Desenho de mulher negra, usando calça vermleha e camiseta branca, sentada no chão com a cabeça cabisbaixa em direção ao joelho. Acima dela, desenho de cérebro roda com um raio branco. Flores ao redor do desenho

Dia da saúde mental: hábitos para manter o equilíbrio

9 de out de 2023
comentários

Te explicaremos quais sãos os principais hábitos para cuidar da sua saúde mental e por qual razão essa data é comemorada em outubro. Saiba mais!

Você sabia que quase um bilhão de pessoas têm algum tipo de transtorno mental? E, em um mundo em que a ansiedade tem sido considerada o “mal do século”, é mais do que urgente falar sobre a necessidade de se olhar para a nossa saúde mental. 

 

E é justamente para trazer um holofote para o cuidado com as emoções que foi criado o Dia Mundial da Saúde Mental. 

 

Ilustração de mulher com camiseta rosa e longos cabelos castanhos abraçando a si mesma. Há flores ao redor dela

  

Dia internacional da saúde mental

A Federação Mundial de Saúde Mental, em 1992, instituiu a data de 10 de outubro como o Dia Internacional da Saúde Mental. O objetivo é chamar a atenção de todo o mundo para a promoção da saúde mental, especialmente em adolescentes e jovens adultos. E sim: ainda há muito o que se falar sobre esse assunto

 

Ainda hoje, a depressão é cercada de estigmas e preconceitos que só trazem mais danos a quem sofre com a doença. E como não abordar de forma aberta uma condição que atinge, pelo menos, 12 milhões de pessoas no Brasil? Isso sem considerar aquelas que não buscam ajuda e, portanto, não têm o diagnóstico para, a partir disso, buscarem um tratamento. 

  

A importância da saúde mental 

A Organização Mundial de Saúde considera que a saúde mental é um estado de bem-estar mental que permite “às pessoas lidar com o stress da vida, realizar as suas capacidades, aprender bem, trabalhar bem, e contribuir para a sua comunidade”. 

  

E mais: para a OMS, a saúde mental é uma pauta tão fundamental que a considera crucial para o desenvolvimento pessoal, comunitário e socioeconômico e, portanto, trata-se de um direito humano básico. 

  

E quando falamos sobre saúde mental, isso vai muito além de não apresentar transtornos, como ansiedade e depressão, viu? Cada pessoa pode, por exemplo, apresentar um nível diferente de angústia, sofrimento ou dificuldade de interação social que a afeta. 

  

Como cuidar da saúde mental

Se você não sabe por onde começar o cuidado com a sua saúde mental, vamos dar algumas dicas que, se adotadas no dia a dia, podem trazer diversos benefícios para o seu bem-estar e qualidade de vida. Veja quais desses hábitos você já adota e quais podem entrar na sua rotina:

  

  • Adotar uma alimentação saudável, rica em nutrientes. A deficiência de alguns nutrientes, como o ferro ou vitaminas, pode impactar sensivelmente o nosso bem-estar;

  • Praticar alguma atividade física. Movimentar-se melhora a circulação sanguínea, o que promove a saúde cardiovascular, e libera endorfina e dopamina, conhecidas como os hormônios da felicidade;

  • Dormir bem. Um sono de qualidade regenera o nosso organismo e traz mais energia, disposição e bom humor.

  • Fazer terapia. Pode ser importante ter o acompanhamento de um psicólogo para te ajudar a identificar e a lidar com seus medos, anseios, inseguranças e dependências;

  • Meditar. A respiração adequada ajuda a promover um estado de relaxamento, especialmente importante naqueles momentos de maior estresse e ansiedade;

  • Cuidar das suas relações. Procure estar cercada apenas de pessoas que te tragam tranquilidade. Afaste-se daquelas que abalam a sua autoconfiança e te deixam para baixo. Não é simples, mas é importante identificar as relações que não te fazem bem.

  

Cuidar da saúde mental deve ser uma prioridade de vida, sempre! Não deixe a sua de lado! 

  

Tati Barros

Jornalista mineira, com mais de dez anos de experiência. É criadora e apresentadora do podcast Solteira Profissional, que aborda o universo de relacionamentos e sexualidade. Produz conteúdos para diversos veículos e formatos, com foco, especialmente, nas editorias de saúde, bem-estar e comportamento. Tem um grande interesse em pautas feministas e sempre está envolvida com essa temática. 


Ficou com dúvidas? Kira Responde

Conteúdos pra você

Vem conversar com a gente!

Que tal trocar uma ideia com a nossa comunidade? Deixe seus comentários e bora aprender juntas!

Comentários

Cadastre-se para comentar e participar!