implante-contraceptivo-1

Implante contraceptivo é mais uma opção para prevenir gravidez

22 de nov de 2022
comentários

Conheça esse método contraceptivo hormonal que é inserido no braço

Você já deve ter parado para pensar como é injusto o fato de a responsabilidade com a prevenção à gravidez indesejada ficar tão concentrada nas mulheres, não é mesmo? É claro que camisinha é a palavra de ordem pra gente e também pro boy, mas quando o assunto é o reforço de métodos contraceptivos, pelo menos por enquanto não tem jeito, fica com a gente mesmo essa questão. E estamos aqui para falar de mais uma opção, talvez menos conhecida, o implante contraceptivo.

 

implante-contraceptivo-2

 

Aliás, a notícia boa disso tudo é que existe uma variedade de opções de métodos contraceptivos para escolhermos. Já falamos sobre alguns deles, como a própria camisinha, a pílula anticoncepcional e o DIU. Agora, nosso papo da vez é sobre um método que tem ganhado popularidade no país: o implante contraceptivo.

 

O que é o chamado anticoncepcional implante?

O implante contraceptivo é um método em que hormônios anticoncepcionais são inseridos dentro de um pequeno tubo de silicone de 4 cm de comprimento e 2 mm de diâmetro para ser implantado no braço.

 

Com esse implante, o hormônio etonogestrel (parecido com a progesterona, mas produzido em laboratório) é liberado de forma regular por 3 anos na corrente sanguínea da mulher, o que impede a gravidez. 

 

Essa variação hormonal causa, ainda, o espessamento da parede uterina. A consequência disso é impedir a passagem dos espermatozoides até as tubas uterinas.

 

Implante contraceptivo: valor

O que deve ser considerado antes de investir neste método contraceptivo?

 
  • Ao trocar a pílula anticoncepcional pelo implante contraceptivo, a inserção deve acontecer dentro de sete dias após a última pílula tomada;

  • Em mulheres que não usam hormônios, o implante deve ser inserido preferencialmente dentro de cinco dias a partir do início da menstruação;

  • O implante tem duração de 3 anos e, por isso, é preciso se informar com o médico sobre possível efeitos colaterais, caso haja desejo de remoção precoce;

  • O uso do implante pode causar efeitos colaterais como cefaleia, ganho de peso, acne, dor nas mamas, sangramento menstrual, dor abdominal, inflamação ou infecção no local dos implantes, entre outros;

  • O valor do implante contraceptivo pode variar entre R$ 900 e R$ 4.000. Em contrapartida, é um investimento a ser feito uma vez a cada três anos.

 

 

Acima de qualquer coisa, é fundamental que se converse com a sua ginecologista para entender se essa é a melhor escolha de método contraceptivo para o seu perfil e necessidades.

 

implante-contraceptivo-3

 

Implante contraceptivo: SUS

Na cidade de São Paulo, a rede SUS oferece a inserção do implante contraceptivo para mulheres em situação de rua, usuárias de drogas e adolescentes em alta vulnerabilidade social que estão em idade reprodutiva.

 

No entanto, outros grupos de vulnerabilidades poderão ser avaliados individualmente por uma equipe multiprofissional, de acordo com os critérios para uso contraceptivo da Organização Mundial da Saúde (OMS).

 

Não se esqueça de que esse método não promove proteção contra doenças sexualmente transmissíveis e, por isso, a camisinha continua sendo a sua maior aliada na hora da relação sexual. 

 

Tati Barros

Jornalista mineira, com mais de dez anos de experiência. É criadora e apresentadora do podcast Solteira Profissional, que aborda o universo de relacionamentos e sexualidade. Produz conteúdos para diversos veículos e formatos, com foco, especialmente, nas editorias de saúde, bem-estar e comportamento. Tem um grande interesse em pautas feministas e sempre está envolvida com essa temática.

 

 


Ficou com dúvidas? Kira Responde

Vem conversar com a gente!

Que tal trocar uma ideia com a nossa comunidade? Deixe seus comentários e bora aprender juntas!

Comentários

Cadastre-se para comentar e participar!