fases-da-lua-e-a-menstruacao-1-V2

Fases da lua e menstruação: é mito ou há uma relação?

4 de mai de 2022
comentários

Tem estudo sobre isso, sabia? Vejas as evidências contra e a favor da teoria que as fases da lua influenciam na menstruação

Muito se especula a respeito da relação entre fases da lua e menstruação ao longo dos séculos. Mito ou verdade, o fato é que muitos estudos científicos já investigaram essa possibilidade. Vamos entender as conclusões dessas pesquisas?

 

fases-da-lua-e-a-menstruacao-2-V2 

 

A Fundação Abrinq pelos Direitos das Crianças e dos Adolescentes publicou uma cartilha sobre saúde da mulher e lá traz estudos que mostram que a maioria das mulheres ovula na lua cheia e menstrua na lua nova. Você tinha ideia disso?

 

A lua cheia também seria responsável por iniciar trabalhos de parto nas mulheres grávidas - algo que você talvez já tenha ouvido de uma pessoa mais velha – “semana que vem vira a lua, será que nasce?"

 

Bora ver se a sua menstruação anda "alinhada" com o ciclo lunar? Acesse a sua calculadora menstrual e dê uma olhada na data da sua última menstruação. Você pode descobrir que menstruou em outro período do mês, como na lua minguante – e tá tudo certo. Sem pânico, tá? 😅 Se esse for o seu caso, você não está sozinha – tem muita mulher que não menstrua sempre na lua nova, claro, e também existem estudos que já foram feitos e não encontraram relação entre as fases da lua e o ciclo menstrual. Como você pode ver, não é uma ciência exata 🤷🏽‍♀️

 

Mas, voltando aos estudos que encontraram relação entre a menstruação e as fases da lua, vamos às evidências.

 

Menstruação e as fases da lua
Antes, uma explicação importante 😉 A lua está muito distante da Terra: 384.403 quilômetros! Mas a sua influência em acontecimentos terrenos não é puro misticismo. Sabe-se que o ciclo lunar, que dura 29 dias, influencia as marés em função do campo gravitacional que exerce em nosso planeta – e se você quiser se aprofundar nesse assunto, tem um artigo publicado pela Universidade Federal do Rio Grade do Sul que explica bem esse lance.

 

Como a duração do ciclo lunar é semelhante à do ciclo menstrual regular mais comum - aquele que funciona como um reloginho e dura 28 ou 29 dias - cientistas começaram a explorar a hipótese de haver uma relação entre fases da lua e menstruação.

 

Tem um estudo, de 1986 e feito em Hong Kong, na Ásia, que concluiu que, sim, existe essa relação entre fases da lua e menstruação. Os pesquisadores observaram os ciclos menstruais de 826 mulheres (!) e descobriram que 28,3% delas menstruavam sempre na lua nova – mulheres reloginho 😉. Sendo assim, elas ovulavam sempre na lua cheia. Um ano depois, um outro estudo, este feito nos Estados Unidos, chegou a conclusões semelhantes.

 

Mas nem todas as pesquisas caminharam na mesma direção. Algumas, mais recentes, não encontraram evidências de uma relação entre menstruação e as fases da lua.

 

Foi o caso de um estudo feito com 74 mulheres ao longo de um ano em 2013 e de outro de 2016 que analisou 7,5 milhões ciclos menstruais 😱.

 

Mas por que as evidências do passado são tão diferentes das mais recentes? É um estudo fresquinho, de 2021, que nos dá uma pista. Os pesquisadores concluíram que os ciclos menstruais de mulheres com duração superior a 27 dias estavam sincronizados com as fases da lua. Só que, conforme envelheciam ou eram constantemente expostas à luz artificial, as mulheres viam seus ciclos menstruais encurtarem e perderem essa sincronia.

 

A hipótese dos pesquisadores é que no passado, o comportamento reprodutivo humano era sincronizado com a lua. Mas o estilo de vida moderno teria alterado tanto o nosso comportamento que também mudou a fisiologia dos nossos corpos.

 

Saúde menstrual: a sua está em dia?
As fases da lua podem ou não ter influência sobre a menstruação. Só que, independentemente disso, é importante você observar o seu ciclo menstrual, marcando o primeiro dia de cada ciclo na sua calculadora Kira. Se notou que a coisa bagunçou demais e o ciclo está muito desregulado, é importante consultar o ginecologista para entender se tudo vai bem.

 

O acompanhamento ginecológico é fundamental para que a gente se sinta bem e esteja saudável sempre. Menstruar é natural, saudável e nunca é motivo de vergonha. Mas os sintomas que acompanham a menstruação podem ser incômodos e nos dão pistas sobre o funcionamento do nosso organismo. O profissional de saúde poderá ajudá-la a lidar com eles se necessário e a manter a sua saúde menstrual em dia.

 

Agora, bora conversar? Você já observou se o teu ciclo menstrual e o ciclo da lua andam de mãos dadas? Conta aqui pra gente!


Ficou com dúvidas? Kira Responde

Vem conversar com a gente!

Que tal trocar uma ideia com a nossa comunidade? Deixe seus comentários e bora aprender juntas!

Comentários

Cadastre-se para comentar e participar!