colpite-1

Colpite. Vem conhecer os sintomas e tratamentos possíveis

7 de mar de 2023
comentários

Será que você sabe o que é colpite? Te explicaremos sobre os sintomas e as possíveis formas de tratamentos. Bora conferir como a colpite é transmitida!

Uma ppk inflamada, que incomoda e com corrimento branco leitoso é sinal de problemas. O nome que se dá a essa doença íntima feminina é colpite, também conhecida como vaginite. Já ouviu falar nela?

 

colpite-2

 

O que é colpite

A colpite é qualquer inflamação da vulva, da vagina e do colo do útero provocada por bactérias, fungos ou protozoários, como indica a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia. Ficou confusa? Vamos relembrar o básico da anatomia feminina. 

 

Muita gente se refere à vagina para falar da vulva, a parte exterior da região íntima. Aquela que a gente enxerga mesmo, incluindo os lábios maiores, os lábios menores, a parte visível do clitóris e a entrada da vagina. A vagina é, portanto, a parte interna – aquela abertura que se conecta com o útero e por onde sai o sangue de menstruação

 

Já o colo do útero fica no final da vagina, é a parte "baixa" do útero. 

 

A colpite, portanto, é qualquer inflamação que afete uma dessas partes ou todas elas. É um sinônimo de vaginite, que também significa inflamação da região íntima pela infecção por um agente externo. 

 

Quais são os sintomas da colpite

Dependendo do microrganismo responsável pela inflamação da ppk, os sintomas da colpite podem variar um pouco. No entanto, a condição geralmente provoca alguns sinais clássicos, como um corrimento vaginal esbranquiçado, com aparência de leite. Ele pode ser meio fedido, principalmente depois de uma relação sexual.

 

A colpite também pode provocar incômodo na ppk, principalmente coceira, ardência e dor. 

 

Como identificar

É normal que a mulher tenha corrimento, especialmente durante o período fértil, quando estamos ovulando. Mas o corrimento considerado normal costuma ser um fluido claro, branco ou esbranquiçado, que não é tão espesso e não cheira mal. Se você notar que o corrimento aumentou de quantidade, está mais espesso e ainda por cima fedido, pode ser colpite. 

 

Lembre-se, também, de que uma ppk saudável não deve ser notada - ela deve ficar quietinha na calcinha, sem que você se dê conta de que ela existe. Qualquer sensação estranha e que incomode, como ardência ou coceira, é um sinal de alerta.


Formas de transmissão

A colpite pode ser transmitida pelo sexo desprotegido, ou seja, sem o uso de preservativo. As doenças que a gente pode contrair quando transa sem camisinha são chamadas de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), como a gonorreia e a clamídia, provocadas por bactérias.

 

Mas a ppk também pode inflamar quando ocorre um desequilíbrio da flora vaginal, o conjunto de microrganismos do bem que vivem em paz e harmonia, mantendo a região íntima saudável. 

 

colpite-3

 

Mas para que a flora vaginal esteja em equilíbrio, as condições devem estar ideais. Usar roupas muito apertadas, molhadas ou sintéticas, por exemplo, pode gerar um ambiente propício para a proliferação de fungos como o Candida albicans, que provoca a candidíase. Essa infecção é comum: cerca de 75% das mulheres a enfrentam ao menos uma vez na vida!

  

Bom, e qual o tratamento para a colpite? Tudo depende da sua causa. A inflamação na ppk pode ser tratada com o uso de medicamentos como os antibióticos, por exemplo. O importante é procurar um ginecologista assim que você notar os sintomas. 

 

 

Camila Luz 

Jornalista formada pela Cásper Líbero, estudou Mídias Internacionais na Université Paris 8 e é mestre em Jornalismo e Direitos Humanos, com especialização em Diplomacia, pela Sciences Po Paris. Escreve sobre saúde, ciência e tecnologia desde 2016, com maior dedicação à saúde da mulher. Também é consultora em comunicação para organizações internacionais. Vive em Washington D.C. (EUA) e é fã assídua dos livros da Elena Ferrante.

 

 


Ficou com dúvidas? Kira Responde
Vem fazer parte da Comunidade Intimus®!
Troque ideias sobre suas experiências, tire dúvidas e interaja com meninas e mulheres como você, sobre menstruação ou qualquer outro assunto! Ah, tudo isso sem julgamentos, ok?
Além de toda a troca que você vai ter na comunidade, você ainda ganha recompensas!🏆
Juntas somos mais fortes. 🌸

Vem conversar com a gente!

Que tal trocar uma ideia com a nossa comunidade? Deixe seus comentários e bora aprender juntas!

Comentários

Cadastre-se para comentar e participar!