Quem tem endometriose pode ter relação sexual?

Quem tem endometriose pode ter relação sexual?

22 de ago de 2022
comentários

Quem tem endometriose pode ter relação sexual, mas pode ser doloroso. Entenda a condição e veja dicas para lidar com ela

Na hora de transar, a gente deveria sentir só prazer. Quando rola dor ou desconforto, mau sinal, algo não está bem - física ou psicologicamente -, e o médico pode desconfiar de doenças como a endometriose, uma condição inflamatória que afeta uma a cada 10 brasileiras. Mas quem tem endometriose pode ter relação sexual?


Quem tem endometriose pode ter relação sexual?

 

Sexo e endometriose

A endometriose acontece quando células do endométrio, o tecido que reveste o útero, "caem" nos ovários ou na cavidade abdominal. Em condições normais, essas células deveriam sair do corpo pela menstruação. Mas no caso da doença, elas se movimentam no sentido contrário, pra dentro do corpo, voltam a se multiplicar e a sangrar dentro da gente. Parece dolorido, né? E é mesmo.

 

As mulheres que têm endometriose geralmente sofrem com muita dor na menstruação. Sangramentos intestinais e urinários também podem ocorrer, dependendo de onde estão os focos de endometriose no corpo – ou seja, onde foram parar as células que deveriam ter saído junto com a menstruação.

 

A endometriose em si não é um impedimento para o sexo. Só que sentir dor na relação sexual também é um dos sintomas da doença. Por isso, algumas mulheres podem sentir dificuldades para manter uma vida sexual saudável.

 

Endometriose e dor na relação: como lidar

Para se tornar prazeroso e confortável, o sexo com endometriose pode exigir muito carinho e compreensão. Primeiro, lembre-se do mantra: você não é obrigada a nada.

 

Se você está sentindo dor, converse com a pessoa com quem está se relacionando e busquem juntos outras formas de sentir prazer que sejam menos dolorosas pra você. Em paralelo, é importante consultar a ginecologista e buscar tratamento. Geralmente, os sintomas podem ser aliviados com o uso de contraceptivos hormonais – em alguns casos, pode ser indicado uma cirurgia para eliminar os focos de endometriose.

 

Na hora de transar, é importante caprichar nas preliminares para a ppk ficar bem lubrificada e a musculatura da vagina relaxada. Então, nada de apressar a penetração, beleza? Inclusive, penetração tá longe de ser a única forma de sentir prazer.

 

Quem tem endometriose pode ter relação sexual?

 

Outra dica é testar diferentes posições sexuais, porque algumas podem ser mais doloridas do que outras. A comunicação durante o sexo é fundamental: se sentir desconforto, peça para ir mais devagar, mudar de posição ou interromper mesmo. Não tem por que ter vergonha de falar sobre isso com o seu parceiro ou sua parceira.

 

Se você anda sentindo dor no sexo e está desconfiada de que algo não vai bem, consulte logo o ginecologista. Transar é pra ser gostoso, relaxante e deixar a gente feliz! 😉


Ficou com dúvidas? Kira Responde

Vem conversar com a gente!

Que tal trocar uma ideia com a nossa comunidade? Deixe seus comentários e bora aprender juntas!

Comentários

Cadastre-se para comentar e participar!