o-que-e-fomo-1

Você tem a sensação de que está sempre por fora de alguma coisa? Vem saber o que é FOMO

17 de jan de 2023
comentários

Você sabe o significado da síndrome de FOMO? Nesse artigo mostramos o que é e quais podem ser os seus impactos no bem-estar e na saúde mental das pessoas

Vou começar este texto narrando uma situação bem comum: é final de semana, você ficou em casa por algum motivo e, enquanto assiste aos stories de conhecidos no Instagram tem a sensação de que todo mundo está se divertindo e somente você está deixando de viver.  Se identificou com esse cenário? Pois saiba que esse sentimento é tão comum que já até recebeu um nome específico: FOMO. E é sobre essa síndrome que vamos falar.

 

o-que-e-fomo-2

 

O que é FOMO?

FOMO é uma sigla para "Fear of missing out" ou, em português, “medo de ficar de fora”. Segundo o dicionário Cambridge, a expressão representa uma “sensação de preocupação de que você pode perder eventos emocionantes aos quais outras pessoas estão indo, especialmente causada por coisas que você vê nas redes sociais”. Uma síndrome do nosso tempo 😐

 

Alguns dos sintomas comuns da síndrome FOMO são:

 
  • ficar muito tempo nas redes sociais;

  • usar excessivamente o celular, inclusive durante atividades cotidianas;

  • ter dificuldade em viver o momento e ficar focado no que quer publicar nas redes;

  • conferir insistentemente se tem novas notificações no celular; e

  • aceitar convites para todas as festas e eventos por medo de se sentir excluído.

 

 

Quais são os efeitos da síndrome de FOMO

Embora seja algo cada vez mais comum, esse é um assunto que precisa ser encarado com seriedade, pois pode gerar graves consequências para a saúde mental.

 

Ao alimentar esse sentimento de que a vida do outro é muito mais interessante e divertida do que a sua, a autoestima pode sofrer grandes abalos. Mas não só isso. Se os sintomas que listamos acima não forem controlados, a FOMO pode desencadear quadros de ansiedade e, até mesmo, depressão.

 

A importância da saúde mental

Muito se fala sobre saúde mental no Setembro Amarelo, mas esse é um tema que deve ser debatido diariamente em todas as esferas da sociedade, sem qualquer tipo de estigma ou preconceito.

 

Por isso, ao perceber que esses sentimentos de exclusão, frustração e tristeza estão mais recorrentes (ou se vir alguém próximo assim), não deixe de procurar a ajuda de um profissional. 

 

o-que-e-fomo-3

 

Esse é um problema que, com o acompanhamento certo, pode ser superado e assim, você recuperará sua qualidade de vida e bem-estar.

 

E lembre-se: o que vemos nas redes sociais dificilmente representa a realidade. Cada um quer mostrar o melhor de si e da sua vida, e aqueles 30 segundos de um story são apenas um recorte que as pessoas escolhem compartilhar. Há muito mais por trás de um clique!

 

Tati Barros

Jornalista mineira, com mais de dez anos de experiência. É criadora e apresentadora do podcast Solteira Profissional, que aborda o universo de relacionamentos e sexualidade. Produz conteúdos para diversos veículos e formatos, com foco, especialmente, nas editorias de saúde, bem-estar e comportamento. Tem um grande interesse em pautas feministas e sempre está envolvida com essa temática.

 


Ficou com dúvidas? Kira Responde
Vem fazer parte da Comunidade Intimus®!
Troque ideias sobre suas experiências, tire dúvidas e interaja com meninas e mulheres como você, sobre menstruação ou qualquer outro assunto! Ah, tudo isso sem julgamentos, ok?
Além de toda a troca que você vai ter na comunidade, você ainda ganha recompensas!🏆
Juntas somos mais fortes. 🌸

Vem conversar com a gente!

Que tal trocar uma ideia com a nossa comunidade? Deixe seus comentários e bora aprender juntas!

Comentários

Cadastre-se para comentar e participar!