tpm-durante-a-menstrucao-1

TPM durante a menstruação ninguém quer, mas pode rolar. Vem entender

7 de set de 2022
comentários

A TPM durante a menstruação é, na verdade, super comum e natural! Vem entender o papel dos hormônios nessa história

A tensão pré-menstrual pode provocar sintomas físicos e emocionais bastante conhecidos, como dor de cabeça, choro sem motivo e irritabilidade. Por isso, quando a menstruação desce, dá até um alívio. Pelo menos a TPM acabou, né? Bom, nem sempre. A TPM durante a menstruação pode acontecer e existe uma explicação bem simples para esse fenômeno do corpo feminino. 

 

tpm-durante-a-menstrucao-2

 

Segundo a dra. Rebeca Gerhardt, os sintomas típicos do período de TPM são provocados pela oscilação dos hormônios, que acontece durante todo o ciclo menstrual. Antes de menstruar, os níveis de estrogênio (um desses hormônios) estão bem baixos – e é isso que provoca irritação, tristeza e outras sensações que podem ser incômodas. 

 

Quando a menstruação desce, os níveis de estrogênio voltam a subir. Mas isso nem sempre acontece assim de uma hora para a outra. “O ciclo menstrual não é uma porta que abre e fecha. É contínuo e muitas vezes as mudanças acontecem em paralelo”, diz a ginecologista. 

 

A dra. Rebeca explica que, muitas vezes, a subida dos níveis de estrogênio ainda está ocorrendo, devagarzinho, quando o sangue menstrual desce. Por isso, é possível continuar sentindo os sintomas emocionais e físicos da TPM durante a menstruação.

  

TPM durante a menstruação é um problema? 

A TPM durante a menstruação é natural e, portanto, não há motivo para preocupação. “Tem que se autorizar a sentir e se acolher”, diz a dra. Rebeca.

  

E não é apenas durante a TPM ou a menstruação que podem surgir sinais de que o ciclo menstrual está seguindo o seu curso natural. A ovulação costuma ser um período de maior libido e bom humor, mas também pode provocar um pouco de dor abdominal e até pequenos sangramentos – fora o corrimento mais intenso (mas ainda aquele clarinho, sem cheiro, só que mais espesso). Porque você já sabe que se o corrimento ganhar cheiro ou trouxer coceira, aí é preciso investigar, certo?

  

Voltando aos sinais do ciclo menstrual, eles são resultado de um processo absolutamente natural, saudável e bonito de ver. O corpo é sábio e praticamente faz milagre, né? 

 

 

tpm-durante-a-menstrucao-3

 

De toda forma, se você tem sentido muito incômodo em algum período do ciclo menstrual, vale bater um papo com o médico. A partir da primeira menstruação, toda pessoa que menstrua deve ter um ginecologista para chamar de seu. As consultas devem ocorrer uma vez ao ano ou mais, caso necessário.

 

"É importante não estigmatizar o ciclo menstrual. E nem sempre tudo é culpa dele. Por isso, é importante se observar e procurar ajuda médica quando algo não estiver bem”, diz a ginecologista. Anotado? 😉

 

 

Camila Luz 

Jornalista formada pela Cásper Líbero, estudou Mídias Internacionais na Université Paris 8 e é mestre em Jornalismo e Direitos Humanos, com especialização em Diplomacia, pela Sciences Po Paris. Escreve sobre saúde, ciência e tecnologia desde 2016, com maior dedicação à saúde da mulher. Também é consultora em comunicação para organizações internacionais. Vive em Washington D.C. (EUA) e é fã assídua dos livros da Elena Ferrante.


Ficou com dúvidas? Kira Responde
Vem fazer parte da Comunidade Intimus®!
Troque ideias sobre suas experiências, tire dúvidas e interaja com meninas e mulheres como você, sobre menstruação ou qualquer outro assunto! Ah, tudo isso sem julgamentos, ok?
Além de toda a troca que você vai ter na comunidade, você ainda ganha recompensas!🏆
Juntas somos mais fortes. 🌸

Vem conversar com a gente!

Que tal trocar uma ideia com a nossa comunidade? Deixe seus comentários e bora aprender juntas!

Comentários

Cadastre-se para comentar e participar!