menstruacao
Dicas para a menstruação não vazar
20 de jan de 2022

Dicas para a menstruação não vazar

Kira

Vem ver o que fazer para a menstruação não vazar

Ninguém merece estar fora de casa e ter que lidar com a menstruação vazando. Por isso, chega de passar perrengue quando você está menstruada! Separamos as melhores dicas para a menstruação não vazar nas situações mais comuns que toda garota enfrenta. Aproveite para repassar para as amigas, vocês vão virar especialistas em o que fazer para a menstruação não vazar!

desenho de uma mão segurando um celular mostrando o calendário menstrual de Kira

 

1) Entenda seu ciclo menstrual

Acompanhe seu ciclo e coloque as principais informações dele no seu calendário menstrual. Fazer isso é importante pra você perceber seus padrões: Quando é o dia que a menstruação desce mais forte? É o primeiro? O segundo? Você tem sangramento de escape (aquelas gotinhas que ficam na calcinha) antes de começar a menstruar de fato? Ou tem escape mais para o final... e por quantos dias? Com o calendário menstrual você consegue reunir informações importantes para se planejar para o próximo ciclo e entender em quais dias há mais chance de ocorrer um vazamento.

2) Escolha o absorvente certo para cada momento

Agora que você já entende seu ciclo, pode pensar no absorvente que é bom pra cada momento dele. Nos dias de fluxo mais forte, invista em um absorvente de alta cobertura, mas que deixe sua ppk respirar, como o absorvente Intimus® Tripla Proteção - Extra Suave. Quando o ciclo já estiver no fim, pode optar por um absorvente interno menor, como o absorvente interno Intimus® - Mini, pra se sentir mais livre.

 

E, durante a noite, principalmente naquele dia de fluxo intenso, dê preferência para o absorvente Intimus® Noturno que tem um formato que "abraça" a calcinha, deixando o absorvente bem justinho – e você beeeem tranquila.

 

Você não precisa usar o mesmo absorvente durante o ciclo inteiro, e saber os dias em que a proteção precisa ser reforçada já ajuda nessa organização.

 

desenho de uma menina dançando com fones de ouvido

 

3) Pense nos seus diferentes contextos

Cada situação traz uma necessidade. Na escola, por exemplo, você sabe em quais dias vai ter educação física. Também já sabe que em dia de prova ir ao banheiro pode ficar um pouco mais complicado, demorado. Tem ainda aqueles dias que você faz aula de dança ou de natação.

 

Evitar vazamentos da menstruação também tem a ver com se preparar para o dia a dia, para a sua rotina.

 

Antes de sair de casa, dê uma olhada na sua bolsa ou mochila e veja quantos absorventes tem ali e para quais situações. Sempre tenha o suficiente pra se trocar até o final do dia – e depois de fazer essa conta, inclua mais um, pra garantir.

 

4) Troque o absorvente na hora certa

O recomendado para evitar vazamentos é trocar o absorvente a cada 4 horas, assim você se sente mais segura. Mas, se estiver em um dia de fluxo intenso, entenda a sua necessidade – não tem problema precisar trocar com mais frequência. Agora, se você perceber que não consegue passar nem 2 horas com o mesmo absorvente e já rola um vazamento, talvez seja o caso de optar por um mais reforçado e conversar sobre seu fluxo com o ginecologista.

 

No caso do absorvente interno, o ideal também é trocar a cada 4 horas, mas não tem problema se você precisar trocar antes disso, em menos tempo. O mais importante é observar bem seu corpo e entender o ritmo dele, pra que você se antecipe ao vazamento.

 

E não esqueça: o tempo máximo que você pode usar um absorvente interno é de 8 horas. Ficar esperta com a troca de absorventes é o melhor jeito de evitar que ele vaze e garantir que a saúde da ppk continue bem.

 

5) Coloque o absorvente do jeito certo

Isso significa que, no caso do absorvente externo, ele precisa estar bem fixado. Coloque ele bem no centro da calcinha, envolva ela com as abas do absorvente e dê uma pressionada leve no tecido para ter certeza de que ele está bem fixado, que a parte colante grudou ali e que as abas estão justas na calcinha.

 

Teste o encaixe do absorvente um pouco antes de sair do banheiro, se mexa um pouco, e veja se ele está protegendo tanto na frente quanto atrás – se estiver meio estranho ou "sambando", você vai sentir e pode ajustar.

 

Se estiver usando um absorvente interno, não esqueça de colocá-lo e empurrar até não sentir mais a presença dele. Assim você também evita que ele vaze durante as horas de uso.

5) Se precisar, use mais de uma proteção

Você pode usar um absorvente interno e reforçar a proteção com um protetor de calcinha, por exemplo. Naqueles dias de fluxo intenso – ou vestido branco –, usar a dupla proteção de absorvente interno + absorvente externo ou protetor diário pode ser um jeito de ter mais tranquilidade.

 

Entender seu corpo, seu fluxo e quais absorventes atendem melhor a sua necessidade faz toda a diferença. Quanto mais você se conhece, menos acidentes acontecem 😊


Vem conversar com a gente!

Que tal trocar uma ideia com a nossa comunidade? Deixe seus comentários e bora aprender juntas!

Comentários

Cadastre-se para comentar e participar!

Cadastrar-se