desenho de menina se questionando

O que fazer para não sentir dor na primeira vez. É possível?

18 de ago de 2022
comentários

Vem ver nossas 'dicas de amiga' pra você pode ter uma experiência mais prazerosa na primeira transa

Se você já conversou com suas amigas sobre suas primeiras experiências sexuais, é bem provável que, pelo menos alguma delas, tenham relatado que doeu ou foi incômodo. Será que dá pra mudar isso? O que fazer para não sentir dor na primeira vez? Vem com a gente, temos algumas dicas para tornar esse momento mais prazeroso.

 

desenho de meninas conversando

 

Como não sentir dor na primeira vez

Pra maioria das pessoas, sexo é algo gostoso. Mas, pode sim acontecer de a gente sentir um pouco de dor, especialmente na primeira vez, e por vários fatores.

 

Para você ter uma ideia, um estudo feito na Grã Bretanha mostrou que quase 4 em cada 10 mulheres (pouco menos de 40%) e cerca de 1 em cada 4 homens (26,5%) sentiram que sua primeira experiência sexual não aconteceu "no momento certo". E, como você pode imaginar, a forma que a gente se sente nessa hora impacta na experiência como um todo, né? Aliás, isso vale pra tudo, e não só para o sexo.

 

Neste texto a gente reuniu umas dicas, bem de amiga mais experiente 😉, pra você perder a virgindade sem dor, ou pelo menos ir mais tranquila para a primeira transa. Mas olha só: não se esqueça de que cada pessoa é única e para cada uma, o sexo é diferente.

 

  1. Preliminares sem pressa

    A primeira vez é rodeada de expectativa e tensão e essas sensações, que são emocionais, acabam sendo passadas para o corpo também. Tá tudo ligado, né? Curtir as preliminares, que são aquelas carícias antes da penetração, é um jeito de relaxar, de se sentir mais confiante e, até mesmo, de lubrificar bem a ppk para o momento da penetração. E pode confiar: durante a sua vida sexual você vai aprender a valorizar essas carícias e, muitas vezes, pode ser a melhor parte do sexo, viu?

     

  2. Se toque!

    Quanto mais a gente conhece o nosso corpo, mais prazeroso fica o sexo. Por isso, a masturbação é tão importante, pra você conhecer cada vez mais os seus pontos de prazer. Um artigo médico publicado no Medical News Today mostrou que a masturbação também traz benefícios para a saúde sexual, inclusive para mulheres mais velhas, sendo os principais menos secura vaginal e diminuição da dor durante o sexo.

     

  3. Converse com sua médica

    Informação é poder e saúde! Antes de rolar a primeira vez, marque uma consulta com uma ginecologista para tirar suas dúvidas e, principalmente, saber tudo o que precisa para se proteger de infecções sexualmente transmissíveis e evitar uma gravidez indesejada. Ela poderá te ajudar a escolher o qual é o melhor método contraceptivo para o seu perfil, mas já podemos te adiantar aqui que você pode sempre (e deve) contar com a camisinha, beleza?

     

  4. Seja gentil com você mesma

    Pode ter certeza de uma coisa: ninguém sabe exatamente o que está fazendo na primeira vez. Aliás, não é assim com tudo na vida que é novidade pra gente? Então... não se cobre ter uma uma mega experiência, porque sexo é prática. E mais: nada de se comparar com certas performances que você pode ter visto em filmes. Sexo real não precisa ser performático, nem nada do tipo. Tire de você essas expectativas irreais. Sexo é sobre conexão e prazer!

     

    desenho de meninas abraçando

     

  5. Converse com seu parceiro ou sua parceira

Diálogo é tudo e melhor ainda é se sentir confortável com quem você vai vivenciar a primeira vez. Não se intimide: mostre suas vulnerabilidades e, também, mostre o que te dá mais prazer. Não gostou de algo? Fale também! Criar uma conexão e intimidade para além do físico faz total diferença! E se não se sentir confortável em qualquer momento, peça para parar! Respeite os seus limites.

 

Por fim, mas não menos importante: camisinha sempre! A sensação de estar segura contra infecções sexualmente transmissíveis e gravidez indesejada traz ainda mais tranquilidade para a primeira e todas as vezes seguintes! 😉

 

Você já passou pela primeira vez e tem uma dica bacana pra compartilhar? Ou já ouviu um conselho de uma amiga mais experiente que vale a pena passar adiante? Conta aqui nos comentários!

 

Tati Barros

Jornalista mineira, com mais de dez anos de experiência. É criadora e apresentadora do podcast Solteira Profissional, que aborda o universo de relacionamentos e sexualidade. Produz conteúdos para diversos veículos e formatos, com foco, especialmente, nas editorias de saúde, bem-estar e comportamento. Tem um grande interesse em pautas feministas e sempre está envolvida com essa temática.


Ficou com dúvidas? Kira Responde
Vem fazer parte da Comunidade Intimus®!
Troque ideias sobre suas experiências, tire dúvidas e interaja com meninas e mulheres como você, sobre menstruação ou qualquer outro assunto! Ah, tudo isso sem julgamentos, ok?
Além de toda a troca que você vai ter na comunidade, você ainda ganha recompensas!🏆
Juntas somos mais fortes. 🌸

Vem conversar com a gente!

Que tal trocar uma ideia com a nossa comunidade? Deixe seus comentários e bora aprender juntas!

Comentários

Cadastre-se para comentar e participar!