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Como aliviar o inchaço menstrual

24 de jul de 2023
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Descubra estratégias eficazes para aliviar o inchaço menstrual através de dicas práticas que ajudam a reduzir o desconforto e promovem o bem-estar na menstruação

Se você costuma ficar atenta às mudanças que ocorrem no seu corpo com a proximidade da menstruação, é bem provável que alguma vez já tenha percebido um certo inchaço, especialmente abdominal. Pois é, o inchaço menstrual é um dos incômodos que esse período pode trazer pra gente.

 

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Mas a boa notícia é que é possível aliviar o inchaço de menstruação. Bora saber como resolver essa questão!

 

Entendendo o inchaço durante o período menstrual

Se você ficar atenta ao seu calendário menstrual – você já usa essa ferramenta maravilhosa, né? – vai perceber que o inchaço costuma dar as caras já na fase lútea, que é aquela logo após o nosso período fértil. É nela que o corpo se prepara para a menstruação e, por isso, alguns sintomas da TPM chegam com tudo. 

 

Principais causas do inchaço de menstruação

Nos dias pré-menstruais, há uma queda nos níveis de progesterona, o que faz com que haja uma descamação da parede do útero (o endométrio), que é o que resulta no sangramento menstrual.

 

Um dos efeitos dessas mudanças hormonais, além da menstruação, é que as células do corpo ficam inchadas, uma vez que há mais retenção de água e sal, e por isso há essa sensação de inchaço.

 

Como diminuir o inchaço menstrual

Para reduzir o inchaço, o caminho é fazer com que o corpo deixe de reter tanto líquido. E, para isso, algumas mudanças no seu estilo de vida podem ser necessárias. Mas, nada radical, pode ficar tranks!

 

 
  • Menos sal! O sódio presente no sal colabora para o aumento da água retida pelo corpo. A Organização Mundial da Saúde recomenda um consumo máximo de 2.000 mg (2g) de sódio por pessoa ao dia, o que equivale a 5g de sal.

  • Mais potássio! Esse mineral diminui os níveis de sódio e ainda aumenta a produção de urina, o que colabora para a redução do inchaço. Por isso, invista no consumo de folhas escuras, abacate, banana, tomate, batata doce, entre outros.

  • Beba muita água! Manter-se hidratada é essencial para um bom funcionamento do organismo como um todo e, evita, inclusive, a retenção de sódio.

  • Evite carboidratos refinados! Sabemos como são tentadores alimentos feitos com farinha branca e açúcares processados. Mas eles aumentam o nível de insulina no sangue, o que faz com que os rins retenham mais sódio.

  • Exercite-se regularmente! Sempre se fala que a prática regular de atividades físicas é uma grande aliada para combater os sintomas da TPM. Portanto, movimente-se!

 

 

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O inchaço menstrual não deve atrapalhar o seu dia a dia. Se você perceber que esse sintoma está afetando a sua vida, fale com o seu médico, tá?

 

Tati Barros

Jornalista mineira, com mais de dez anos de experiência. É criadora e apresentadora do podcast Solteira Profissional, que aborda o universo de relacionamentos e sexualidade. Produz conteúdos para diversos veículos e formatos, com foco, especialmente, nas editorias de saúde, bem-estar e comportamento. Tem um grande interesse em pautas feministas e sempre está envolvida com essa temática.


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