Ilustração de casal de homem e mulher de pele branca abraçados e com sorriso no rosto para artigo sobre positivismo sexual

Positivismo sexual anda em falta? Bora entender melhor esse conceito!

15 de mai de 2024
comentários

A positividade sexual está ligada a você e qualquer pessoa ter liberdade para viver a sexualidade da forma que desejar

Como você se sente em relação ao sexo? A confiança em si e no outro, a autoestima e o conforto com a situação são ingredientes indissociáveis para que a sexualidade seja vivenciada de forma leve e saudável. E tudo isso faz parte de uma expressão que tem sido abordada recentemente e que vamos nos aprofundar agora: o positivismo sexual.

 

LEIA TAMBÉM:

 

Casal de mulher negra e pessoa não-binária de pele branca. Estão lado a lado e sorrindo em artigo sobre positivismo sexual

 

Afinal, o que é positivismo sexual?

Como você já pode imaginar pelo nome, o positivismo sexual tem ligação direta com uma atitude positiva em relação ao sexo. Isso, entre tantas coisas, envolve respeito às preferências e práticas sexuais dos outros e, claro, encarar a vida sexual como algo natural da vida.

 

Ninguém é indiferente quando acontece uma conversa sobre sexo, né? Pode causar desconforto, desejo, vergonha, repulsa... mas ignorar por completo algo que faz parte da nossa natureza, de como viemos ao mundo, realmente não tem como. Então, nada melhor do que encará-lo com leveza e da forma mais positiva possível, concorda?


Educação sexual: por que é importante falar sobre sexo

Ainda hoje, sexo é um estigma na sociedade, nas mais diversas culturas. São muitos os fatores que levaram a isso e, por ser algo construído e até mesmo imposto ao longo de séculos, não é fácil ser completamente desconstruído. Mas não é algo impossível, ? E o principal caminho para isso é a educação sexual. 

 

Falar sobre sexo faz não apenas com que ele deixe de ocupar a prateleira de estigmas, como também é essencial para se adquirir consciência e responsabilidade para tudo o que o envolve, como prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e gravidez indesejada.

 

Não podemos deixar de citar, ainda, que a educação sexual nas escolas tem um papel determinante para o combate e a prevenção ao abuso sexual

 

Isso porquecrianças e adolescentes que conhecem seu corpo e sabem reconhecer quando sua privacidade é violada têm mais chances de relatar situações de abuso a um adulto de confiança”, como afirma a organização humanitária Plan International

 

Intimus®, aliás, tem um projeto em parceria com a Plan International.

 

Chamado Escola de Liderança para Meninas, busca capacitar jovens para enfrentarem adversidades e se fortalecerem. Isso acontece justamente por meio de capacitações em temas relacionados à igualdade de gênero, educação em saúde menstrual e sexual.

Atualmente, o projeto acontece nos estados do Maranhão, Piauí e Bahia, e conta com intervenções estruturais nas comunidades onde acontecem. 

 

Temas como educação sobre higiene menstrual, participação cidadã, empoderamento e protagonismo feminino asseguram que as meninas possam ir à escola, acessem uma educação inclusiva e de qualidade, livre do estigma da menstruação, alcançando seu máximo potencial.


O projeto ainda conta com doações de Intimus®: foram mais de 43 mil absorventes doados no ano de 2023. Desde 2020, mais de 568 mil vidas foram impactadas por esse projeto. 


Como a expressão sexual e a vida sexual são afetadas pela sexo-positividade

Não pense que o positivismo sexual é uma promoção do sexo, ? De forma alguma o foco é incentivar a prática. Cada um se relaciona de uma forma muito particular e, precisamos sempre lembrar, que existem as pessoas assexuais, para as quais a expressão sexual não tem esse protagonismo.

 

Na verdade, a positividade sexual está justamente ligada a você e qualquer pessoa ter liberdade para viver a sexualidade da forma que desejar, desde que com conhecimento e segurança. É muito mais sobre informação e diálogo do que a prática, entende?

 

Mas, claro, que quando você encara o sexo com mais naturalidade e de forma positiva, acaba adquirindo mais confiança e autoestima. Esses elementos acabam impactando a forma como você se expressa, como é percebida pelos outros e, consequentemente, como você se relaciona. 

 

Como posso ser uma pessoa sexualmente positiva

E se você está se perguntando de que forma pode aplicar o positivismo sexual na sua vida, veja só alguns direcionamentos recomendados pela Sociedade Internacional de Medicina Sexual:

 

  • Defenda a tolerância e a aceitação das vivências sexuais de todos, desde que consensuais e que não causem prejuízos aos outros.

  • Converse e faça questionamentos sobre sexo sem constrangimento.

  • Faça testes regulares para infecções sexualmente transmissíveis (IST) e não abra mão do uso de preservativos e outros métodos contraceptivos.

  • Não se sinta obrigada a fazer sexo e entenda que o consentimento mútuo é inegociável.

  • Defenda a educação sexual abrangente.

  • Aceite que está tudo bem não querer ter relações sexuais (o que vale para você e para a pessoa com quem se relaciona).

  • Lide com o sexo como uma parte saudável da vida adulta e saiba que está tudo bem gostar de falar sobre e praticá-lo. 

 

Por fim, nunca deixe que tentem te constranger ou te façam sentir vergonha por ser positiva sexualmente. 

 

Respeite os seus desejos e a sua personalidade sempre! 💜

  

Tati Barros

Jornalista mineira, com mais de dez anos de experiência. É criadora e apresentadora do podcast Solteira Profissional, que aborda o universo de relacionamentos e sexualidade. Produz conteúdos para diversos veículos e formatos, com foco, especialmente, nas editorias de saúde, bem-estar e comportamento. Tem um grande interesse em pautas feministas e sempre está envolvida com essa temática.


Ficou com dúvidas? Kira Responde
Vem fazer parte da Comunidade Intimus®!
Troque ideias sobre suas experiências, tire dúvidas e interaja com meninas e mulheres como você, sobre menstruação ou qualquer outro assunto! Ah, tudo isso sem julgamentos, ok?
Além de toda a troca que você vai ter na comunidade, você ainda ganha recompensas!🏆
Juntas somos mais fortes. 🌸

Conteúdos pra você

Vem conversar com a gente!

Que tal trocar uma ideia com a nossa comunidade? Deixe seus comentários e bora aprender juntas!

Comentários

Cadastre-se para comentar e participar!