saude-feminina-e-calendario-menstrual-1

Como os dados do calendário menstrual ajudam na saúde feminina

12 de abr de 2023
comentários

Será que você conhece a importância da saúde feminina? Te mostraremos como os dados do calendário menstrual podem te ajudar nisso. Vamos lá saber mais!

Aumento da libido no período fértil; cansaço e inchaço pós-ovulação; mudanças de humor no período pré-menstrual. Cada fase do nosso ciclo promove sintomas em nosso corpo devido às alterações hormonais, tudo sempre voltado para a reprodução. E isso tem tudo a ver com a saúde feminina. 

 

saude-feminina-e-calendario-menstrual-2

 

Acompanhar os períodos do ciclo menstrual é importante não apenas para saber quando você irá menstruar e garantir que terá um absorvente na bolsa para não passar aperto. Vai muito além disso. É sobre identificar o que o seu corpo está passando, saber a melhor forma de lidar com cada uma dessas fases e o principal: ter conhecimento suficiente para identificar rapidamente quando algo fugir do seu normal. 

 

A saúde feminina

Se o corpo humano por si só já é complexo, quando se trata do corpo feminino então... Um organismo que é preparado para gerar outra vida não pode ser simples, né? Por isso mesmo é tão fundamental acompanhar dia após dia a saúde feminina.

 

E para ajudar nisso, um grande aliado é o calendário menstrual. Já tem o seu?

 

Como usar os dados do calendário menstrual

Kira tem um calendário menstrual completo para você ter sempre em mãos todas as informações que precisa sobre o funcionamento do seu corpo em todo o ciclo menstrual. O melhor? É bem simples de usá-lo! Veja só:

 

Ao fazer o seu cadastro, você deve inserir algumas informações, como:

 

  • Faça o cadastro. Para isso, coloque o seu e-mail e crie uma senha;

  • Insira a data da sua última menstruação;

  • Informe também quantos dias mais ou menos dura sua menstruação;

  • Preencha, dentre as opções fornecidas, qual é a intensidade do seu fluxo;

  • Insira qual é a duração do ciclo;

 

 

Com tudo isso feito, é só começar a acompanhar as possíveis datas das próximas ovulações e menstruações, além de saber quais são as suas chances de engravidar ao longo do mês. 

 

E não para por aí: você pode deixar registrado todos os sintomas do seu ciclo (até mesmo emocionais). O app também conta com um FAQ, o Chame a Kira, com respostas para dúvidas frequentes respondidas por especialistas.

 

Os benefícios do calendário menstrual

Cada organismo funciona de uma forma e no seu ritmo. Com o calendário menstrual você pode identificar quais padrões o seu possui, como, por exemplo, a duração do ciclo.

 

Além disso, como se sabe, é possível engravidar não apenas no dia da ovulação, como também até dois dias antes e depois. Portanto, para evitar surpresinhas, nada melhor do que se manter atenta a isso, concorda?

 

E já que estamos falando em período fértil, a libido também tem tudo a ver com isso. Aproveite o calendário para registrar as variações da sua libido e suas atividades sexuais ao longo do ciclo, para, mais uma vez, determinar padrões. 

 

saude-feminina-e-calendario-menstrual-3

 

Por fim, as informações que o calendário registra podem ser um bom indicador de como está a sua saúde íntima feminina e a sua saúde em geral. Você vai ter uma ideia mais clara se tudo está funcionando normalmente. 

 

Está convencida da relevância desse aplicativo para a sua vida e a saúde da mulher? Então faça agora o seu cadastro direitinho e consulte sempre o seu calendário menstrual!

 

Tati Barros

Jornalista mineira, com mais de dez anos de experiência. É criadora e apresentadora do podcast Solteira Profissional, que aborda o universo de relacionamentos e sexualidade. Produz conteúdos para diversos veículos e formatos, com foco, especialmente, nas editorias de saúde, bem-estar e comportamento. Tem um grande interesse em pautas feministas e sempre está envolvida com essa temática.


Ficou com dúvidas? Kira Responde

Vem conversar com a gente!

Que tal trocar uma ideia com a nossa comunidade? Deixe seus comentários e bora aprender juntas!

Comentários

Cadastre-se para comentar e participar!