estudou Mídias Internacionais na Université Paris 8 e é mestre em Jornalismo e Direitos Humanos, com especialização em Diplomacia, pela Sciences Po Paris. Escreve sobre saúde, ciência e tecnologia desde 2016, com maior dedicação à saúde da mulher. Também é consultora em comunicação para organizações internacionais. Vive em Washington D.C. (EUA) e é fã assídua dos livros da Elena Ferrante.


Ficou com dúvidas? Kira Responde
Vem fazer parte da Comunidade Intimus®!
Troque ideias sobre suas experiências, tire dúvidas e interaja com meninas e mulheres como você, sobre menstruação ou qualquer outro assunto! Ah, tudo isso sem julgamentos, ok?
Além de toda a troca que você vai ter na comunidade, você ainda ganha recompensas!🏆
Juntas somos mais fortes. 🌸

Vem conversar com a gente!

Que tal trocar uma ideia com a nossa comunidade? Deixe seus comentários e bora aprender juntas!

Comentários

Cadastre-se para comentar e participar!