Dor-nos-grandes-labios-na-menstruacao-e-normal-1

Dor nos grandes lábios na menstruação é normal?

24 de ago de 2022
comentários

Vem entender o que pode ser dor na vagina durante a menstruação

Ficar meio quieta e introspectiva durante o período menstrual é supernormal. O que não é muito normal é sentir dor nos grandes lábios na menstruação - esse, de fato, não é um sintoma muito comum. Então, quando aparece, é preciso marcar uma consulta com o ginecologista.

 

Dor-nos-grandes-labios-na-menstruacao-e-normal-2

 

Segundo a dra. Rebeca Gerhardt, a dor nos grandes lábios pode ser um indicativo de endometriose. A doença ocorre quando células do endométrio, o tecido que reveste o útero, "caem" nos ovários ou na cavidade abdominal. Em condições normais, essas células saem do corpo pela menstruação. Mas no caso da doença, elas se movimentam no sentido contrário, pra dentro do corpo, voltam a se multiplicar e a sangrar dentro da gente.

 

A endometriose pode ser bastante dolorida durante a menstruação, provocando dores intensas. “Toda dor cíclica chama atenção para endometriose”, diz a dra. Rebeca.

 

Por isso, se você tem muita cólica e também sofre com outras dores quando está menstruada, como a dor nos grandes lábios, tomar remédio e repousar não é suficiente – é preciso investigar a causa.

Dor nos grandes lábios na menstruação: o que provoca isso?

O útero e a região pélvica, onde fica a ppk, estão conectados por uma série de ligamentos. Muitas vezes, as cólicas de menstruação podem “refletir” e se manifestar na região externa – ou seja, nos grandes lábios. 

 

Portanto, a dor que você pensa ser na parte externa da ppk é, na verdade, provocada pelas cólicas uterinas. Deu um nó aí no seu cérebro? Pois é, o corpo pode ser bem curioso, né?

 

De toda forma, sentir dor nos grandes lábios não é normal. Não normalize o desconforto, nem no período menstrual! A dor que você está sentindo pode ter tratamento ou ao menos ser aliviada, então, busque ajuda.

 

Outras razões para a dor na vagina

Segundo a dra. Rebeca, a dor na vagina durante a menstruação também pode ser provocada por outras doenças pélvicas. “Não é um sintoma muito típico, por isso, exige atenção”, diz.

 

O Papanicolau é um dos exames que o ginecologista poderá fazer para investigar a causa. Na verdade, esse exame deve ser feito com regularidade durante toda a vida fértil da mulher. Ele pode ser feito no laboratório ou no consultório do ginecologista. Para fazer esse exame, a gente se deita naquela maca ginecológica e o profissional de saúde coleta um pouco de secreção vaginal de dentro da ppk. Esse exame não dói, mas pode ser um pouco incômodo para algumas mulheres.

 

Dor-nos-grandes-labios-na-menstruacao-e-normal-3

Para investigar melhor a dor na vagina, o ginecologista também pode pedir exames de imagem, como a ultrassonografia pélvica ou transvaginal. O médico, provavelmente, irá bater um papo com você sobre seus hábitos e sintomas para entender o seu contexto.

 

Então, já sabe: se a ppk estiver doendo, sinal de alerta. A vagina saudável não deve ser notada. Coceira, ardência e qualquer outro desconforto podem indicar problemas de saúde, por isso, sempre procure um médico.


Ficou com dúvidas? Kira Responde
Vem fazer parte da Comunidade Intimus®!
Troque ideias sobre suas experiências, tire dúvidas e interaja com meninas e mulheres como você, sobre menstruação ou qualquer outro assunto! Ah, tudo isso sem julgamentos, ok?
Além de toda a troca que você vai ter na comunidade, você ainda ganha recompensas!🏆
Juntas somos mais fortes. 🌸

Vem conversar com a gente!

Que tal trocar uma ideia com a nossa comunidade? Deixe seus comentários e bora aprender juntas!

Comentários

Cadastre-se para comentar e participar!