fazer-xixi-depois-da-relacao-evita-infeccao-urinaria-1

4 dicas de como evitar infecção urinária

2 de mar de 2023
comentários

Será que é verdade que fazer xixi depois da relação sexual evita infecção urinária? Separamos dicas para evitar esse tipo de infecção. Vem entender isso!

Ardência na hora de fazer xixi, dor no abdômen e vontade de urinar o tempo inteiro. Esses sintomas podem ser sinais que o seu corpo dá para um problema chamado infecção urinária. Você sabe como evitar infecção urinária?

 

Essa é uma doença que acontece no sistema urinário e é causada por microrganismos (como bactérias ou fungos).

 

fazer-xixi-depois-da-relacao-evita-infeccao-urinaria-2

 

Embora possa atingir tanto homens quanto mulheres, estudos mostram que a ocorrência é mesmo maior entre as pessoas do sexo feminino. Para se ter uma ideia, mais de 50% das mulheres apresentarão um episódio de infecção do trato urinário durante a vida, até 15% delas desenvolvem infecções do trato urinário a cada ano e pelo menos 25% terão uma ou mais recorrências.

 

Dicas de como evitar infecção urinária

Há algumas atitudes que podem ser adotadas no dia a dia para evitar a ocorrência da infecção urinária. Confira 4 delas:

 

1. Beber água

Beber água, definitivamente, é a resposta para a prevenção de muitos dos problemas que surgem no nosso corpo. E isso faz ainda mais sentido quando falamos do trato urinário. Ao hidratar-se, você ajuda o organismo a expulsar bactérias e impurezas que podem estar presentes na bexiga e na uretra. 

 

2. Boa higiene

Após urinar, atenção à limpeza: sempre faça o movimento da vulva em direção ao ânus, e não o contrário. Isso evita que as bactérias do ânus cheguem até o canal vaginal. É muito importante, ainda, garantir a higiene das suas roupas íntimas. Use sempre peças limpas e secas, e evite o uso de calcinhas muito apertadas, uma vez que elas retêm calor e umidade, o que favorece a proliferação de bactérias. 

 

fazer-xixi-depois-da-relacao-evita-infeccao-urinaria-3

 

3. Não segure o xixi

Você tem a mania de segurar o xixi por muito tempo? Esse hábito também pode ser um fator que causa infecção. Portanto, se surgir aquela vontade de ir ao banheiro, vá o quanto antes.

 

4. Sexo e infecção urinária

 

Segundo a dra. Rebeca Gerhardt, como durante o sexo existe muita troca de fluidos e fricção na região íntima, pode acontecer de microrganismos que são da vagina, da boca e do ânus irem parar no sistema urinário. A dra. Rebeca ressalta que, por isso, é muito importante usar camisinha em todas as relações sexuais – mesmo quando for só sexo oral – e também fazer xixi depois do sexo. Mesmo se só sair um pinguinho, isso já ajuda a limpar o seu canal urinário de alguma coisa que possa ter entrado ali.

 

Tati Barros

Jornalista mineira, com mais de dez anos de experiência. É criadora e apresentadora do podcast Solteira Profissional, que aborda o universo de relacionamentos e sexualidade. Produz conteúdos para diversos veículos e formatos, com foco, especialmente, nas editorias de saúde, bem-estar e comportamento. Tem um grande interesse em pautas feministas e sempre está envolvida com essa temática.


Ficou com dúvidas? Kira Responde
Vem fazer parte da Comunidade Intimus®!
Troque ideias sobre suas experiências, tire dúvidas e interaja com meninas e mulheres como você, sobre menstruação ou qualquer outro assunto! Ah, tudo isso sem julgamentos, ok?
Além de toda a troca que você vai ter na comunidade, você ainda ganha recompensas!🏆
Juntas somos mais fortes. 🌸

Vem conversar com a gente!

Que tal trocar uma ideia com a nossa comunidade? Deixe seus comentários e bora aprender juntas!

Comentários

Cadastre-se para comentar e participar!