Ilustração de mulher com pele clara, cabelos escuros, vestindo rosa envolta no símbolo de combate ao câncer de mama

O que é Outubro Rosa e por que você deveria estar por dentro disso

11 de out de 2023
comentários

Você sabe o que é Outubro Rosa? Te explicaremos como surgiu essa data e de qual maneira prevenir o câncer de mama. Clique e saiba mais!

Cada mês do ano é marcado por uma cor, que representa uma importante campanha de conscientização para a sociedade. E um dos mais populares é o Outubro Rosa que, em 2023, completa 15 anos de realização no país. Você está por dentro sobre tudo relativo à “debutante” deste ano?

 

Ilustração de mulher com cabelos escuros, sem rosto, e flores coloridas ao redor

 

O que é Outubro Rosa

Outubro Rosa é uma data, celebrada anualmente, com o grande objetivo de promover a conscientização sobre o câncer de mama. Além da divulgação de informações sobre a prevenção da doença, a campanha ainda oferece maior acesso aos serviços de diagnóstico, como a mamografia, e de tratamento, o que é essencial para reduzir os índices da mortalidade desse tipo de câncer - o segundo mais incidente no Brasil.

  

Para você ter uma ideia, segundo o INCA (Instituto Nacional do Câncer), são esperados 704 mil casos novos de câncer no Brasil para cada ano do triênio 2023-2025. A taxa de incidência do câncer de mama feminino é de 10,5%. Portanto, há previsão de que, até 2025, surjam 74 mil novos casos de câncer de mama em mulheres.

 

Como surgiu o Outubro Rosa 

Outubro Rosa é um movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama, criado no início da década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure. 

 

Na época, a instituição distribuiu laços cor-de-rosa para os participantes da primeira Corrida pela Cura, que é realizada todos os anos, desde 1990. Após isso, o laço passou a ser distribuído em outros eventos, e outras ações passaram a ser promovidas para prevenir o câncer de mama. 

 

Você já deve ter reparado que, durante o mês de outubro, monumentos públicos são iluminados na cor rosa, em todo o mundo, como um reforço da mensagem que a campanha transmite.

 

Outubro Rosa no Brasil

No Brasil, a primeira ação que envolveu o uso de iluminação rosa como referência ao Outubro Rosa aconteceu no monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista (o Obelisco do Ibirapuera), na cidade de São Paulo, em 2002.

 

Mas foi em outubro de 2008 que o movimento realmente ganhou força em todo o país, quando diversas entidades relacionadas ao câncer de mama iluminaram de rosa monumentos e prédios em suas respectivas cidades. Até mesmo o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, ganhou a iluminação, algo que se repetiu algumas outras vezes.

 

E para quem acha que esse tipo de campanha não causa impacto, olha só essa: de acordo com o Ministério da Saúde, em 2020, o número de mamografias realizadas no país aumentou em 37%

 

Por isso sempre falamos aqui sobre como informação é a melhor forma de acabar com estigmas e, claro, promover conscientização!

 

Como prevenir o câncer de mama

Algumas práticas podem colaborar para reduzir o risco de a mulher desenvolver câncer de mama. São elas:

 

  • Alimentação saudável;

  • Prática regular de atividades físicas;

  • Manter a gordura corporal adequada;

  • Evitar ou reduzir o consumo de bebidas alcoólicas;

  • Amamentar também é um fator protetor.

 

Vale ressaltar que toda mulher a partir dos 40 anos deve realizar o exame clínico das mamas anualmente. E aquelas que têm entre 50 e 69 anos devem fazer pelo menos uma mamografia a cada dois anos, conforme orientações do Ministério da Saúde. Então, já sabe: lembre a sua mãe, tia e avó desse importante cuidado com a saúde, hein? E quando chegar sua vez de fazer esses exames, não vacila 😉

 

Tati Barros

Jornalista mineira, com mais de dez anos de experiência. É criadora e apresentadora do podcast Solteira Profissional, que aborda o universo de relacionamentos e sexualidade. Produz conteúdos para diversos veículos e formatos, com foco, especialmente, nas editorias de saúde, bem-estar e comportamento. Tem um grande interesse em pautas feministas e sempre está envolvida com essa temática.


Ficou com dúvidas? Kira Responde
Vem fazer parte da Comunidade Intimus®!
Troque ideias sobre suas experiências, tire dúvidas e interaja com meninas e mulheres como você, sobre menstruação ou qualquer outro assunto! Ah, tudo isso sem julgamentos, ok?
Além de toda a troca que você vai ter na comunidade, você ainda ganha recompensas!🏆
Juntas somos mais fortes. 🌸

Conteúdos pra você

Vem conversar com a gente!

Que tal trocar uma ideia com a nossa comunidade? Deixe seus comentários e bora aprender juntas!

Comentários

Cadastre-se para comentar e participar!