acne-hormonal-1

Acne hormonal é diferente da acne comum. Vem entender melhor

25 de out de 2022
comentários

Já ouviu falar na acne da mulher adulta? Saiba o que é e como tratá-la

Uma das coisas chatas que vêm com a puberdade é o surgimento das acnes. A gente sabe como elas podem ser incômodas e, até mesmo, abalar a autoestima. Só que isso é comum, já que nosso corpo está passando por um milhão de mudanças, com a produção de hormônios a mil. Mas temos uma notícia para você: espinha não é só coisa de adolescente!

 

acne-hormonal-2

 

É claro que, com o fim da adolescência, é esperado que as espinhas diminuam. Mas, isso não é necessariamente verdade. Você já ouviu falar da acne da mulher adulta?

 

Diferenças entre a acne normal e a acne hormonal

De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, a acne é uma doença de pele que acomete cerca de 80% dos adolescentes, entre os 11 e 20 anos de idade, e costuma se manifestar na chamada "zona T" da face (testa, nariz e queixo).

 

E, como você já pode imaginar, a produção dos hormônios sexuais é a principal responsável pelas alterações da pele, já que ela se torna oleosa e, com isso, surgem as espinhas. Essa é a considerada acne normal.

 

Há, ainda, situações que podem piorar a acne, como a utilização de medicamentos (anticonvulsivantes, corticosteroides, lítio, algumas pílulas anticoncepcionais, vitamina B12), anabolizantes e determinados cosméticos. 

 

Mas tem um outro tipo de acne que atinge até 50% das mulheres adultas entre 21 e 30 anos, e uma em cada quatro mulheres entre 31 e 40 anos. Nesses casos, ela é a causada por alguma alteração hormonal, como a síndrome dos ovários policísticos (SOP) e a sensibilidade aos hormônios masculinos (nesse caso, podem surgir pelos na face).

 

As espinhas hormonais aparecem na parte inferior do rosto, chamada de "zona U" (mandíbula, queixo e pescoço), no decote e na região superior das costas. Esses são importantes sinais para você saber se a acne é hormonal.

 

acne-hormonal-3

 

Acne hormonal: como tratar

O tratamento da acne pode ser feito de diferentes formas, com o uso de produtos tópicos (como sabonetes, pomadas, séruns e outros dermocosméticos próprios para esse tipo de ocorrência), medicamentos orais ou procedimentos como lasers.

 

Para que o médico defina qual é o melhor caminho para o seu caso, é necessário que faça uma análise do seu perfil hormonal, identificando, por exemplo, se possui SOP ou alguma doença endócrina associada ao aparecimento da acne. 

 

A acne hormonal, muitas vezes, exige um tratamento em conjunto entre o ginecologista e o dermatologista. Se as espinhas estiverem te incomodando, não hesite em marcar uma consulta, está bem? 

 

Tati Barros

Jornalista mineira, com mais de dez anos de experiência. É criadora e apresentadora do podcast Solteira Profissional, que aborda o universo de relacionamentos e sexualidade. Produz conteúdos para diversos veículos e formatos, com foco, especialmente, nas editorias de saúde, bem-estar e comportamento. Tem um grande interesse em pautas feministas e sempre está envolvida com essa temática.


Ficou com dúvidas? Kira Responde

Vem conversar com a gente!

Que tal trocar uma ideia com a nossa comunidade? Deixe seus comentários e bora aprender juntas!

Comentários

Cadastre-se para comentar e participar!