urina-solta-o-que-pode-ser-1

Urina solta, o que pode ser?

28 de out de 2022
comentários

Urina solta pode ser um problema de saúde, como a diabetes, um problema emocional ou até músculos fracos na região da ppk

Se você está com a urina solta, a ponto de não conseguir tocar a vida normalmente, é melhor ficar atenta. Em muitos casos, ir ao banheiro o tempo todo não é normal. Pode ser que você esteja precisando fortalecer os músculos da região da ppk, que esteja com uma infecção ou até com uma doença crônica.

urina-solta-o-que-pode-ser-2

 

Urina solta: o que pode ser? 

Abaixo, listamos o que causa urina solta:

 

  • Infecções e inflamações da ppk

Para as mulheres, pode até parecer óbvio, né? Quando dá vontade de fazer xixi o tempo todo, além de ardência e dor ao urinar, é batata: só pode ser uma infecção urinária.

 

 

As infecções urinárias comuns podem evoluir para infecções nos rins e, aí, o atendimento médico precisa ser imediato mesmo. Nesses casos, as bactérias que estavam na uretra ou na bexiga viajam até um ou ambos os rins. A condição é um pouco mais séria pois, se não tratada, pode danificar os rins ou até provocar uma infecção generalizada, caso as bactérias caiam na corrente sanguínea.

 

Por isso, mesmo se você estiver acostumada a ter infecções urinárias, já que elas podem ser muito frequentes em algumas mulheres, é sempre melhor ir ao médico quando notar os sintomas.

 

Às vezes, os sintomas clássicos podem ter uma outra causa: as vaginites, inflamações da vagina provocadas por bactérias, vírus ou fungos. A candidíase, causada por um fungo, é uma das causas mais comuns de inflamação na ppk. Algumas infecções sexualmente transmissíveis, como a tricomoníase, ou até mesmo desequilíbrios hormonais que ocorrem em algumas épocas da vida, como na menopausa, podem inflamar a região íntima. 

 

  • Doenças crônicas

As doenças crônicas são aquelas que não têm cura e que exigem cuidados pelo resto da vida. Ou, então, que exigem tratamento a longo prazo. A diabetes é uma das principais quando se trata da vontade de fazer xixi o tempo todo. Ela é provocada pela produção insuficiente ou má absorção de insulina, um hormônio que regula a glicose no sangue e garante energia para o corpo. A vontade de fazer xixi o tempo todo é um dos principais sintoma - inclusive durante a noite. A vontade é tão intensa que é preciso levantar várias vezes, interrompendo a qualidade do sono, para ir ao banheiro. A diabetes também costuma provocar bastante sede, então vale ficar atenta aos sinais e, se for o caso, procurar um médico.

 

  • Enfraquecimento dos músculos da ppk

A ppk está localizada no assoalho pélvico, uma região do corpo onde ficam os órgãos reprodutivos, como o útero, e também do trato urinário, como a bexiga. Com o envelhecimento, essa região se enfraquece, como acontece com qualquer músculo do corpo. Aí, fica mais difícil segurar o xixi e, às vezes, podem rolar uns escapes. 

 

Às vezes, os escapes de xixi podem até provocar um xixi na cama. Segundo a Sociedade Brasileira de Urologia, as mulheres mais velhas, as gestantes e as que acabaram de ter bebê estão mais sujeitas. Inclusive, muitas mulheres grávidas se perguntam se contração dá vontade de ir ao banheiro. A resposta é sim, o trabalho de parto pode dar vontade tanto de fazer xixi, quanto de fazer cocô. 

 

Além disso, quando a gravidez está bem avançada, o bebê literalmente pressiona a bexiga, e aí que ela fica solta mesmo! Nessas horas, o protetor diário pode ser seu melhor amigo. E existe um protetor especial pensado especialmente para os escapes de xixi, seja pelo motivo que for!  

 

A ideia é evitar passar o dia com a calcinha molhada pelas gotinhas, pois nem sempre dá para ficar trocando o tempo todo, né? 

 

O protetor diário Intimus® 2em1 oferece proteção contra escapes de xixi e tecnologia de controle de odores pra garantir um cuidado completo para a sua zona íntima.  Já no período menstrual, a melhor opção é o absorvente Intimus® 2em1, que conta com uma dupla proteção que absorve instantaneamente a menstruação e escapes de xixi leves e moderados.

 

  • Saúde mental

Você já sentiu vontade de ir ao banheiro antes de uma prova ou de uma entrevista de emprego? O nervosismo e a ansiedade podem provocar sintomas físicos, entre eles, vontade de fazer xixi o tempo todo ou até um intestino solto de vez em quando. 

 

Uma pesquisa feita pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) concluiu que transtornos de saúde mental como a ansiedade e depressão podem até provocar a bexiga hiperativa, um problema relativamente comum, provocado pela redução da capacidade da bexiga de armazenar xixi. É como se houvesse menos espaço, ou se você perdesse a capacidade de controlar. Aí, o xixi precisa sair com mais frequência.

 

urina-solta-o-que-pode-ser-3

 

O que fazer quando se está com a urina solta? 

Se notar que está com a urina solta, a primeira coisa a fazer é ir ao médico. Dependendo dos sintomas, você pode ir a um médico geral ou ao ginecologista. De toda forma, é fundamental não se automedicar - apenas o profissional de saúde poderá recomendar o tratamento adequado. 

 

Se você está com incontinência urinária, que é o nome "correto" dos escapes de xixi, ter um absorvente próprio para isso à mão sempre ajuda. Outra coisa que você pode fazer é malhar a ppk, isso mesmo! Os exercícios para incontinência ajudam a fortalecer a musculatura e a prevenir que esses escapes aconteçam o tempo todo. 

 

 

Camila Luz 

Jornalista formada pela Cásper Líbero, estudou Mídias Internacionais na Université Paris 8 e é mestre em Jornalismo e Direitos Humanos, com especialização em Diplomacia, pela Sciences Po Paris. Escreve sobre saúde, ciência e tecnologia desde 2016, com maior dedicação à saúde da mulher. Também é consultora em comunicação para organizações internacionais. Vive em Washington D.C. (EUA) e é fã assídua dos livros da Elena Ferrante.


Ficou com dúvidas? Kira Responde
Vem fazer parte da Comunidade Intimus®!
Troque ideias sobre suas experiências, tire dúvidas e interaja com meninas e mulheres como você, sobre menstruação ou qualquer outro assunto! Ah, tudo isso sem julgamentos, ok?
Além de toda a troca que você vai ter na comunidade, você ainda ganha recompensas!🏆
Juntas somos mais fortes. 🌸

Vem conversar com a gente!

Que tal trocar uma ideia com a nossa comunidade? Deixe seus comentários e bora aprender juntas!

Comentários

Cadastre-se para comentar e participar!