Ilustração de útero

Camadas do útero: vem entender melhor o órgão reprodutor feminino

10 de jan de 2024
comentários

Você sabe quais são as camadas do útero? Te explicaremos o que ocorre com os tecidos do órgão reprodutor feminino durante o ciclo menstrual. Bora lá!

Se existe um órgão que costuma representar o corpo feminino é o útero. Afinal de contas, se historicamente, fomos destinadas à missão única da gestação, a sua funcionalidade é o que nos definia (não mais, graças às deusas do feminismo!). Mas será que conhecemos tão bem esse órgão reprodutor feminino? Você sabia, por exemplo, que existem camadas do útero?

 

Ilustração da região pélvica feminina com ícone de coração

 

O que é útero

O útero é um órgão exclusivo das pessoas que foram designadas como mulheres ao nascer. Com um formato de pêra invertida e tamanho próximo a um punho fechado, é onde um óvulo fertilizado se implanta durante a gravidez e onde o feto se desenvolve até o parto

 

Ao se preparar para a fecundação, as paredes internas do útero são reforçadas com um tecido chamado endométrio. Quando a gravidez não ocorre, esse revestimento é liberado em um processo conhecido como menstruação

 

O útero é composto por:

 

  • Fundo: que é a sua parte superior e mais larga, que se conecta às trompas de Falópio.

  • Corpus: que, como o nome sugere, é o corpo principal do órgão, onde o óvulo fertilizado se implanta durante a gravidez.

  • Istmo, que é a parte entre o corpo e o colo do útero. 

  • Colo do útero, que é a parte mais baixa do útero, fazendo a ligação entre o órgão e a vagina.

 

Quais são as camadas do útero

O útero é constituído por uma parede espessa, formada por três camadas. São elas:

 

  • Perimétrio: camada protetora mais externa.

  • Miométrio: camada intermediária altamente muscular, para possibilitar a sua expansão durante a gravidez. É essa parte que se contrai para empurrar o bebê para fora no parto vaginal.

  • Endométrio: camada interna ou revestimento do útero. Esta camada se reforça para receber o embrião e, quando não há a fecundação, é eliminada em forma de sangue menstrual.

 

Os tecidos do útero durante o ciclo menstrual

O nosso ciclo menstrual é composto por 28 dias em média, podendo variar de 24 a 35 dias. É nesse período que o nosso corpo se prepara para uma possível gravidez, todo mês

 

Durante esse ciclo, o revestimento do útero (endométrio) passa por várias alterações, ficando mais espesso e rico em sangue à medida que a gente se aproxima da ovulação

 

Quando ocorre a fecundação, o embrião é implantado no revestimento do útero, dando início à gravidez. Por outro lado, quando isso não ocorre, temos a menstruação.

 

Mesmo que engravidar não esteja em seus planos futuros, conhecer o funcionamento do sistema reprodutor feminino é, de muitas formas, conhecer a si mesma. Por isso, não deixe de sempre pesquisas sobre o seu corpo. Anotar todos os sintomas ao longo do ciclo no calendário menstrual ajuda nesse processo de autoconhecimento.

 

Kira está aqui para tirar todas as suas dúvidas! 😉

 

Tati Barros

Jornalista mineira, com mais de dez anos de experiência. É criadora e apresentadora do podcast Solteira Profissional, que aborda o universo de relacionamentos e sexualidade. Produz conteúdos para diversos veículos e formatos, com foco, especialmente, nas editorias de saúde, bem-estar e comportamento. Tem um grande interesse em pautas feministas e sempre está envolvida com essa temática.


Ficou com dúvidas? Kira Responde
Vem fazer parte da Comunidade Intimus®!
Troque ideias sobre suas experiências, tire dúvidas e interaja com meninas e mulheres como você, sobre menstruação ou qualquer outro assunto! Ah, tudo isso sem julgamentos, ok?
Além de toda a troca que você vai ter na comunidade, você ainda ganha recompensas!🏆
Juntas somos mais fortes. 🌸

Conteúdos pra você

Vem conversar com a gente!

Que tal trocar uma ideia com a nossa comunidade? Deixe seus comentários e bora aprender juntas!

Comentários

Cadastre-se para comentar e participar!