desenho de uma menina abraçando as pernas com interrogações ao seu redor

Sentir dor na relação sexual é normal?

13 de mai de 2022
comentários

A dor na relação sexual pode ser causada por problemas ginecológicos, como a endometriose, ou por fatores emocionais. Entenda

Algumas mulheres se queixam de dor na relação sexual. Para muitas, é uma situação passageira, mas para outras, não, e aí pode ser um problema mais grave que precisa ser investigado. De toda forma, o sexo não deveria ser uma experiência desconfortável e dolorida, e sim prazerosa. Quanto mais agradável, melhor!

 

desenho de um homem e uma mulher deitados na cama

 

No início da vida sexual, principalmente na primeira vez, a dor no ato sexual é, muitas vezes, vista como normal, quase como um rito de passagem. Mas essa dor vem principalmente do nervosismo e, na verdade, não precisa existir. Se você estiver relaxada e com bastante vontade, será gostoso. Pode acreditar 😉

 

Para quem sente dor na relação sexual, talvez seja preciso gastar mais tempo nas carícias e ir mais devagar. Pode ser uma primeira dica!

 

Agora, mesmo se você sentir dor na hora de transar, não sinta culpa ou vergonha, combinado? Converse com seu parceiro ou parceira e o seu ginecologista para entender se é apenas o seu nervosismo e falta de experiência que está causando dor na ppk ou se há alguma outra causa por trás do desconforto.

 

Causas de dor na relação sexual

A dor na relação sexual pode ser sinal de problemas físicos ou emocionais. Cistos no ovário e endometriose são duas condições ginecológicas que podem provocar dor na hora de transar.

 

O cisto ovariano é uma bolsa cheia de líquido que se forma dentro ou ao redor do ovário, podendo causar dores pélvicas e outros sintomas. Já a endometriose acontece quando pedaços do endométrio, a mucosa que reveste o interior do útero, se desenvolvem fora do útero. Um estudo brasileiro mostrou que 71% das mulheres com endometriose se queixam de algum tipo de dor na relação sexual. Mas sem pânico: as duas condições têm tratamento! Por isso, é fundamental consultar o ginecologista.

 

A dor no ato sexual também pode ser causada pela falta de desejo sexual ou de excitação. Nesses casos, é importante entender o que está causando o problema. Será uma baixa libido em consequência do uso de hormônios? Ou você simplesmente não está tão a fim da pessoa com quem está relacionando?

 

desenho de uma menina saindo do banho, se secando na toalha

Onde se sente a dor na relação sexual?

Você pode sentir dor na vulva, na área ao redor da abertura da vagina ou dentro dela. A parte de baixo das costas, a região pélvica, útero ou bexiga também podem doer em alguns casos. Saber identificar onde está a dor pode ser importante para ajudar o médico a identificar qual é o problema.

 

Se você sentir uma dor intensa na vagina, é importante procurar o médico logo para identificar uma possível infecção urinária. A dispareunia, uma doença mais comum entre mulheres mais velhas, também pode ser uma das causas. Ela pode ser provocada tanto por mudanças hormonais típicas da menopausa, quanto por problemas emocionais, como ansiedade e depressão.

 

Se você já descartou qualquer problema de saúde e continua sentindo dor no ato sexual, converse com a pessoa com quem está se relacionando e busquem juntos algumas soluções. Usar lubrificantes vaginais, caprichar nas preliminares e tentar técnicas de relaxamento como uma massagem à luz de velas pode ajudar. O grande segredo é estar relaxada e com vontade. Daí, é só aproveitar!

 

Quer compartilhar alguma dica pra deixar o clima mais legal na hora de transar? A gente adoraria ouvir 😉


Ficou com dúvidas? Kira Responde

Vem conversar com a gente!

Que tal trocar uma ideia com a nossa comunidade? Deixe seus comentários e bora aprender juntas!

Comentários

Cadastre-se para comentar e participar!