desenho de uma menina acordada deitada na cama bagunçada

O que a falta de sexo pode causar?

19 de mai de 2022
comentários

Quer saber se falta de sexo pode causar alguma coisa na sua ppk? Vem que a gente te conta

Perder a virgindade depois das amigas, transar com frequência ou dar um tempo de sexo são escolhas. E escolhas são individuais, cada um faz a sua! Ter uma vida sexual é saudável. Escolher outras formas de sentir prazer, também. Toda mulher é livre para decidir o que fazer com sua vida íntima.

Mas já passou por aí, pela sua cabeça, o que a falta de sexo pode causar?

 

Olha, falta de sexo pode, sim, causar atrofia vaginal. Vamos entender isso.

 

desenho de uma menina triste se abraçando

 

O que é atrofia vaginal

Os americanos fizeram um estudo e descobriram que não transar por longos períodos de tempo pode provocar atrofia vaginal.

 

Na atrofia vaginal, as paredes da ppk ficam mais finas, e isso pode causar ardência, coceira, dificuldade pra fazer xixi e dor durante o sexo. Geralmente, é uma situação que acontece em mulheres que estão entrando na menopausa, quando os níveis de estrogênio, um hormônio sexual, começam a cair. Na menopausa, a menstruação vai se tornando mais irregular, até que acaba pra sempre.

 

Ok, mas o que a atrofia vaginal tem a ver com sexo?

 

Quando a gente transa, sozinha ou acompanhada, a gente fica excitada, e com isso o fluxo de sangue na nossa região íntima aumenta. Além disso, durante o sexo, o cérebro lança estímulos que provocam adrenalina, um hormônio que causa a dilatação dos vasos sanguíneos na região genital e no clitóris, que é um grande responsável pelo prazer da mulher. Tudo isso junto com a lubrificação do canal vaginal.

 

Todo esse papo meio científico aí de cima descreve uma sensação de bem-estar e até de euforia que a gente tem quando transa. E, além de fazer a gente se sentir muito bem, a excitação e o orgasmo são saudáveis pra vagina justamente pelo aumento do fluxo sanguíneo, que fortalece as paredes vaginais.

 

O estudo dos americanos diz que sentir prazer pode ajudar a manter a vagina saudável. O fluxo sanguíneo oxigena a região e fortalece o tecido, evitando a atrofia vaginal.

 

desenho de uma menina com o cabelo voando, ao lado de umas plantas

 

Agora, não vai encanar com isso e achar que precisa estar sempre disposta pro sexo, beleza? Nem todo mundo tem vontade de transar. Tem fases da vida que a gente não tá super a fim de sair com alguém, fazer sexo e tals. Mas bora lembrar que a gente pode se dar prazer sozinha, e isso é muito bom e faz muito bem!

 

Assim como as relações sexuais com uma outra pessoa, a masturbação pode excitar e provocar orgasmos, deixando a ppk forte e saudável 😉

 

Sempre respeite as suas vontades e bora lembrar que sentir prazer não é motivo de vergonha, sozinha ou bem acompanhada. Sua ppk merece carinho e prazer!


Ficou com dúvidas? Kira Responde

Vem conversar com a gente!

Que tal trocar uma ideia com a nossa comunidade? Deixe seus comentários e bora aprender juntas!

Comentários

Cadastre-se para comentar e participar!