Ilustração de mulher com cabelos compridos

Como aliviar ardência nas partes íntimas de forma natural

15 de jan de 2024
comentários

Te mostraremos como aliviar ardência nas partes íntimas de forma natural. Vem saber mais sobre o assunto!

Mulheres de todas as idades estão sujeitas a sofrer com problemas vaginais, em qualquer momento de suas vidas. A razão disso é que essa região é mais suscetível a infecções do que outras partes do nosso corpo.

 

Entre os sintomas que podem se manifestar quando algo não está bem é a ardência na área genital feminina. Vamos falar sobre o que causa esse quadro e como tratá-lo. 

 

Ilustração de mulher com avental, estetoscópio e prancheta

 

Causas da ardência na área genital feminina

Vamos considerar neste artigo a ardência da vagina que não tem relação com o trato urinário, tá? Essa pode ter relação com infecção urinária, tema de outro artigo. 

 

A dra. Rebeca Gerhardt explica que a ardência da vulva e da vagina costuma ter relação com a candidíase, que é uma infecção causada pelo fungo cândida. 

 

No entanto, há, ainda, casos de herpes genital, uma infecção sexualmente transmissível (IST), que também tem a ardência na vagina com um dos sintomas. 

 

A ginecologista explica que é preciso entender qual é a causa desse incômodo, e isso é possível por meio de uma conversa e do exame físico. Esse diagnóstico preciso é muito importante, uma vez que cada caso pede um tratamento específico e bem diferentes entre si.

 

É preciso também considerar possíveis alergias que uma pessoa pode ter, já que “há peles mais frágeis do que outras e que podem ter reações que a maioria não apresenta”, como ao uso de:

 

  • Sabonetes e perfumes íntimos;

  • Absorventes;

  • Outros produtos para menstruação ou higiene. 

 

Afinal, o que é bom para ardência na parte íntima

Alguns hábitos podem ajudar a evitar a ardência nas partes íntimas, como:

 

 

Como aliviar ardência nas partes íntimas naturalmente

A dra. Rebeca alerta que não é recomendada de forma alguma a automedicação, mesmo que sejam utilizados produtos naturais: “É fundamental que o especialista entenda o tipo de ardência, o que está provocando o quadro. Não dá para afirmar que é algo que vai aliviar sozinho, uma vez que pode ser uma infecção que exige tratamento com medicamentos, por exemplo.”

 

O que você pode fazer em casa é praticar a observação: veja como seu corpo reage aos produtos que usa e evite aquilo que causa qualquer tipo de reação. Mas nunca deixe de se consultar com o médico. Fique ligada! 😉

 

Tati Barros

Jornalista mineira, com mais de dez anos de experiência. É criadora e apresentadora do podcast Solteira Profissional, que aborda o universo de relacionamentos e sexualidade. Produz conteúdos para diversos veículos e formatos, com foco, especialmente, nas editorias de saúde, bem-estar e comportamento. Tem um grande interesse em pautas feministas e sempre está envolvida com essa temática.


Ficou com dúvidas? Kira Responde
Vem fazer parte da Comunidade Intimus®!
Troque ideias sobre suas experiências, tire dúvidas e interaja com meninas e mulheres como você, sobre menstruação ou qualquer outro assunto! Ah, tudo isso sem julgamentos, ok?
Além de toda a troca que você vai ter na comunidade, você ainda ganha recompensas!🏆
Juntas somos mais fortes. 🌸

Conteúdos pra você

Vem conversar com a gente!

Que tal trocar uma ideia com a nossa comunidade? Deixe seus comentários e bora aprender juntas!

Comentários

Cadastre-se para comentar e participar!