menstruacao-homem-trans-1

Homem trans pode menstruar?

5 de jun de 2023
comentários

Será que homens trans podem menstruar? Lidar com a menstruação não é somente para mulheres. Te contaremos como deixá-la mais inclusiva. Bora saber mais!

A transsexualidade ainda é uma pauta envolta de pouquíssima informação e, por consequência, muitos estigmas. Como estamos aqui para acabar com preconceitos que atrasam a nossa sociedade, é hora de bater um papo reto sobre esse tema. Por exemplo, você já se perguntou se homem trans pode menstruar?

 

menstruacao-homem-trans-2

 

Homens trans menstruam?

Talvez você não tenha percebido ainda, mas muitas vezes, quando falamos de menstruação aqui na nossa comunidade, optamos por usar a expressão “pessoas que menstruam”. E isso não é sem razão.

 

Com o pensamento na diversidade e na representatividade, essa expressão engloba não apenas mulheres cis (aquelas que se identificam com o sexo feminino, o mesmo que lhes foi designado ao nascer), como também homens trans, intersexuais e pessoas não-binárias. 

 

São muitas identificações para entender mesmo, mas por ora vamos explicar o que é um homem trans e como ocorre a menstruação para eles.

 

O que é ser um homem trans

Basicamente, homens transexuais são aqueles que foram designados como mulheres ao nascer, mas se identificam como homens

 

É comum (porém não uma regra, tá?) que homens trans passem a fazer uso de medicamentos de afirmação de gênero, incluindo a terapia hormonal com testosterona. Essas medicações podem causar diversos efeitos em todo o corpo, o que inclui a atrofia endometrial (interrupção da menstruação), desenvolvimento de pelos faciais e corporais num padrão masculino, além de favorecer a mudança na voz.

 

Transsexuais no Brasil

Cerca de 2% da população adulta brasileira em 2021, ou seja, 3 milhões de pessoas, se identificavam como transgêneros ou não binárias (que são aquelas não se percebem como pertencentes exclusivamente ao gênero feminino ou masculino).

 

Ao mesmo tempo, pelo 14º ano consecutivo, o Brasil é o país com mais mortes de pessoas trans e travestis no mundo. 

 

O Dossiê Assassinatos e Violências contra Travestis e Transexuais Brasileiras da Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra) revelou que, em 2022, 131 pessoas trans e travestis foram assassinadas no país. Outras 20 tiraram a própria vida em virtude de discriminação e do preconceito. 

 

Como ocorre a menstruação para homem trans?

É preciso ter em mente que, quando se trata de corpos, cada indivíduo se relaciona com o seu de uma forma única e particular. Quando envolve todo o espectro da sexualidade, isso é ainda mais intenso. 

 

homens trans que sentem aversão à genitália, assim como à menstruação. O sangue menstrual pode ser encarado com repugnância e vergonha social, sendo um lembrete de um corpo ou uma função corporal com a qual eles não se identificam. Nesses casos, tratamentos de interrupção do ciclo menstrual são uma alternativa muitas vezes procurada. 

 

Por outro lado, pode haver aqueles que não se incomodam com o funcionamento do organismo de corpos que possuem útero, o que inclui a menstruação. Por isso, dá para afirmar que há, sim, homens trans que menstruam. E está tudo certo!

 

menstruacao-homem-trans-3

 

Deixar a menstruação mais inclusiva

Uma vez que homens trans e não binários também menstruam, precisamos falar sobre como a menstruação e tudo o que a envolve (agendas, campanhas, produtos, publicidade...) devem também ser inclusivas. De novo, por isso, sempre é importante falar sobre corpos que menstruam e não apenas mulheres, tá?

 

Mas vai além disso. O acesso ao banheiro é, também, uma questão especialmente relevante para pessoas trans que menstruam e não binários. Uma pesquisa revelou que mais de 60% de seus 150 participantes, todos pertencentes à comunidade transgênero, sentem-se inseguros ou desconfortáveis ao usar um “banheiro masculino” durante suas menstruações. 

 

Como podemos ver, incluir homens trans na pauta da menstruação é muito mais que uma questão social, é uma pauta de saúde pública! 

 

 

Tati Barros

Jornalista mineira, com mais de dez anos de experiência. É criadora e apresentadora do podcast Solteira Profissional, que aborda o universo de relacionamentos e sexualidade. Produz conteúdos para diversos veículos e formatos, com foco, especialmente, nas editorias de saúde, bem-estar e comportamento. Tem um grande interesse em pautas feministas e sempre está envolvida com essa temática.


Ficou com dúvidas? Kira Responde
Vem fazer parte da Comunidade Intimus®!
Troque ideias sobre suas experiências, tire dúvidas e interaja com meninas e mulheres como você, sobre menstruação ou qualquer outro assunto! Ah, tudo isso sem julgamentos, ok?
Além de toda a troca que você vai ter na comunidade, você ainda ganha recompensas!🏆
Juntas somos mais fortes. 🌸

Vem conversar com a gente!

Que tal trocar uma ideia com a nossa comunidade? Deixe seus comentários e bora aprender juntas!

Comentários

Cadastre-se para comentar e participar!