Malhar a ppk: 3 exercícios para incontinência urinária
13 de set de 2021

Malhar a ppk: 3 exercícios para incontinência urinária

Os exercícios pélvicos para escape de xixi são supersimples de fazer e ninguém vai notar que você está 'se exercitando'

Ter escape de xixi não é uma exclusividade das mulheres mais velhas. Muitas experimentam esse acontecimento ao longo da vida, e, em alguns casos pode ser um aviso para a necessidade de fortalecer o seu assoalho pélvico. Exercícios para incontinência urinária, ou escape de xixi, são um forte aliado nessa hora!

Mas o que é o assoalho pélvico?  


O assoalho pélvico é a base do tronco, um conjunto de músculos em forma de uma rede que sustenta e suspende órgãos internos como o útero, bexiga, ovários e intestino. No caso dos homens, sustenta também a próstata – porque todo mundo tem assoalho pélvico e precisa fortalecê-lo, e não só as mulheres.

 

Exercícios pélvicos para incontinência urinária são supersimples de fazer

Separamos aqui três exercícios para escape de xixi que são indicados por fisioterapeutas pélvicos para você treinar em casa. Assim como malhar qualquer músculo do corpo, é a constância que vai fazer a diferença. Repita diversas vezes por dia, porque o melhor de tudo é que ninguém nem vai notar que você está malhando uma região tão importante.

 

Contrair e relaxar

A ideia aqui é fazer o simples exercício de contrair e relaxar os músculos da região pélvica. Faça o mesmo movimento que você faz para segurar o xixi, e se ajudar, acompanhe com a respiração: inspire enquanto vai prendendo, sinta contrair e subir um pouco os músculos. Solte quando soltar o ar. Pode começar fazendo cinco vezes, depois passa para dez, pelo menos duas vezes ao dia.

 

Contrair, segurar e relaxar

Quando você se acostumar a fazer o exercício anterior, pode começar a treinar segurar a contração. Primeiro conte até 5 antes de relaxar. Depois, tente aumentar para 7, para 10 e 15. Faça também dez séries de contração, segurar e relaxamento, duas vezes ao dia. Com o tempo fica muito mais fácil!


Praticar no banheiro

Outro exercício é tão prático que você só precisa lembrar na hora de fazer xixi! Exercite liberar e cortar o fluxo de urina algumas vezes enquanto faz xixi. Esse movimento ajuda a fortalecer a musculatura do assoalho pélvico e previne novos vazamentos ao longo do tempo.

 

Que tal colocar em prática esses exercícios pélvicos para escape de xixi? 

 

 

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