Como saber se é sangue na urina ou menstruação? Bora entender isso e tirar as dúvidas

Como saber se é sangue na urina ou menstruação? Bora entender isso e tirar as dúvidas

22 de ago de 2022
comentários

Sangue na urina, o que pode ser? A gente te conta

A mulher menstruada pode notar um pouco de sangue quando faz xixi e tá tudo certo. Mas e quando o sangue na urina aparece fora do período menstrual? Será que é motivo para pânico? Vamos te explicar o que sangue na urina pode ser.

 

Como saber se é sangue na urina ou menstruação? Bora entender isso e tirar as dúvidas

 

Se você notar sangue no xixi e não estiver menstruada, calma, não precisa surtar. Mas também não vai deixar pra lá, fingindo que nada aconteceu. Há muitas possíveis razões para o sangramento e nem todas são doenças. Só o médico poderá dizer. Por isso, é fundamental marcar uma consulta com o ginecologista. Combinado?

Mas como saber se é sangue na urina ou menstruação?

Bom, o primeiro passo é entender o próprio corpo. A ppk tem duas "entradas": a menorzinha é chamada de uretra e é por ela que sai o xixi. A maior, localizada abaixa da uretra, é a vagina, por onde sai o sangue menstrual.

 

Durante a menstruação, o sangue menstrual que fica na ppk durante o dia pode acabar se misturando com o xixi. Faz parte, né? Ninguém lava a ppk várias vezes por dia e um pouquinho de sangue acaba acumulando ali.

 

De toda forma, é bem legal saber como lavar a ppk e dar uma caprichada durante o período menstrual, pra se sentir mais fresquinha e confortável.

 

Durante a menstruação, é quase impossível diferenciar o sangue menstrual do sangue provocado por outras causas. Mas fora desse período, o sangramento pode ter outras causas. Veja quais são elas:

Sangue na urina: o que pode ser?

O sangue na urina que não vem da menstruação é chamado de hematúria. A Sociedade Brasileira de Nefrologia explica que a condição acontece quando há uma eliminação anormal de células do sangue, chamada de hemácias, pelo xixi. Quando isso acontece, ele fica avermelhado ou mais escuro.

 

A hematúria pode ser provocada por uma série de condições, como:

-       Infecções urinárias

-       Pedras no rim

-       Alterações na bexiga

-       Anemia

-       Câncer

 

Essa listinha parece meio assustadora, né? Mas fique tranquila, pois na maioria dos casos não é nada grave. De toda forma, procurar o ginecologista é superimportante, tá? 😉

 

Praticar exercícios físicos em excesso antes de fazer um exame de urina – quando a gente faz xixi no potinho – pode resultar em um pouquinho de sangue na amostra. Fazer sexo também pode fazer a ppk sangrar pelo rompimento de algum vasinho. Se isso acontecer, não precisa ficar assustada. Mas faça os exames ginecológicos de rotina para garantir que tudo está em ordem.

Sangue na urina pode ser gravidez?

A gestação em si não causa sangue no xixi. Se você acha que está grávida e notou outros sintomas de gestação, como náuseas, sensibilidade nos seios e atraso na menstruação, faça o bom e velho teste de gravidez de farmácia, um exame de sangue, ou vá ao ginecologista.

Se você já está grávida, é importante procurar o médico o quanto antes quando notar o sangue no xixi, beleza? Pode ser que você esteja com uma infecção urinária ou outro problema de saúde. De toda forma, é preciso tratar logo pelo seu bem e do bebê.

Como saber se é sangue na urina ou menstruação? Bora entender isso e tirar as dúvidas

 

Dor no baixo ventre e sangue na urina: pode ser cistite!

Se o xixi com sangue vem acompanhado de outros sintomas, como a dor no baixo ventre, alerta redobrado. Em muitos casos, a culpada é a infecção urinária. Se você nunca teve uma, considere-se com sorte, porque a condição é comum entre mulheres. Geralmente, a infecção urinária também provoca ardência e dor ao fazer xixi, assim como vontade de ir ao banheiro o tempo todo.

 

Então, já sabe: notou sangue no xixi e não está menstruada? Melhor procurar o médico.

Ficou com dúvidas? Kira Responde

Vem conversar com a gente!

Que tal trocar uma ideia com a nossa comunidade? Deixe seus comentários e bora aprender juntas!

Comentários

Cadastre-se para comentar e participar!