exame-de-urina-menstruada-1

Pode fazer exame de urina menstruada?

2 de fev de 2023
comentários

Será que pode fazer exame de urina menstruada? Será que dá para usar absorvente interno na hora do teste? A gente te conta!

O exame de urina é um dos mais solicitados pelos médicos. Quem nunca fez um na vida, né? Ele é usado para diagnosticar problemas recorrentes entre muitas mulheres, como a infecção urinária, e muitas outras condições de saúde. Mas será que pode fazer exame de urina menstruada?

 

exame-de-urina-menstruada-2


Menstruação pode interferir nos exames?

Bom, vamos começar relembrando a anatomia das pessoas com ppk 😉A vulva é a parte externa da região íntima. Ela é formada pelos lábios, o clitóris e basicamente tudo que a gente enxerga. Se você pegar um espelhinho e olhar com mais atenção, vai perceber que existem dois buraquinhos: um deles é bem pequeno. Chamado de uretra, é por onde sai o xixi. O outro é maior, por onde sai o sangue da menstruação. Essa abertura maior é a vagina.

 

A ginecologista Rebeca Gerhardt explica que, apesar de o xixi e o sangue de menstruação saírem por duas aberturas diferentes, não é indicado fazer exame de urina menstruada

 

Afinal, os dois buraquinhos ficam bem próximos um do outro e a ppk pode ficar com um pouquinho de sangue. Por isso, a menstruação pode contaminar a amostra e interferir na análise química da urina.

Estou menstruada. Posso fazer exame de urina?

A dra. Rebeca diz que sim, a mulher pode fazer exame de urina menstruada, mas não é o ideal "O ideal é que não se faça sangrando, a não ser em casos urgentes", diz.

 

Como fazer exame de urina menstruada pode alterar o resultado, o ideal é não fazer o teste enquanto estiver menstruada. Mas se for preciso, você tem a opção de usar um absorvente interno.

 

Já que o xixi sai pela uretra e o sangue menstrual sai pela vagina, usar um absorvente interno durante o exame não vai impedir o xixi de sair. Além disso, pode impedir que o sangue contamine a amostra de urina, o que pode gerar resultados mais precisos.

 

O exame de urina pode ajudar a identificar infecções urinárias, pedras nos rins e a presença de microrganismos nocivos, como bactérias e vírus que não deveriam estar ali. 

 

exame-de-urina-menstruada-3

 

Por isso, se você estiver menstruada e precisar coletar o xixi, avise o profissional de saúde que estiver te ajudando ou recomendando o exame. Ele poderá indicar fazê-lo em outro dia ou pode pedir que você use o absorvente interno se for urgente.

 

Se for a sua primeira vez usando esse tipo de absorvente, vale pedi ajuda. Não há vergonha nenhuma nisso 😊

 

Em último caso, se você não puder usar o absorvente interno e for uma situação de emergência, o xixi pode ser coletado mesmo assim – mas sempre avise o médico ou enfermeiro, tá?

 

 

Camila Luz 

Jornalista formada pela Cásper Líbero, estudou Mídias Internacionais na Université Paris 8 e é mestre em Jornalismo e Direitos Humanos, com especialização em Diplomacia, pela Sciences Po Paris. Escreve sobre saúde, ciência e tecnologia desde 2016, com maior dedicação à saúde da mulher. Também é consultora em comunicação para organizações internacionais. Vive em Washington D.C. (EUA) e é fã assídua dos livros da Elena Ferrante.

 

Dra. Rebeca Gerhardt

Ginecologista e obstetra formada pela Universidade Estadual de Londrina – sua cidade natal – compartilha todo seu conhecimento médico com Kira e suas leitoras. Fala sem estigmas sobre saúde íntima, sexualidade, cuidados com a ppk e autoestima.


Ficou com dúvidas? Kira Responde
Vem fazer parte da Comunidade Intimus®!
Troque ideias sobre suas experiências, tire dúvidas e interaja com meninas e mulheres como você, sobre menstruação ou qualquer outro assunto! Ah, tudo isso sem julgamentos, ok?
Além de toda a troca que você vai ter na comunidade, você ainda ganha recompensas!🏆
Juntas somos mais fortes. 🌸

Vem conversar com a gente!

Que tal trocar uma ideia com a nossa comunidade? Deixe seus comentários e bora aprender juntas!

Comentários

Cadastre-se para comentar e participar!